sábado, 28 de abril de 2012

 FESTIVAL DE SARDINHA NA
 PRAIA DOS CAVALEIROS É A 
GRANDE ATRAÇÃO


Esta nova edição dos restaurantes do Polo Gastronômico dos Cavaleiros participam com diferentes pratos. A sardinha é tema do festival promovido pelo Polo Ga s t r o n ômi c o Praia dos Cavaleiros, em Macaé. O evento começou nesta quinta-feira, dia 26, com a participação de 12 restaurantes que fazem parte do polo e trazem diversas novidades em pratos feitos com este tipo de pescado. O Festival da Sardinha acontece até domingo, dia 29, com os cardápios servidos nos próprios restaurantes participantes, dentro do horário de funcionamento de cada um deles. O evento é promovido em parceria com o Convention Visitors Bureau. Durante o festival, cada restaurante fará um prato especial com sardinha, com o custo de R$ 15.

 Para enriquecer o festival, Renato Martins, que é proprietário de três restaurantes do Polo Gastronomico, criou uma receita com o pescado para cada um de seus restaurantes, além da tradicional sardinha frita. Segundo ele, os pratos serão os seguintes: sardinha confitada com cuscuz marroquino; totevendo com ragu de sardinha gratinado e o espaguete com sardinha ao vinho. “A sardinha é um pescado muito produzido na região, rico em nutrientes e tem um custo bem acessível. 

O festival nos dá a oportunidade de mostrar aos consumidores e visitantes várias formas de consumir a sardinha, e apresentar a diversidade da culinária, os diferentes temperos que podem ser usados no pescado”, declara Renato. 

André Neves, que é proprietário de outro restaurante, que faz parte do polo, traz como novidade a sardinha frita com pimenta biquinho e molho picante. De acordo com ele, este tipo de pimenta é pouco conhecido, mas está sendo muito usado para também enfeitar os pratos. “Essa pimenta foi criada em laboratório, não arde, e fica bonita com a sardinha”, informa André, acrescentando que a ideia do Polo Gastronômico é promover mais o turismo e a gastronomia na orla dos Cavaleiros e para que mais restaurantes participem do polo. 

A Praia dos Cavaleiros conta com aproximadamente 25 restaurantes. A Comissão de eventos do polo está planejando uma vasta programação de festivais ao longo do ano e a intenção é realizar, pelo menos, um festival por mês. O calendário oficial da cidade já conta com o Festival de Cultura e Gastronomia, que será realizado entre os dias dois e cinco de agosto. Para o mês de maio, a comissão está preparando um festival especial de Dia das Mães, mas ainda não tem nada definido.
Praia dos Cavaleiros - Macaé/RJ.

Nenhum comentário:

Postar um comentário