Garotinho divulga em blog
fotos de Cabral com dono da Delta
Em nota, governo do RJ disse que Cabral estava em missão na França.
Delta informou que imagens foram feitas em "momento de descontração"
Add caption |
O deputado federal Antony Garodinho ex-governador do Rio, divulgou em seu blog nesta sexta-feira (27) imagens de 2009 do governador Sérgio Cabral (PMDB-RJ) com o dono da construtora Delta, Fernando Cavendish, em Paris. Nas imagens, eles aparecem simulando passos de dança na calçada, em frente a um hotel.
A Delta, que tem diversos contratos com o governo federal, é investigada pela Polícia Federal em razão do suposto repasse de dinheiro para empresas fantasmas que alimentariam o esquema do bicheiro Carlinhos Cachoeira, preso pela Polícia Federal em fevereiro na Operação Monte Carlo e acusado de comandar uma quadrilha que explorava o jogo ilegal.
Cavendish, que se afastou nesta semana do presidência do Conselho de Administração da Delta, já negou ter conhecimento de fraudes envolvendo a empresa e o grupo de Cachoeira e disse que a Delta abriu auditoria sobre o fato.
As imagens divulgadas pelo blog do deputado Garotinho foram, segundo ele, registradas na porta do Hotel Ritz, em Paris. Garotinho, adversário político de Cabral no estado, diz que o governador está "esbanjando o dinheiro do povo".
Nas fotos, Cavendish aparece ao lado do governador Sérgio Cabral simulando passos de dança. Em outras fotos, aparecem secretários estaduais, entre eles o da Saúde, Sérgio Côrtes; de Governo, Wilson Carlos; de Transportes, Júlio Lopes; e da Casa Civil, Régis Fitchner. O atual conselheiro do Tribunal de Contas do Estado Aloysio Neves, que na época chefiava o gabinete da presidência da Assembleia, também estava no grupo.
Régis Fitchner foi responsável por anunciar, na semana passada, uma auditoria nos contratos da Delta no estado do Rio.
Em nota, o governo do Rio afirmou que as fotos se referem à viagem oficial à França realizada nos dias 14 e 15 de setembro de 2009.
Segundo a assessoria, o governador participou do lançamento do "Guia Verde Michelin Rio de Janeiro", na Embaixada do Brasil em Paris, encontros de trabalho para a então campanha pelas Olimpíadas de 2016 no Rio e fez palestra na Câmara de Comércio Brasil-França para investidores franceses.
Em um dos compromissos, recebeu a condecoração máxima do Governo da França, a Légion d’Honneur, entregue pelo presidente do Senado francês. Depois da solenidade, participou de comemoração promovida pelo barão francês Gerard de Waldner, casado com a brasileira Sílvia Amélia de Waldner.
Em nota, a Delta afirmou que as fotos foram tiradas em confraternização e que foram feitas em momentos de "descontração entre empresários e algumas pessoas que ocupam postos públicos e têm convívio social". "Isolar esses flagrantes instantâneos do contexto e dar-lhes conotação política não ajuda a explicar questões profundas que se colocam neste momento e para as quais a Delta Construção também procura respostas", diz nota.
,
Em entrevista ao jornal "Folha de S.Paulo" publicada em 19 de abril, Cavendish afirmou ser amigo de Cabral. "Eu admiro ele [Cabral] como governante, amigo, pai, filho, irmão. É um puta sujeito. No acidente de helicóptero em quem morreram as pessoas que eu mais amo eu estava com ele."
Cavendish se referia ao acidente de helicóptero em 2011, no qual morreram a esposa e o filho do empresário e também a namorada do filho de Sérgio Cabral. Os dois participavam de uma festa em Trancoso, no sul da Bahia.
Desde o primeiro mandato de Cabral, a Delta firmou contratos com o governo fluminense que somam R$ 1,5 bilhão.
Há duas semanas, o procurador-geral da Justiça do Rio, Cláudio Lopes, determinou o arquivamento de uma investigação sobre as relações pessoais entre Cabral e Cavendish, mas a decisão pode ser revista pelo Conselho Superior do Ministério Público.
Nenhum comentário:
Postar um comentário