quinta-feira, 26 de abril de 2012


ABERTURA OFICIAL 
DOS 14 ANOS DE JURUBATIBA 
O Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba completa 14 anos no dia 29 de abril e até sexta-feira (27) uma programação intensa está prevista para acontecer em Quissamã, que detém 65% da extensão da unidade de conservação ambiental. Nesta quinta-feira (26), o Centro Cultural Sobradinho vai receber a abertura oficial da programação de aniversário a partir das 14h.

A programação deste dia terá início com a apresentação de canto, dança e piano das oficinas do Sobradinho e na sequência, às 14h10, será oficialmente aberta as comemorações com a formação da mesa solene.

Na ocasião, haverá a exibição do vídeo “Jurubatiba Aberto à Visitação”; palestra com Marcos Cezar dos Santos do ICMBio sobre “Visitação no Parna Jurubatiba: Normas e Atrativos”; uma apresentação feita pelo secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Haroldo Cunha Carneiro, a respeito do “Mirante do Parna Jurubatiba”; e ao final um debate sobre o tema.

- Todo investimento em grande empreendimento prevê a utilização de recursos em unidade de conservação ambiental mais próxima do mesmo, que no caso de Quissamã, é o Parna Jurubatiba. Assim, houve um entendimento entre o INEA e o ICMBio para que os recursos de compensação ambiental do Complexo Farol/Barra do Furado fossem destinados a construção de um Mirante de vigilância e visitação turística de Jurubatiba”, explicou Haroldo, que durante a palestra dará mais detalhes sobre a obra do Mirante.

Mais tarde, às 19h, o Espaço Cultural José Carlos de Barcellos abre as portas para a audição “Um Passeio Pela Memória de Jurubatiba”. Segundo a curadora do Espaço, Helianna Barcellos de Oliveira, na audição os participantes poderão ouvir depoimentos gravados de estudiosos e militantes ambientais que tem envolvimento com o Parna Jurubatiba, bem como, na ocasião, será feita uma nova audição (registro sonoro) com o objetivo de enriquecer o acervo do local.

- A audição desse ano, em especial, vai ser feita em cima de um material já produzido, acrescentando momentos da história que a gente ainda desconhece. Faremos mesmo um passeio pela memória do Parque, ressaltou Helianna.

As festividades em Quissamã iniciaram no domingo (22) com o “Circuito Jurubatiba” de caminhada e passeio ciclístico e encerrarão na sexta-feira (27) com a exposição de fotos “Paisagens de Jurubatiba” na hall da Prefeitura de Quissamã.


Fotos do Parque de Jurubatiba clicadas pelo fotografo Romulo Campos.






        PARQUE NACIONAL RESTINGA DE JURUBATIBA LOCALIZADO EM 
MACAÉ, CARAPEBUS E QUISSAMÃ.RJ.

Nenhum comentário:

Postar um comentário