sexta-feira, 30 de setembro de 2016

Empresa frigorífica é inaugurada em São Pedro da Aldeia
Por Luana Macêdo em 30/09/2016

São Pedro da Aldeia já conta com mais uma empresa instalada na cidade. Dessa vez, a Mayara Distribuidora, empresa frigorífica e alimentícia foi inaugurada no bairro Praia Linda. As unidades atenderão a Região dos Lagos, Região Serrana, Região Norte/Noroeste, além de atender as cidades de São Gonçalo, Niterói e Rio de Janeiro. Os secretários de Governo, Desenvolvimento Econômico e Esportes, Edmilson Bittencourt; de Ordem Pública, Eronildes Bezerra; de Serviços Públicos, Jayme Gomes, de Urbanismo, Ambiente, Lagoa e Pesca, Wilmar Mureb e o Subsecretário de Desenvolvimento Econômico, Gilson Brandão estiveram presentes na cerimônia. A chegada do empreendimento é mais um marco para a atual gestão municipal, que tem como um dos grandes focos o compromisso em investir no desenvolvimento econômico da cidade e no aumento da geração de emprego e renda.

Imagem da Notícia

Imagem da Notícia

Presente no evento, o Subsecretário de Desenvolvimento Econômico, Gilson Brandão, falou sobre o atual momento da cidade. "O desenvolvimento econômico de São Pedro da Aldeia é muito democrático, porque não somos uma cidade isolada e isso contribui bastante para o crescimento da região. A Mayara Distribuidora é uma empresa grande, que distribui produtos para vários lugares da região e que se interessou pela cidade. É interessante para nós sediar um empreendimento que vai gerar 600 empregos na região. Temos ainda um compromisso de investir na capacitação técnica profissional dos aldeenses, para que eles possam aproveitar as oportunidades que surgem com a captação de novas empresas", disse. 

Imagem da Notícia

Imagem da Notícia

Localizada na Avenida Balthazar Carvalho s/n, na antiga Estrada Velha de Sapeatiba, a Unidade III conta com câmara de congelados de 500 posições - o que equivale a 350 toneladas - uma câmara de resfriados de 350 toneladas, duas câmaras de resfriados de 175 toneladas, uma câmara de carga seca com 670 posições e uma câmara de boi com osso com capacidade de 50 toneladas. Ao todo, são nove prédios, divididos em recepção, vestiário, oficina mecânica, desossa, área de lazer, espaço administrativo, câmaras frigoríficas, almoxarifado e apoio a motoristas externos (carreteiros). O projeto ambiental da unidade inclui estrutura para captação de água de chuva, estação de tratamento, sistema de energia solar e ações de reflorestamento com vegetação nativa.

Imagem da Notícia

Imagem da Notícia

Engenheiro responsável pela obra do complexo, Frederico Lohmann deu detalhes sobre o empreendimento.

“Nossa estrutura em São Pedro da Aldeia representa cinco vezes o tamanho das instalações em Cabo Frio, com previsão de ampliação para complementar a unidade de armazenamento com mais oito mil posições. Na parte de trás da unidade está instalada a parte industrial, com desossa de carne e a produção de hambúrguer, carne moída e almôndegas. Para sustentar o projeto, foi feito um programa de apoio ambiental, que começou com um lago de 5milm² de espelho d’água, toda a captação do telhado para água de chuva, traduzidos em um milhão de litros de água, para uma cisterna e estação de tratamento. Nosso sistema de esgoto tratará 95% do material e retornará para a Lagoa de Araruama como água de reuso. Teremos 20% da área do terreno reflorestada com 12 mil mudas com espécies naturais da região, pomar de cem árvores frutíferas e palmeiras imperiais. No entorno de nossa sede, são 20milm² de gramado, toda a pavimentação permeável para permitir a penetração da água de chuva no solo, além do sistema de energia solar que é inédito na região e no mercado de carnes. Temos o orgulho de dizer que nossa empresa será o padrão estadual de como deve ser uma obra efetivamente sustentável e integrada a região onde se coloca”, afirmou o engenheiro.

Imagem da Notícia

Imagem da Notícia

O cronograma de ampliação da Mayara Distribuidora prevê que o frigorífico seja o maior do estado do Rio de Janeiro e esteja entre as oito maiores empresas do ramo no país. A estrutura instalada em São Pedro da Aldeia quadruplica o espaço de estocagem, tornando-se o mais moderno espaço de distribuição para alimentos frigorificados. Localizado em uma área de 10.800m², num terreno de cerca de 90.000m², o frigorífico atenderá todo o estado do Rio de Janeiro. No total, o investimento particular será de R$ 30 milhões na sede de São Pedro da Aldeia.

Imagem da Notícia

Em sua fala, o presidente da empresa, Hugo Cecílio de Carvalho, avaliou toda a trajetória até a inauguração da unidade aldeense.

“Primeiramente gostaria de agradecer a Deus e a presença de vocês aqui, meus clientes e fornecedores amigos. À equipe da prefeitura aldeense, que sempre foi muito solícita em nos ajudar, ao nosso grupo financeiro, de obra e funcionários. Qualquer ideia para ser realizada precisa ser imaginada, pensada e depois, com muitos estudos, ser concluída. Há três anos neste terreno nós fizemos o lançamento da pedra fundamental da Unidade III e tenho certeza que eu e o Frederico olhávamos aqui para baixo, onde só tinha mato, e a gente conseguia imaginar nosso objetivo. Nós conseguimos fazer essa realização, esse sonho que era apenas uma imaginação e está sendo concretizado. Vocês não sabem a alegria que estamos sentindo”, celebrou Hugo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário