Macaé sedia encontro regional de
conselheiros do idoso
O Conselho Municipal e a subsecretaria do
Idoso, integrados com o Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da
Pessoa Idosa (CEDEPI) promovem nesta terça-feira (23), no Centro de
Convivência do Idoso “Elisa Lamoglia Mussi”, situado na Ajuda de Baixo,
um Encontro Regional Norte para discutir políticas públicas para o
segmento da Terceira Idade.
Já estão confirmadas as presenças dos conselheiros e suas diretorias executivas dos municípios de Campos dos Goytacazes, São Francisco de Itabapoana, São Fidelis, São João da Barra, Carapebus, Quissamã, Rio das Ostras, Casimiro de Abreu e Conceiçao de Macabu.
De acordo com a presidente do conselho de Macaé, que está organizando o evento, Marilea Ramos, a expectativa é que encontro seja uma abertura de diálogo entre a Região.
- Nossa expectativa é que o encontro regional possa, além de discutir as políticas públicas que estão sendo realizadas nos municípios, identificar os óbices ao funcionamento delas. Durante o dia iremos debater também os objetivos e metas locais a serem alcançadas e outros assuntos levantados pelos presentes – pontuou, completando que a pauta do encontro foi formulada pelo Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa (CEDEPI).
Ela informou ainda, que a outra finalidade é o fortalecimento dos conselhos, inclusive dos que foram constituídos, mas ainda não funcionam e os que pretendem se constituir. “Todos os conselhos da região norte estarão presentes com sua diretoria executiva para que na busca do diálogo o caminho seja mais eficiente na solução dos problemas. Temos que buscar os caminhos da assistência social, da segurança alimentar e acessibilidade ao idoso, entre outras”.
Capacitação – Recentemente, a subsecretária do Idoso, Marli Reis e a Presidente do Conselho Municipal do Idoso, Marilea Ramos, representaram Macaé, no 5º Seminário de Capacitação de Gestores e Profissionais de ILPIs, que ocorreu no auditório do Ministério Público, no centro do município do Rio de Janeiro, junto com representantes dos municípios fluminenses das áreas de Saúde e da Promotoria de Justiça do Estado para discutir o tema principal – “ILPI e saúde mental: conceitos, desafios e reflexos”.
A subsecretária do Idoso avaliou como positiva a participação de Macaé no seminário, principalmente, no processo em que, junto com o Ministério Público e a Unati – Universidade Aberta da Terceira Idade debateram os aspectos legais e as demandas da Saúde Mental, Doença de Alzheimer e oficinas sobre o que fazer para melhorar a qualidade de vida dos idosos, além do papel da família neste cuidado.
- Vejo com muita positividade a intervenção do Ministério Público que, junto com a Unati tem contribuído na implementação dentro da lei para que as ILPIs - Instituições de Longa Permanência para Idosos possam ser implantadas e fiscalizadas de maneira assegurar o direito à segurança, ao conforto e ao bem-estar do idoso, uma vez que elas devem prestar um serviço de excelência à categoria visando amparar esse idoso no que diz respeito à saúde, entretenimento, mobilidade, nutrição e prevenção de suas doenças em decorrência da idade, entre outras – acentuou.
Marli informou que Macaé recebeu outro convite formal para sediar encontro regional de capacitação de gestores de idosos e confirmou a participação do município como anfitrião. “Falta apenas definirmos a data e confirmarmos junto às instituições que lidam com idosos”, disse.
Nenhum comentário:
Postar um comentário