sábado, 27 de outubro de 2012


Na Petrobras, SPE promove evento

  sobre geofísica de poços



Encontro reuniu engenheiros e especialistas para tratar sobre a aplicação da sísmica nas atividades de exploração e produção

Geofísica de poços, trabalhos envolvendo a sísmica no Brasil e no exterior e a contribuição desta tecnologia para a indústria do petróleo foram temas de encontro realizado pela Society of Petroleum Engineers (SPE – Seção Macaé), organização técnica internacional dedicada ao avanço da tecnologia do petróleo. A palestra foi realizada na sede da Petrobras, em Macaé, e reuniu técnicos, pesquisadores e estudantes.



“Realizamos este evento periodicamente no intuito de disseminar o conhecimento e contribuir com a formação e o desenvolvimento dos profissionais e estudantes  interessados em conhecer experiências realizadas no Brasil e no exterior. O Programa SPE Distinguished Lecturer seleciona profissionais que se destacaram em sua área de atuação para ministrar palestras ao redor do mundo. Nos eventos organizados pela Seção Macaé, buscamos trazer também um profissional renomado que atue no mercado brasileiro, de modo a mostrar o que vem sendo feito sobre o assunto no Brasil”, comentou Felipe Mota, representante da SPE – Seção Macaé, na abertura da mesa redonda.



Mediado pelo geofísico sênior da Petrobras, Rui César Sansonowski, o evento contou com palestras de Marco César Schinelli, também geofísico sênior da Companhia, que abordou o tema “Geofísica de poços para a caracterização de reservatórios na Petrobras: Histórico e perspectivas futuras”; e Bruce Marion, gerente geral da Deeplock CS, que tratou sobre acompanhamento e monitoramento de poços por meio da sísmica. As apresentações mostraram experiências já realizadas na indústria, tanto em novas descobertas quanto em campos já existentes.



Durante sua apresentação, Schinelli falou sobre a contribuição da sísmica de poços para a dinâmica da produção. Afirmou ainda que as novas tecnologias impactam diretamente na produtividade. “Esta é uma área que pode contribuir muito com a indústria. No Brasil, estamos evoluindo na utilização desta tecnologia, mas é evidente a enorme contribuição dos resultados obtidos no aproveitamento dos poços”, disse.



Bruce Marion falou sobre experiências com a tecnologia de sísmica entre poços, que obtém uma melhor resolução sísmica para a caracterização e o monitoramento de reservatórios. A apresentação, que citou trabalhos realizados no exterior, foi elogiada pelo mediador. “Conhecer o trabalho de sísmica realizado em outras empresas colabora com o desenvolvimento da atividade no Brasil”, comentou Rui César Sansonowski.


Nenhum comentário:

Postar um comentário