quarta-feira, 7 de setembro de 2016

Mais de 5 mil pessoas prestigiam o desfile escolar em Outeiro

Da Redação - Agência Belém de Notícias - 06/09/2016 16:10

  • / CIVISMO / 06/09/2016 16:10

    Projeto Karate-Do, da Funbosque, mostrou a importância do esporte na vida de cada cidadão.


O dia começou cedo para os moradores do distrito de Outeiro que, na manhã desta terça-feira, 6, reuniram-se na Avenida Nossa Senhora da Conceição para prestigiar a apresentação do desfile escolar, realizado em alusão ao dia sete de setembro, data em que se comemora a Independência do Brasil.
Amor à pátria, cidadania, igualdade, superação e respeito. Foi dessa forma que os mais de dois mil estudantes de 12 unidades educacionais, entre municipais e estaduais, sensibilizaram a comunidade da Ilha de Caratateua acerca do tema “Belém 400 anos”, que trouxe um pouco das peculiaridades culturais da capital paraense. 
Emocionado com as apresentações das escolas de seu bairro, o cadeirante Michael Mota, 34, ressaltou valer a pena estar acordado desde as seis horas da manhã para garantir um bom lugar na avenida e acompanhar o evento, que desde as oito até as onze da manhã, deixou as ruas movimentadas.
 “Vim logo cedo para assegurar um bom local na sombra, e então acompanhar o desfile que muito está me surpreendendo, trazendo grandes exemplos de vida”, disse Michael Mota, referindo-se aos alunos da Educação Inclusiva, da Fundação Escola Bosque (Funbosque), uma das mais aguardadas pela comunidade.
Com faixas sobre a preservação do meio ambiente, práticas educativas sustentáveis e a importância do esporte, sub-temas que apresentam grande contribuição para a qualidade de vida de cada cidadão, a Funbosque foi a penúltima a entrar na avenida com um quantitativo de cem alunos, entre eles, os que apresentam algum tipo de deficiência, como o cadeirante e karateca Rodrigo de Oliveira Goes, 10.
Diagnosticado com artrogripose, doença rara caracterizada pela deformidade e rigidez nas articulações, o estudante mostrou ao público que as diferenças não são nada para quem carrega consigo o sonho e o desejo de vencer. “Eu quero mostrar para as pessoas que se sentem incapazes que a força de vontade, a fé e a dedicação torna tudo possível, e eu sou o maior exemplo disto”, ressaltou.
Rodrigo faz parte do Projeto “Shizen Funboque Karatê-Do” há quatro anos. Segundo sua mãe,Miriam Goes,36, ele já apresenta resultados positivos. “Eu nunca imaginei que meu filho iria um dia participar de um desfile escolar, ainda mais representando o esporte que sempre amou, o karatê. Hoje, ele está aqui cumprindo com seu papel de cidadão, mostrando os benefícios que o esporte pode trazer para a melhoria na qualidade de vida de cada um”, conclui.
Assim como o Karatê-Do, o desfile ainda reuniu grandes projetos educativos desenvolvidos diariamente na Fundação, como é o caso dos Agentes e Monitores Ambientais (AMA) e o Educando com a Horta Escolar e a Gastronomia, reconhecido nacionalmente como vencedor do Prêmio Boas Práticas, concedido pela Fundação Abrinq.
Segundo a presidente da Funbosque, Carol Rezende, os projetos apresentados no desfile escolar são fundamentais para mostrar que o cidadão deve ter não só direitos, mas também deveres. “Todos os anos nós buscamos cumprir com nosso papel social apresentando para a sociedade o que vem sendo desenvolvido na nossa unidade em prol de uma Belém melhor através da sustentabilidade, que também contribui na qualidade de vida de todos", destacou entusiasmada com o grande número de pessoas que saudavam  a passagem de cada pelotão.
De acordo com a Administradora Regional do Distrito de Outeiro, Elizete Cardoso, o desfile escolar este ano superou as expectativas. “Assim como nos anos anteriores, nós esperávamos mil, duas ou três mil pessoas no evento, mas este ano em especial, as ruas ficaram lotadas por pais, alunos e comunidade em geral que totalizou um público com mais de cinco mil pessoas. O sentimento é de gratidão por um trabalho realizado com organização e competência onde pudemos juntos exaltar a cidadania e o amor ao nosso país”, finaliza.

Texto: Natasha Albarado
Foto: Eliza Forte
Coordenadoria de Comunicação Social (COMUS)

Nenhum comentário:

Postar um comentário