sexta-feira, 16 de setembro de 2016

Operação Verão 2016 em Belém e distritos tem avaliação positiva

Da Redação - Agência Belém de Notícias - 03/08/2016 14:35

  • / BONS RESULTADOS / 03/08/2016 14:35

    Em Mosqueiro, veranistas receberam ações de saúde e o reforço da Guarda Municipal de Belém


A boa movimentação de veranistas na ilha de Mosqueiro, somada aos preços equilibrados praticados pelos vendedores, tornou o mês de julho uma grande oportunidade para os trabalhadores informais do distrito ganharem uma renda extra. Pesquisa realizada pela Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Economia (Secon), e Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese-Pa) apontou, pelo terceiro ano consecutivo, que os produtos comercializados na ilha estavam com preços proporcionais.
Ao todo, 340 vendedores ambulantes foram cadastrados ainda no mês de junho pela Secretaria Municipal de Economia (Secon) e pela Agência Distrital de Mosqueiro (Admos) para atuar na comercialização de produtos e serviços nas praias, orlas e praças do distrito.
A trabalhadora autônoma Fátima da Silva Ribeiro, 53 anos, e o esposo Óseas Ribeiro, 54 anos, sempre aproveitam o verão para curtir as praias paraenses. Os destinos escolhidos esse ano foram a ilha de Algodoal, Salinas e Mosqueiro. Durantes as viagens, o casal ficou surpreso ao constatar os bons preços praticados nas praias, principalmente para gastos com alimentação. “Não encontrávamos muita diferença lá dos preços praticados aqui em Belém. Muito bom mesmo”, afirmou Fátima, que aproveitou a economia para dar mais uma volta em Mosqueiro no final das férias de julho.
“Tenho família em Mosqueiro, irmãos que moram lá, então aproveitamos pra voltar mais uma vez”, explicou ela, que ainda ressaltou a segurança que sentiu na ilha. “Em termos de segurança Mosqueiro estava dez. O policiamento tava ótimo, se tinha qualquer problema os policiais já estavam lá para resolver tudo”, ressaltou.
Para garantir a segurança no distrito, um dos mais procurados pelos paraenses, a Guarda Municipal de Belém esteve presente com 180 guardas municipais e dez viaturas, 120 a mais do que o habitual na ilha. A Operação Verão 2016 da Guarda Municipal contou com o total  de 900 homens, 18 viaturas e 8 motos distribuídos na cidade de Belém e distritos de Mosqueiro, Outeiro, Icoaraci e ilha de Cotijuba. Durante os 26 dias de atividade, a GMB registrou a abordagem de mais de 3 mil e 600 pessoas, além da recaptura de um foragido, dois veículos, apreensão de uma arma de fogo, 16 armas brancas, e substâncias ilegais.
"Devido ao empenho dos guardas tivemos uma operação verão tranquila com resultados extremamente positivos, os guardas agiram fortemente contra a criminalidade, visando à segurança de todos”, disse o inspetor geral da GMB, Almir Ferreira.
Quanto à limpeza, os balneários do município receberam reforço de efetivo. Apenas em Mosqueiro foram mais de 40 homens. No que se refere ao combate à poluição sonora, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente aproveitou o mês de julho para fiscalizar 61 estabelecimentos na ilha, entre eles, bares, restaurantes, barracas na praia e casas de show; 12 empreendimentos foram notificados. A fiscalização e orientação técnica sobre os riscos da poluição sonora também foi realizada com motoristas que estavam com sons automotivos em alto volume, na orla do distrito.
De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente, o trabalho de poda de árvores também não parou durante as férias de julho. Ao todo, 27 bairros da capital foram atendidos pelo serviço, que realizou a podagem de 406 árvores, sendo 144 mangueiras.
Saúde e Assistência Social - Ainda durante a Operação Verão 2016, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Departamento de Vigilância em Saúde, realizou ações educativas e intensificou as visitas domiciliares para o combate ao mosquito Aedes aegypti nos principais balneários da capital paraense. Mais de cem agentes de controle de endemias atuaram durante todo o mês, alcançando mais de 20 mil pessoas com a entrega de material informativo de prevenção ao mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. 
As ações ocorreram simultaneamente nas ilhas de Mosqueiro, Outeiro e Cotijuba e nos terminais rodoviários e hidroviários de Belém. Foram vistoriadas 5.742 casas em Mosqueiro e 4.455 em Outeiro. “São dados parciais ainda, porque ainda faltam os dados do último final de semana das férias, mas no que já foi feito, os agentes encontraram e eliminaram 338 focos positivos para o mosquito Aedes aegypti nestes dois distritos. Por isso é muito importante este reforço no nosso trabalho nos balneários neste período de grande movimentação”, ressalta David Rosário, coordenador da Divisão de Controle de Endemias da Sesma. 
Ainda em Mosqueiro e Outeiro, o Centro de Referência Especializado de Assistência Social – Creas atuou no combate ao trabalho infantil. Durante as ações foi registrada a abordagem de 65 crianças e adolescentes na faixa etária entre 09 e 14 anos, em Mosqueiro, e 57 crianças e adolescentes entre 13 e 17 anos, em Outeiro. A maioria das crianças e adolescentes encontrada em situação de risco foi encaminhada para o Creas, para desenvolver atividades e receber atendimento psicossocial.  
Mobilidade – A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob) concentrou o trabalho dos agentes de trânsito durante todo o mês de julho em Mosqueiro e Outeiro. Em Mosqueiro foram 12 agentes de trânsito trabalhando durante a semana, e aos finais de semana o número aumentou para 20, além do reforço de guinchos para desobstruir vias com estacionamento irregular, garantindo assim a fluidez do trânsito.
Em Outeiro o trabalho se concentrou nos finais de semana, de sexta a segunda, quando o fluxo de veículos no distrito é considerado maior. Para lá foram destacados oito agentes, divididos desde a entrada de Outeiro até as ruas mais movimentadas, onde realizaram rondas de 8h à meia-noite.
Houve também em todos os finais de semana reforço na frota de ônibus para os balneários de Mosqueiro e Outeiro, além de aumento do número de viagens de barco para Cotijuba. Fiscais de transporte da Semob estiveram presentes nos terminais das linhas de Mosqueiro e Outeiro para garantir a pontualidade das viagens.

Texto: Kennya Corrêa
Foto: Nenhum / Tássia Barros - Comus / Uchôa Silva/Comus
Coordenadoria de Comunicação Social (COMUS)

Nenhum comentário:

Postar um comentário