segunda-feira, 19 de setembro de 2016

Praia do Cruzeiro é considerada imprópria para banho

Da Redação - Agência Belém de Notícias - 29/06/2015 20:11


Das 19 praias analisadas nos distritos de Mosqueiro, Outeiro, Icoaraci e Cotijuba, apenas a praia do Cruzeiro, em Icoaraci, foi considerada imprópria para banho de acordo com o resultado do teste de balneabilidade divulgado nesta segunda-feira, 29, na semana que antecede as férias de julho.
As análises foram coletadas pela Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) durante os meses de maio e junho.
Durante as férias de julho os veranistas poderão frequentar os balneários aprovados no teste, ou seja, que tiveram o resultado considerado satisfatório. Entre eles estão as  praias do Areão, Chapéu Virado, Farol, Murubira, Ariramba, São Francinco, Marahú, Paraíso, Baia do Sol e praia Grande, em Mosqueiro; Praia Grande, do Amor e da Brasília, em Outeiro; e Praia do Vai Quem Quer, do Farol, do Amor, da Saudade e Praia Funda, em Cotijuba.
“O resultado de balneabilidade, onde são atestadas as praias consideradas satisfatórias e insatisfatórias, foi divulgado nesta segunda-feira para que a população tenha conhecimento da situação dos balneários. Das 19 praias onde foram feitos os testes, apenas uma deu insatisfatória. É importante que a população respeite esse aviso e não tome banho nessa praia”, alerta o titular da Semma, Deryck Martins.   
O secretário de Meio Ambiente completa explicando como funciona a análise. “Para se ter um resultado é analisado a quantidade E.Coli na água, que é uma bactéria que é encontrada nas fezes humanas. Então são feitas cinco coletas em cada praia, e encaminhadas para o Laboratório Central do Estado do Pará (Lacen), do Governo do Estado. Em seguida, em posse dos laudos, temos o resultado final do teste de balneabilidade”.
As análises são feitas com base na Resolução do Conama Nº 274, de 29 de novembro de 2000, que diz que uma praia é considerada imprópria para banho quando os valores estiverem acima de 1000 E. Coli. O trabalho de coleta feito pela Semma é realizado de forma permanente, durante todo o ano.
Orientações
A equipe de Educação Ambiental realizará um trabalho educativo na praia do Cruzeiro. O local também será identificado com placas informativas. “A partir do resultado teremos ações de educação ambiental, orientação, bem como a colocação de placas informativas, mostrando que o local foi considerado insatisfatório. Isso é uma forma de alertar a população dos riscos. Os trabalhos de educação ambiental também serão realizados em outras praias, como é o caso de Mosqueiro”, explica Derick Martins.
É importante a população respeitar o aviso da praia imprópria para banho.  “Caso uma pessoa desrespeite o aviso e entre em uma praia considerada imprópria para banho, ela está sujeita a contrair doenças como febre tifoide, irritações e infecções nos olhos, ouvidos, nariz e garganta, manchas na pele, entre outras. Por esse motivo é importante ficar alerta”, finaliza o secretário de Meio Ambiente.
As ações de educação ambiental da Prefeitura de Belém na praia do Cruzeiro,em Icoaraci, iniciam na sexta-feira,03.

Texto: Ana Paula Azevedo
Foto: Oswaldo Forte / Samdy Mendes/ Comus
Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário