domingo, 4 de setembro de 2016

Programa Chão Legal avança no bairro do Mangueirão e deverá beneficiar mil famílias

Da Redação - Agência Belém de Notícias - 02/09/2016 08:24

  • / MORADIA / 02/09/2016 08:24

    Participaram da reunião com a Codem, na Escola Estadual Maestro Waldemar Henrique (Caic), cerca de 300 moradores do bairro do Mangueirão.


Aos poucos o ginásio de esportes da Escola Estadual Maestro Waldemar Henrique (Caic), no bairro do Mangueirão, foi sendo tomado por centenas de moradores que participaram da segunda reunião do programa Chão Legal, para realização do cadastro social dos moradores – que é o cadastramento socioeconômico daqueles que buscam a regularização fundiária de seu terreno.
A ação deverá beneficiar cerca de mil famílias com o título de regularização fundiária. O programa Chão Legal foi desenvolvido pela Prefeitura de Belém, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Administração da Área Metropolitana de Belém (Codem), e conta com a parceria da Companhia de Habitação do Estado (Cohab). A reunião foi realizada na noite desta quinta-feira, 1, e resgistrou com a presença de mais de 300 moradores do assentamento Pantanal.
A dona de casa Margarida Santos, de 58 anos, fez questão da companhia da filha Karla, de 37 anos, e da neta Karolina, de 4 anos, na reunião. O trio foi ouvir de perto todas as orientações sobre as providências que devem tomar para garantir o documento da casa delas. “Essa reunião é um passo para eu conquistar meu sonho, o de ter o título da minha casa, por isso não quero perder nada, nenhuma informação”, explicou Margarida.
Moradora do assentamento há 26 anos, a dona de casa explica que já ouviu diversas promessas de regularização, no entanto somente agora vê o sonho bem próximo de ser realizado: “Anos atrás vieram umas pessoas nos prometendo esse título, mas não saía nada de concreto. Hoje sim, eu estou aqui para avançar neste processo, e estou muito confiante, pois em breve terei o documento da minha casa”.
Para atender a grande demanda do bairro, a área foi dividida em três etapas. De acordo com o titular da Codem, Danilo Soares, o programa visa não apenas dar o título, mas também dar condições dignas e plenas de regularização fundiária e de reconhecimento do direito social à moradia.
“Esta é uma área da faixa de expansão urbana que está sendo contemplada com obras de mobilidade que vão melhorar a qualidade de vida da população. E não apenas isso, mas dando condições dignas para que a população consiga morar com dignidade, viver e ter locomoção, com uma boa capacidade de acesso para a as residências”, enfatizou Danilo.
Benefícios - O programa Chão Legal teve início em 2010 e já entregou mais de 6 mil titulações. Atualmente, 12 projetos estão em andamento e há expectativa de entrega de mais de 6 mil titulações.
Texto: Karla Pereira
Foto: Uchôa Silva-Agência Belém
Coordenadoria de Comunicação Social (COMUS)

Nenhum comentário:

Postar um comentário