sexta-feira, 2 de setembro de 2016

Projeto da Belemtur treina estudantes para receber turistas durante o Círio

Da Redação - Agência Belém de Notícias - 02/09/2016 17:45

  • / AMIGO DO TURISTA / 02/09/2016 17:45

    A exemplo das edições anteriores, projeto Amigo do Turista vai funcionar em postos de informação instalados em pontos estratégicos da cidade.


Recepcionar da melhor maneira os turistas que vêm a Belém durante as festividades do Círio de Nazaré 2016 é o objetivo principal do Projeto Amigo do Turista, realizado há mais de 20 anos pela Coordenadoria Municipal de Turismo (Belemtur)  ao longo da maior manifestação religiosa do país.
“O Círio é o principal evento da nossa cidade, é a festividade que atrai mais turista. A Belemtur desenvolve várias ações receptivas durante o ano, porém o Círio é a festividade com o maior potencial, a cidade toda se movimenta em função da festa”, afirma a diretora de turismo da Belemtur, Grazielle Carrera.
Para receber os visitantes, 30 estudantes do curso de Turismo serão selecionados. Eles trabalharão em 12 pontos distribuídos nos locais mais movimentados durante a quadra nazarena como, por exemplo, o aeroporto e o terminal rodoviário. “Nós selecionamos os pontos de maior movimento ao longo da festa. É importante estarmos nesses locais para guiar essas pessoas que, muitas vezes, estão vindo pela primeira vez a Belém”, afirma a diretora de turismo.
Durante seis dias, os estudantes devem instruir as pessoas quanto aos pontos turísticos da capital paraense; contar um pouco mais sobre a história de Belém; da culinária, além de falar sobre o Círio. A expectativa é que 20 mil turistas sejam atendidos.
Ansiosos, os universitários Marcos Vinicius Brandão, 40, da Universidade Federal do Pará (UFPA) e Paula Araújo de Figueiredo, 27, da Faculdade Pan-Amazônica (Fapan) conversam sobre os dias em que trabalharão no evento.
“Eu participei no ano passado do projeto e foi maravilhoso. Me sinto bem falando da minha cidade. É muito gratificante falar sobre os atrativos que Belém tem. Eu sou evangélica, mas aprendi a respeitar o Círio, as pessoas que participam e, por isso, quis trabalhar no Amigo do Turista”, diz a estudante Paula Araújo.
Para Marcos Vinicius, que participará pela primeira vez do projeto, a experiência será única. O estudante conta que fará o melhor para que as pessoas se sintam acolhidas e levem consigo uma boa impressão de Belém. “As minhas expectativas são as melhores. Eu nunca trabalhei durante o Círio e essa é uma grande oportunidade. Sou belenense que vive o Círio e será um prazer apresentar isso aos turistas. Será uma experiência única”, afirma.
Inscrição
Para participar da seleção e fazer parte do Projeto Amigo do Turista os interessados devem comparecer à Belemtur, localizada na Avenida Presidente Vargas, nº 158, entre Rua Santo Antônio e Gaspar Viana, das 8h às 14h, preencher uma ficha de cadastro, além de apresentar cópia da carteira de identidade e do comprovante do curso. As inscrições vão até o dia 23 de setembro.
Todos os selecionados passarão por um treinamento e, ao final das atividades, receberão um certificado de 100 horas complementares.
“A oportunidade existe para que os alunos participem. Nós os selecionamos a partir de critérios básicos, como, por exemplo, a postura. Avaliamos se ele é m ais desinibido para conversar com as pessoas e se fala outros idiomas”, explica a diretora da Belemtur.
São esperados mais de 80 mil turistas durante a maior manifestação religiosa do País. A estimativa é que a economia gire em torno de R$ 100 milhões, e, em dólares, mais de 30 milhões.  

Texto: Alberto Dergan
Foto: Adriano Magalhães-Ag. Belém / Arquivo-Agência Belém
Coordenadoria de Comunicação Social (COMUS)

Nenhum comentário:

Postar um comentário