quarta-feira, 7 de setembro de 2016

Tradição do desfile militar atrai grande público à Avenida Presidente Vargas

Da Redação - Agência Belém de Notícias - 07/09/2016 16:29

  • / 7 DE SETEMBRO / 07/09/2016 16:29

    A volta do pelotão feminino, que não desfilava desde 1996, foi uma das novidades da GMB no desfile militar deste ano.


Tradicionalmente a Avenida Presidente Vargas se torna pequena para a quantidade de pessoas que todos os anos saem de suas casas para prestigiar o desfile cívico-militar em homenagem à Independência do Brasil.
Este ano, nem o sol quente tirou o entusiasmo de milhares de pessoas que desde as seis horas da manhã desta quarta-feira, 7, reuniram-se para assistir a passagem de 3 mil civis e militares pela via.
Na expectativa pelo início dos desfiles das tropas federais, estaduais, municipais e até de grupamentos não institucionais, estava o servidor público Donaldo Soares, 50 anos, que resolveu trazer o seu filho João Enzo, de apenas cinco anos, para participar pela primeira vez do evento.
“Não trouxe ele nos anos anteriores devido ao horário, o calor e a multidão. Mas é algo tão bonito, de se deixar arrepiado, que hoje decidi trazê-lo para que desde pequeno ele possa compreender o significado desta data e a importância que cada um tem de cumprir com seu papel de cidadão, que é amar e honrar a sua pátria”, declarou.
Anualmente, uma das três Forças Armadas se encarrega do desfile. Em 2016, a organização foi da Força Aérea Brasileira (FAB), com o apoio da Prefeitura de Belém e  Governo do Estado do Pará. O início do evento foi marcado pela apresentação da Banda da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Lauro Sodré.
Segundo o Comandante do Primeiro Comando Aéreo Regional, Major Brigadeiro Minelli, o desfile é um momento de homenagens e honra aos símbolos nacionais. “Foi uma honra planejar o desfile conjuntamente com as outras Forças Armadas. Todos nós somos servidores do povo e 70 a 80% das nossas ações em tempos de paz têm caráter social, então queremos prestar homenagem tanto à Independência do Brasil quanto ao próprio povo brasileiro”, ressalta.
Também prestigiaram o desfile militar o Secretário de Segurança, Jeannot Jansen, representando o Governador do Estado, Simão Jatene; o Comandante Geral da Polícia Militar, Coronel Roberto Campos; Comandante do Corpo de Bombeiros, Zanelli Antonio Melo; Inspetor Geral da Guarda Municipal de Belém, Almir Ferreira; Sub-Inspetora Geral da GMB, Márcia do Socorro Moraes; entre outras autoridades.
Dando sequência ao desfile, se apresentaram os Ex-Combatentes; Grande Oriente; Grande Loja Maçônica; Federação de Bandeirantes do Brasil; União dos Escoteiros do Brasil; Desbravadores; Grupamento da Marinha da Guiana Francesa; Estado-Maior Combinado; Marinha do Brasil; Exército Brasileiro; Força Aérea Brasileira; Polícia Militar; Corpo de Bombeiros Militar; Guarda Municipal de Belém; Polícia Rodoviária Federal; e Departamento de Trânsito do Pará (Detran).
Guarda Municipal
Uma das grandes atrações do dia foi a participação da GMB no desfile, que este ano trouxe novidades ao público.
Já em comemoração aos 25 anos de serviços prestados à capital paraense, cerca de 380 homens do efetivo da GMB, distribuídos entre a Banda de Música; Comandante da Tropa, Corneteiro, Porta Símbolo, Estado Maior, Guarda Bandeira, Grupamento Operacional Feminino, jovens do Projeto “Anjos da Guarda”, Grupamento Operacional Masculino, Grupamento de Ações Táticas (GAT), Grupamento de Ações Táticas com Cães (Atac), Grupamento de Ronda Tática da Capital (Rondac), participaram do desfile militar.
Uma das novidades apresentadas pela GMB foi o retorno do pelotão feminino que desde o ano de 1996 não participava do desfile cívico. Outra novidade foi a passagem das 16 motocicletas, utilizadas no Projeto SOS Mulher, que visa auxiliar as vítimas de violência doméstica que recebem  medida protetiva determinada pelo Tribunal de Justiça do Estado.
“O desfile está belíssimo, e essas novidades trazidas pela Guarda fizeram toda a diferença já que são ações que nos beneficiam diariamente”, disse sobre o desfile da GMB, dona Benedita Oliveira da Silva, 82. “A mulher precisa ser valorizada e respeitada dia após dia, e tal exemplo desta valorização foi o retorno do pelotão feminino que me fez sentir honrada ”, concluiu.
Ação Integrada – Para garantir a segurança de todos, um efetivo de 160 homens da Guarda Municipal prestou apoio na atuação de bloqueio de vias e também na dispersão do evento. Além disso, a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob) disponibilizou agentes para atuar na organização do trânsito e a Secretaria Municipal de Saneamento, agentes de limpeza para assegurar a limpeza do local durante e após o desfile.

Texto: Natasha Albarado
Foto: Uchôa Silva-Agência Belém
Coordenadoria de Comunicação Social (COMUS)

Nenhum comentário:

Postar um comentário