quarta-feira, 24 de março de 2021

 

COVID-19: Novas restrições começam a valer nesta sexta-feira (26)

2021-03-24 20:29:00 - Jornalista: Márcio Siqueira
Compartilhe:  
  •  
  •  
As medidas foram definidas pelo decreto 071/2021

O governo municipal institui a partir desta sexta-feira (26) até o dia 5 de abril a vigência das novas restrições às atividades econômicas não essenciais e que limitam a circulação da população em áreas públicas, anunciadas hoje (24) pelo prefeito Welberth Rezende.

As medidas do decreto 071/2021 seguem recomendações do Ministério Público Estadual (MP) que reforçam as ações de enfrentamento a atual fase de bandeira vermelha da pandemia do Coronavírus no município.

As restrições anunciadas pelo prefeito suspendem atividades comerciais e sociais que gerem aglomeração, definem horários diferenciados de funcionamento dos estabelecimentos que prestam serviços essenciais e institui período exclusivo de atendimento a idosos acima de 60 anos. 

O governo permite a utilização de serviços de delivery, take away e drive thru para atendimento em atividades comerciais da construção civil, lojas de motopeças e autopeças, artigos de pesca, além de bares, restaurantes, cafeterias e similares, inclusive os que funcionam dentro do Shopping Plaza Macaé. O atendimento presencial a clientes está suspenso.

“Vamos cumprir o que está definido pelo Ministério Público que nos auxilia na execução de medidas para enfrentar essa nova etapa da pandemia. Essas ações também estão sendo adotadas por cidades da região, em um esforço coletivo, para reduzir o contágio do vírus em escala regional, desafogando a rede de Saúde que atende os nossos pacientes”, explicou Welberth durante a transmissão ao vivo por rede social.

O novo decreto regulamenta medidas indicadas pelo MP, através da 1ª Promotoria de Tutela Coletiva do Núcleo Macaé e considera também lei estadual que instituiu como feriado os dias 26 e 31 de marco, assim como 01 de abril.

“A vigência dessas novas ações coincide com o feriadão definido pelo governo do Estado. As restrições são mais abrangentes e seguem também os critérios apresentados pela nossa equipe. O momento é de esforços para assegurar a todo macaense o atendimento adequado. Este agora é o momento de preservar a Saúde de todos, para que em breve possamos retomar o ritmo da nossa economia“, reiterou.

Acompanharam o prefeito na transmissão a secretária municipal de Saúde, Liciane Furtado, o secretário adjunto de Atenção Básica, Luiz Carlos Braga e o secretário adjunto de Média e Alta Complexidade, Antônio Fábio Soares.

A estratégia de implantação de um novo centro de testagem para pessoas com sintomas de COVID-19, em espaço situado na região Norte da cidade, além da abertura de novos leitos de CTI também foram destacados pela equipe da Saúde.

No entanto, o prefeito e os secretários reafirmaram que o isolamento social é, neste momento, a principal estratégia para conter a disseminação do vírus na cidade.

“Até que possamos realizar a vacinação em massa da população precisamos da união de esforços de todos para encarar este novo cenário da pandemia”, afirmou Welberth.

Confira as medidas e restrições adotadas pelo governo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário