sábado, 29 de setembro de 2012

Especial Chaplin's Bar:

Evento será neste sábado




Um homem, um bar, uma lenda. Para os remanescentes da Macaé dos anos 1980 e 1990, o Chaplin’s Bar representou mais que um espaço de entretenimento. “Foi um divisor de águas para a cultura macaense”, conta o músico Eduardo Dusek, que iniciou sua carreira se apresentando no palco da antiga casa de shows, idealizada pelo empresário Samuel Bittencourt Marques. Músico versátil, Dusek volta a se apresentar como nos velhos tempos. Ele e outras atrações estarão neste sábado (29), a partir das 20h no Especial Chaplin’s Bar, um tributo a Samuel Marques. Com apoio da Prefeitura de Macaé, o evento acontece na Rua Silva Jardim, em frente ao antigo bar. A entrada é franca.
 

- São 15 anos de saudade, e com muito orgulho prestamos essa homenagem a Samuel Marques, meu grande pai. Um homem que sempre lutou para trazer apresentações memoráveis para a nossa querida Macaé, e sempre buscou trazer cultura e entretenimento, e isso há 20 anos, expressa o filho de Marques, conhecido por todos como Samuelzinho.
 

No ano 2000 a família do empresário encerrou as atividades do Chaplin’s Bar. Antes disso, uma pausa para lançar o grupo de forró Raiz do Sana. O empresário Samuel Marques faleceu em 1997.

De acordo com o filho do empresário, a ideia de realizar o evento surgiu quando, em 2011, o jornal O Diário da Costa do Sol começou a publicar uma coluna semanal recordando as histórias do saudoso Chaplin’s. A coluna, já em sua 16ª edição vem conquistando leitores com os contos narrados cronologicamente, tudo registrado por fotos dos shows e do público.
 

“Muitos amores e negócios foram abertos e fechados no bar”, diz em uma das edições. E não foi só isso. As atrações do Chaplin’s agitavam as noites macaenses com grandes nomes do cenário nacional do país. Ivan Lins comemorou seus 20 anos de carreira com o baterista Alfredo Dias Gomes no bar macaense; Jorge Benjor e a banda do Zé Pretinho também passaram por aqui; Moraes Moreira lançou seu filho Davi Moraes aos 14 anos; antes de se consagrar como cantora de sucesso, Cássia Eller, também, passou pelo Chaplin’s.
 

- Através de muito trabalho e desempenho, principalmente para conquistar novos patrocinadores, Samuel e seus discípulos, tornaram o Chaplin’s um espaço ativo e sólido. Fazemos parte da história cultural de Macaé, por isso este evento que será memorável, conclui Samuelzinho. 
 

Além de Dusek, se apresentam, neste sábado (29), a banda Rei Midas e outras atrações locais. Uma exposição de fotos e vídeos que retratam saudosos momentos da casa vão embalar os participantes. O evento ainda reserva espaço gourmet com mesas, cadeiras e garçons servindo durante toda a noite.
 

- Não sei quantas vezes fui cantar no Chaplin’s bar, mas era um habitué da casa de Samuel Marques. Os shows eram uma loucura, com todo mundo falando, gritando e dançando ao mesmo tempo. Coisas daquela época. Eu inventava textos especiais para a cidade e instigava a galera, num verdadeiro show de rock para grandes estádios. O bar lotava tanto que parecia ser bem maior do que realmente era. Samuel era um craque, conta Eduardo Dusek, que, além de cantor e compositor, carrega um forte lado teatral.


A organização do evento é de Andreia Reis Vidal, Samuel Marques, Andre Marques, Bruno Vidal Marques, Maria Alice Marques; com colaboração de Joanna Benjamin Pacheco. O apoio é da Fundação de Esporte e Turismo (Fesportur).

Nenhum comentário:

Postar um comentário