sábado, 29 de setembro de 2012

QUISSAMÃ:

Hábitos saudáveis são 

tema de orientações pelo Dia do Coração


Grupo de atividade física do PFS Alto Grande - Foto: Divulgação
O Dia Mundial do Coração (29 de outubro) está sendo lembrado em Quissamã com diversas orientações em unidades de saúde, escola e no Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI). As orientações visam estimular hábitos saudáveis de vida com foco na melhoria e manutenção constante da saúde.
 

De acordo com a diretora de Promoção e Prevenção à Saúde, Lisa Priscila Florêncio, o estilo de vida pode colocar a pessoa sob um risco maior de doenças cardiovasculares. “Todas as pessoas podem tomar medidas simples para diminuir o risco de doenças do coração, como por exemplo, controlar o colesterol com uma dieta baseada na ingestão de fibras e de pouca gordura saturada, a fim de manter um peso saudável; praticar exercícios físicos regularmente de 3 a 5 vezes por semana, por 30 minutos; não fumar; e evitar o consumo de álcool”, disse Lisa.
 

Os encontros educativos estão sendo realizados pela Área Técnica de Vigilância Nutricional da Secretaria de Saúde de Quissamã. Na quinta-feira (27), houve alongamento no Centro de Saúde Benedito Pinto das Chagas e orientação no PSF de Machadinha. Já nesta sexta-feira (28), ocorreu uma palestra na Escola Municipal Felizarda Maria da Conceição de Azevedo, com foco na alimentação das crianças.
 

Para a próxima semana ainda há programação pelo Dia do Coração com orientação no PSF de Barra do Furado direcionada à pacientes hipertensos e diabéticos e palestras no PETI Polo Sítio Quissamã e no PSF de Santa Catarina, respectivamente.
 

“Estamos tentando alertar as pessoas que o estilo de vida influência na diminuição dos riscos de doenças cardiovasculares. No caso do paciente já cardiopata é importante ressaltar que não basta só fazer uso do medicamento, é preciso mudar hábitos alimentares e incluir a atividade física como uma rotina na sua vida”, explica Lisa, lembrando que os Postos de Saúde da Família contam com um programa de atividade física realizado por profissional capacitado, onde é possível fazer caminhadas orientadas, alongamento e ginástica localizada.
 

Doenças Cardiovasculares no Brasil – Informação divulgada no portal online do Jornal O Globo (na terça-feira, dia 25) revela que as doenças cardiovasculares, são responsáveis, segundo o Ministério da Saúde, por 29,4% das mortes por ano no país, a maioria por infarto e acidente vascular cerebral (AVC). 
(foto acima: Grupo de atividade física do PFS Alto Grande_ - Foto: Divulgação
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário