quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

SEGURANÇA

Reunião do CCSP expõe
 problemáticas sobre a 
segurança pública de Macaé





A reunião entre o Conselho Comunitário de Segurança Pública (CCSP) e demais órgãos ligados ao setor, ocorrida na manhã desta quarta-feira (30), na sede do 32º Batalhão de Policia Militar (BPM), em Macaé/RJ, foi um divisor de águas no que tange o *bem estar* da população macaense e daqueles que visitam a cidade. 



Entre os participantes estavam os representantes dos principais órgãos da cidade, como: da Ordem de Advogados do Brasil (OAB), Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), 123ª Delegacia Policial (DP), Macaé Convention Visitors Bureau (Macaé CVB), Ordem Pública, Fundo Municipal de Desenvolvimento Econômico (Fumdec), Fundação de Esporte e Lazer (Fesportur), Presidentes de Associações de Bairros, Câmara Municipal de Vereadores, entre outros. 


O presidente do CCSP, Marco Aurélio Maia e o Comandante do 32º BPM, Ramiro de Oliveira Campos conduziram a reunião, amistosamente. A princípio, o comandante mencionou o caso do incêndio na boate Kiss, ocorrido em Santa Maria (RS), no qual 234 jovens morreram. 


“Lamentavelmente, o Brasil acorda para uma situação de segurança somente depois de uma tragédia como esta que levou muitas vidas embora. Se antes já fazíamos um trabalho ostensivo nos eventos que acontecem aqui em Macaé, agora, teremos rigor absoluto em relação a qualquer acontecimento, seja ele: festas particulares, shows, feiras, etc”, avisou o comandante pedindo a imprensa local que evitem propagar qualquer tipo de evento sem antes tomar conhecimento da legalidade do mesmo. 


Pela 3ª vez diante do CCSP, Marco Maia deu inicio ao seu pronunciamento informando o email do Conselho, em relação a qualquer reclamo social. “Para que todos entendam, o Conselho é um órgão de deliberação, voltado para a dinamização da gestão da segurança pública, contribuindo para a integração e a articulação entre os diversos órgãos que fazem a segurança, bem como para a transparência da ação governamental nesse campo. O interessado em fazer alguma denúncia poderá enviar um email para ouvidoria.ccsp.macae@gmail.com. Estejam certos de que a identidade do informante será preservada”, iniciou. 


Comprometido com a sociedade macaense a fim de que as regras sejam cumpridas como rege o CCSP, Maia começou argumentando sobre as atitudes de alguns efetivos. Argumentou sobre viaturas estacionadas sobre a faixa de pedestre e/ou em frente a rampas de acessibilidade à portadores de necessidades especiais. “Se somos aplicadores da lei, devemos dar o exemplo e não contribuir para a desordem”, alertou acrescentando ainda outra irregularidade muito comum em Macaé. “Passeio público é o espaço que ninguém paga o IPTU, portanto não tem dono, mas, é um direito do pedestre. Os estabelecimentos comerciais que colocam suas mesas e ou cadeiras nas calçadas está incorrendo em ilegalidades e sujeito a multas pecuniárias pontuou, frisando que neste caso há desrespeito a Ordem Pública e a Mobilidade Urbana”. 

Ainda falando sobre a Mobilidade Urbana, Maia questionou se há necessidade de uma empresa de ônibus ter um pátio para estacionar sua frota, a fim de não obstruir as passagens em ruas residenciais ou de fluxo intenso de veículos. “Se uma empresa de ônibus precisa de um pátio/estacionamento, empresas com vários veículos, sejam eles quais forem (taxis, utilitários, ambulâncias) também devem ter essa consciência e, em hipótese alguma reincidir tais infrações a fim de não sejam punidas com multas pela autoridade competente”, argumentou. 


Em relação à Lei do Silêncio, o acordado foi a realização de ações conjuntas entre a Secretaria de Meio Ambiente e a Policia Militar. O TC Ramiro disse: “Sugiro plantões que permitam a ação conjunta entre a Secretaria de Meio Ambiente e a PM. Assim, meus oficiais acompanharão a os Agentes da Secretaria de Meio Ambiente durante as ocorrências, uma vez que não possuímos o decibelímetro. Nós, militares, daremos o apoio e, a intervenção necessária, sugeriu o comandante.
O vereador, Maxwell Vaz garantiu viabilizar a proposta do comandante de forma fazer valer a lei do silêncio, em Macaé. “Vou verificar se ainda existem plantões de agentes da secretaria, caso o contrário, temos que voltar com os plantões para trabalharmos desta forma. Em relação a tragédia em Santa Maria (RS), fiquei muito comovido com a situação e vou propor uma lei que proíba fogos de artifícios e show pirotécnico, em locais fechados”, proferiu. 


Maia relembrou que na última sexta-feira (25), durante uma reunião ocorrida no Hotel Gloria Garden envolvendo representantes da rede hoteleira, a qual representa cerca de 13% do PIB local, falou justamente sobre a segurança pública. “Na ocasião, os participantes mencionaram a desordem e a falta de respeito com os moradores da Praia Campista e dos Cavaleiros, no penúltimo final de semana, durante a apresentação do aquecimento para o carnaval 2013, quando o trio elétrico percorria a orla ao som da banda Batukada. Profissionais de segurança desqualificados tiraram dos moradores o direito de ir e vir. Sem falar no barulho que incomodou aqueles que esperam a semana toda para descansar nos fins de semana”, denunciou sugerindo que os eventos com trio elétrico devem ser realizados na Linha Verde, ate por questão de acessibilidade, de estar longe de residências e de estabelecimentos comerciais. 


Respondendo as questões relacionadas aos futuros eventos que serão realizados na cidade, o atual presidente da Fesportur, Renato Martins afirmou que a atual gestão está aberta ao diálogo e a sugestões. “Em relação ao Batukada, o processo para a realização do evento para este ano já estava pronto e não tivemos como interferir, portanto, para 2014, o organizador do bloco já está ciente de que deverá mudar o formato do evento, caso contrário, não será possível a realização do mesmo na orla. Como todos sabem, estamos responsáveis por formular o calendário de eventos da região e temos a intenção de estreitar o relacionamento com os órgãos ligados a segurança pública. Me comprometo, desde já, que qualquer evento, seja de pequeno, médio ou de grande porte, será tratado oficialmente com cada órgão em questão”, garantiu deixando claro que o Fest Verão ainda não está com o “nada opor” do Bombeiro, por questões burocráticas. “Estávamos dependendo apenas da liberação da Policia Civil, que conseguimos ontem. Toda documentação foi encaminhada para o Corpo de Bombeiros, que deverá nos dar o parecer até amanha”, concluiu. 


A próxima reunião acontecerá na sede da Câmara de Vereadores, em data ainda a ser definida.

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

Dr. ALuizio inicia ações 

emergenciais contra chuvas




O Prefeito de Macaé, Dr. Aluízio, deu início, nesta quarta-feira (30), a ações emergenciais para prevenir e minimizar problemas causados pelas chuvas, como alagamentos e deslizamentos. Em uma ação conjunta que reuniu representantes da Defesa Civil, da Câmara Permanente de Gestão (CPG), da Empresa Municipal de Saneamento (Esane) e das secretarias municipais de Desenvolvimento Econômico, Limpeza Pública, Saúde, Desenvolvimento Social, Ordem Pública, Interior, Obras e Ambiente, o prefeito percorreu os bairros Piracema, Ajuda de Baixo e a região serrana para avaliar situações de risco, definir medidas preventivas e iniciar um planejamento estratégico para o desenvolvimento de ações definitivas. 




Na Piracema, a principal ação foi a remoção de famílias em situação de risco devido aos alagamentos no bairro e que tiveram casas interditadas pela Defesa Civil por causa do risco de desabamento e do elevado nível de água, que atingiu 30 centímetros em algumas residências. As famílias foram atendidas por assistentes sociais e encaminhadas para casas de parentes e para o Centro de Convivência do Idoso, onde foi montada uma estrutura especial para abrigá-las com segurança. "Encontramos na Piracema famílias que convivem com problemas graves, com alagamentos em suas casas, com rachaduras. São situações de risco, de verdadeira calamidade que impedem que elas permaneçam nesse local. Vamos acolhê-las nas melhores condições possíveis e estudar a melhor medida para que a situação se resolva", afirmou o prefeito.
 

Também na Piracema, o prefeito determinou a dragagem de canais, a retirada de entulhos e a instalação de caçambas para o descarte apropriado de resíduos. No local, a equipe de trabalho detectou problemas ocasionados pelo aterramento no bairro e pela interrupção de trechos de canais, o que impede o escoamento das chuvas. Na Ajuda de Baixo, um canal começou a receber dragagem para melhorar o fluxo das águas, diminuindo o risco de alagamentos.


 
"A presença do poder público nas ruas é importante para que possamos conhecer melhor a realidade e agir de acordo com os problemas vivenciados pela população. É conhecendo de perto os problemas que podemos traçar as estratégias para resolvê-los da melhor maneira possível. Nesta ação, por exemplo, pudemos constatar os problemas que o aterramento causou à Piracema e que agravam o acúmulo de água. Não podemos permitir que esses arruamentos continuem sendo feitos indiscriminadamente. Além disso, é estando nas ruas que garantimos a urgência na execução de ações emergenciais", ressaltou Dr. Aluízio.
 

Ainda segundo o Prefeito, evitar os alagamentos também auxiliará o trabalho de combate à dengue, pois o acúmulo de água parada no local é um fator que pode contribuir para a proliferação do mosquito transmissor da doença. Para complementar a ação, foram designados agentes comunitários de saúde e agentes de combate a endemias que irão orientar os moradores sobre medidas de prevenção.
 

Na região serrana de Macaé, a visita técnica percorreu áreas de vulnerabilidade em Sana, Frade e Glicério e acompanhou trabalhos de remoção de barreiras, recuperação de ponte e monitoramento de encostas. "Presenciamos a recuperação de uma ponte que foi um verdadeiro trabalho de cooperação com a população local. E é para isso que a prefeitura existe, para promover a cooperação para que as pessoas vivam melhor", afirmou Dr. Aluízio.
 

Planejamento estratégico - A partir das observações realizadas pelo prefeito e pelas secretarias municipais, o governo começará a trabalhar em um planejamento estratégico para conter os alagamentos e demais problemas ocasionados pelas chuvas na cidade. Dentre as ações programadas estão estudos hidrológicos e da topografia macaense que fornecerão dados técnicos atualizados sobre os pontos mais vulneráveis a alagamentos e que servirão de base para o desenvolvimento de ações mais eficazes para a drenagem, escoamento da chuva e manutenção do fluxo dos canais. "Planejar é importante porque nos permite traçar ações que combatam a causa dos problemas. Enquanto isso, não deixaremos de buscar soluções para as situações de urgência que encontrarmos", enfatizou o prefeito.

NOTICIAS DE QUISSAMÂ

Corrida Rústica vai movimentar Quissamã

Foto: Arquivo Secom Nos dias 2 e 3 de fevereiro Quissamã vai sediar o 3º Circuito Fluminense de Corrida Rústica e Caminhada numa parceria da secretaria municipal de Esportes com a Luz Eventos e Federação de Atletismo do Estado do Rio de Janeiro.
 

O evento é composto de um seminário, workshop e mini-atletismo, que acontecem no sábado (2) e é direcionado para profissionais de educação física, fisioterapia, professores, alunos e crianças. As crianças terão a oportunidade de participar de uma iniciação esportiva com material reciclado e vão receber camisa e lanche.
 

O workshop acontece no dia 2, das 9h às 11h, e o mini-atletismo, das 14h às 16h, para crianças de 8 a 14 anos, no Ginásio Poliesportivo.
 
Este é um evento que toda a família vai poder participar, da criança ao idoso.

Na manhã do dia 3 será realizada a corrida com 5 km de percurso e a caminhada, com 2,5km, abertas para toda a população. A largada acontece, às 9h, na rua Comendador José Julião, em frente ao Sobradinho, e os primeiros colocados receberão medalha e troféu.
 

As inscrições podem ser feitas no Ginásio Poliesportivo mediante a entrega de 1kg de alimento não perecível, e a retirada do kit para a corrida será no dia 2, entre 9h e 16h, também no Ginásio. Haverá certificado de participação, com carga horária, para os professores.
 

“Este é um evento que toda a família vai poder participar, da criança ao idoso, e nosso trabalho na secretaria de esportes vai seguir esse parâmetro, esporte, família e escola, pois sabemos que hoje o esporte tem um papel social muito importante, garantindo cidadania e uma nova oportunidade para muitos jovens saírem da condição de risco e vislumbrarem um novo horizonte”, ressaltou o secretário municipal de Esporte, Edi da Silva.

ENTRETENIMENTO

Fest Verão começou na Praça do Aeroporto



A prefeitura de Macaé realiza os últimos detalhes de limpeza pública nos pontos do Fest Verão 2013 que começou nesta quarta feira (31). Os shows aconteceram na Praça do Aeroporto, Praia da Barra, Bar do Coco e Lagoa de Imboassica, de quinta-feira até domingo (3). O objetivo é preparar os locais para o público que irá prestigiar atrações como a Banda Batukada, que abre o Fest Verão na Praça do Aeroporto, hoje às 21h. A programação segue com o cantor Diogo Nogueira, sexta-feira (01), na Praia da Barra; Barão Vermelho, sábado (02), na Lagoa de Imboassica e Jorge Aragão, domingo (03), no Bar do Coco, sempre às 21h.


Os serviços de limpeza contam com 25 trabalhadores que permanecerão durante a realização dos eventos. Após o término da programação, o governo também atuará nesses pontos para a retirada de resíduos sólidos.

Saúde

A prefeitura de Macaé, por meio da secretaria de Saúde, já preparou toda estrutura de saúde para o Fest Verão 2013. Equipes multidisciplinares estarão de plantão em diversos pontos da cidade para garantir atendimentos à população. O plantão terá início nesta quinta-feira (31), prosseguindo até domingo (03). 
 

Foram implantadas unidades móveis, sendo uma na praia da Barra, Bar do Coco e Lagoa. O atendimento será reforçado com ambulâncias simples e UTIs. A equipe será composta por médico, enfermeiro, técnico e auxiliar de enfermagem, motorista e maqueiro. As unidades de atendimento de emergência estarão preparadas para qualquer intercorrência mais grave.

NOVOS TEMPOS


Rio das Ostras realiza faxina 

geral em toda cidade


Foto de vários trabalhadores e máquinas trabalhando na urbanização de ruas
A nova administração faz uma avaliação positiva dos trabalhos que vem sendo realizados por cinco secretarias do governo no Projeto RecuperAÇão. Ao longo desses 25 dias, já foram recolhidos cerca de 1,7 tonelada de entulhos, 50 terrenos foram limpos , além de 116 ruas niveladas, limpeza de 1.110 metros de caixa rala e 7.450 metros de canaletas. 


O balanço desse trabalho foi apresentado na reunião semanal, que aconteceu no final de semana, no Parque dos Pássaros, reunindo representantes de cada secretaria envolvida. Por orientação do prefeito Sabino, o trabalho que inicialmente começou com a proposta de durar 90 dias pode ser estendido por tempo indeterminado, até que todas as localidades sejam beneficiadas. 


O secretário de Ambiente, Fidélis Augusto Medeiros Rangel, destacou a importância de toda a população se integrar a este trabalho. “Não adianta o poder público fazer sua parte se os moradores não ajudarem, evitando jogar lixos em terrenos baldios, ou nas laterais das ruas, que acaba obstruindo ralos e provocando alagamentos em época de chuvas” destacou. 


Fidélis também destacou que 1.500 pneus já foram recolhidos nesta operação e cerca de mais 4 mil ainda serão recolhidos. Todo esse material será encaminhado para São Paulo, onde será transformado em matéria-prima para asfalto. 


O projeto Recuperação  também vem melhorando ruas e avenidas do município. Nesta sexta-feira, dia 25, cerca de 20 homens trabalhavam na recuperação asfáltica da Rua 10, que liga a RJ 215 até a Estrada Velha do Palmital. São 1.720 metros de obras, que vão beneficiar moradores e estudantes da comunidade, ressaltou o secretário de Obras Wayner Fajardo. Os trabalhos estão previstos para serem concluídos na próxima sexta-feira, dia 1º de fevereiro. O Secretário destacou que esta ação também já foi feita na Rua Inajara e Avenida das Camélias.

BELEZAS E FITNESS


“Mantenho o equilíbrio entre ser sexy e romântica”, diz Bruna Marquezine


"SOU APENAS UMA MENINA DE 17 ANOS CRESCENDO", AFIRMA A ATRIZ  (Foto: Reprodução)
Bruna Marquezine cresceu. Para comprovar, basta lembrar da pequena Salete, que emocionou o Brasil em “Mulheres Apaixonadas” (2003), e olhar para Lurdinha, funkeira sensual que interpreta atualmente na novela “Salve Jorge”. As roupas curtas e o corpo à mostra fizeram com que a atriz deixasse de ser vista como teen e se transformasse em um mulherão aos olhos do público. A atriz, no entanto, não gosta do rótulo. “As pessoas falam do meu sex appeal, perguntam se a Lurdinha despertou isso em mim. Mas, gente, eu sou apenas uma menina de 17 anos que está crescendo. Não tem nada de diferente nisso”, explicou ela a Marie Claire.


Para as fãs que se inspiram na personagem, a atriz não tem muito segredo. “Às vezes sou mais sexy, às vezes mais romântica, tanto para me vestir quanto para me maquiar. Faço isso como qualquer garota. Mantenho o equilíbrio entre a sensualidade e o romantismo, acho importante”, afirma.


Em meio às gravações, trabalhos paralelos e ensaios de escola de samba – ela irá desfilar no Carnaval Carioca na escola Grande Rio -, Bruna revelou sua rotina de beleza e fitness que ela insiste em afirmar que é muito simples. 


PARA MANTER A FORMA
“Malho quatro vezes na semana. Quando dá tempo, pratico muay thai”.
ASSIM COMO SUA PERSONAGEM, ELA ADORA MANTER O BRONZEADO (Foto: Reprodução)
NADA DE DIETA

“Tenho preguiça, não curto muito seguir um menu rígido. Tento manter durante a semana uma alimentação mais saudável, equilibrada. Se extrapolo um pouco mais com doces ou massas, que adoro, no outro dia pego mais pesado na malhação”.


MADEIXAS EM DIA

“Não costumo fazer muita coisa no cabelo. Deixo para os hairstylists da novela, responsáveis pelo megahair, cuidarem. Em casa, a única coisa que faço é hidratá-lo uma vez na semana.”
BRUNA EM CLIQUES DURANTE OS CUIDADOS COM O MEGAHAIR  (Foto: Reprodução/Instagram)
BAD HAIR DAY? QUE NADA!

“É difícil meus cabelos amanhecerem rebeldes! Os fios são muito finos, então são fáceis de lidar. Em todo o caso, quando estão impossíveis, um coque é a salvação!”


DA COR DO PECADO

“Para manter o bronzeado, não abro mão de ir com frequência à praia. Não é algo que faça por obrigação, mas curto muito e é o modo mais natural de pegar uma cor”.

"AS PESSOAS FALAM SOBRE MEU SEX APPEAL, MAS SOU APENAS UMA GAROTA"  (Foto: Reprodução)
MAKE QUASE ZERO

“Como já uso muita maquiagem durante as gravações, e também por me achar muita nova ainda, tento não usar quase nada no dia-a-dia. Até mesmo à noite, adoro sair de cara limpa. O que não dispenso é um bom protetor solar, é meu ‘tem-que-ter”.


NA NÉCESSAIRE NÃO FALTA...

“A maquiagem da Make Up For Ever. Apesar de não usar quase make, gosto muito da marca, principalmente da linha 3D”.


 PRAIA JOÃO FRANCISCO QUISSAMÃ
ESTADO DO RIO.

 RIO TEM 49 ESPAÇOS CULTURAIS SEM ALVARÁ,
Município admite fechar os seus estabelecimentos; estado anuncia vistorias
Entre os que estão em situação irregular, 36 são geridos pela prefeitura; secretário municipal de cultura, que pediu levantamento, se diz supreso e admite que, na atual situação, não há garantia de que público esteja seguro.
Fonte o globo 31-1-2013

   SEDE SOCIAL IPIRANGA FUTEBOL CLUBE MACAÉ RJ
                                         Paula Fernandes

 Macaé Estado do Rio ,pagamos a gazolina mais cara do Brasil.Aguardamos um pronunciamento ANP!

quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

                   BOM DIA MACAÉ!

Macaé Estado do Rio.

  

 PAGAMENTO DE SALÁRIOS E TICKET , PREFEITURA MUNICIPAL DE QUISSAMÃ
Os servidores municipais da Prefeitura de Quissamã já tiveram seus novos tickets alimentação regularizados e liberados  no inicío da semana, e nesta quinta feira 31, recebem o pagamento referente aos salários do mês de janeiro ena sexta, dia 1 o ticket de fevereiro.
Geralmente a liberação do ticket, cujo valor é de R$ 264,82 é feita dia 1 de  cada m
ês, mas com a mudança de gestão no município houve  necessidade de modicação no convênio, o que gerou  um atraso no pagamento do benefício. Este mesmo caso ocorreu com os servidores que tiraram  férias neste mês de janeiro, também já  foi efetuado.

O secretário municipal de Administração, João Cândido Souza, explica que  as primeiras dificuldades foram superadas.
De acordo com João Cândido, cerca de R$ 3 milhões serão injetados no município nos próximos dias.
A secretária de Administração informou,  ainda, que o convênio  firmado com o Banco do Brasil para empréstimo consignado, suspenso ano passado, foi renovado e já está à disposição do funcionalismo público municipal.

NOITE DE POESIA EM IPANEMA

Flavia Vasconcellos lança

 livro de poesia na zona sul do Rio




Nesta quarta feira (30) na cidade maravilhosa a renomada jornalista Flávia Vasconcellos, lançará ao meio de concorrido coquetel o livro "Inquietude", com linda e doces poesias. Este evento cultural será na não menos famosa "Livraria da Travessa de Ipanema", às 19 horas. A querida Flávia espera receber um mundo de gente famosa do meio da cultura e da poesia. Pra semana os comentários.


....e um belo dia a querida Flavia escreveu: "...escrevo não com o que conheço, mas com o que desconheço. Se a literatura é uma extensão do autor, a mim ela surge pela falta. O escritor é, antes de tudo, alguém que escuta a si mesmo – e que se assusta com o que ouve! À medida que escrevo e me surpreendo com aquilo que eu não sabia que sabia, eu me torno mais amigo minha amiga. Me interesso pelo que me falta. O que sei não me basta ou satisfaz. CRIAR, PARA MIM, É A ALTERNATIVA DERRADEIRA PARA ABRANDAR O PESO DO NÃO SABIDO. Leiam INQUIETUDE".

OPINIÃO:

              TRAGÉDIA NA KISS






A tragédia de Santa Maria (RS) abalou o mundo. Mas erros primários vão continuar acontecendo e causando muitas mortes, basicamente, no Brasil, por três motivos: leis existem e são descumpridas o tempo todo e por todo mundo, há certeza de impunidade e o mais grave, pela corrupção que sempre acompanha coisas assim. Os 232 mortos, os 106 hospitalizados, sendo, pelo menos, 16 em estado gravíssimo, com o habitual desencontro de informações (as autoridades mal sabem precisar seu número de vítimas), apenas confirma o quão desamparados estamos em se tratando de grandes eventos.
 

 A negligência, possível superlotação, falta de fiscalização, estrutura deficiente e uso de pirotecnia na Boate Kiss mostraram isto. Estas são algumas das hipóteses que, somadas, teriam contribuído para a tragédia da madrugada do último domingo no Rio Grande do Sul. Passada mais esta comoção, acontecida 52 anos depois do incêndio do Grande Circo Brasileiro, em Niterói, quando 503 pessoas perderam a vida, haverá dezenas e dezenas de palpites vindos de vários pontos do Brasil. E do mundo. 
 

A verdade é que shows pirotécnicos vão continuar a existir em locais inapropriados, bem como a ganância por dinheiro gerando superlotação e, na maioria das vezes, muito pânico ( basta começar a primeira briga), fiscais fazendo vista grossa, dependendo da interveniência e interesse políticos, pessoal despreprado também. E que o choro e as lamentações, para muitos, só vão durar até a próxima desgraça.

GASOLINA MAIS CARA A PARTIR DE HOJE

Petrobras aumenta gazolina em  de 6,6%


Depois de meses indicando que aumentaria os combustíveis, a Petrobras anunciou no início da noite de ontem reajuste de 6,6% para a gasolina tipo A e de 5,4% para o diesel na média do país. Os novos valores já estão em vigor hoje.

Segundo o Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Combustíveis e de Lubrificantes (Sindicom), haverá repasse do reajuste para os consumidores. Os proprietários de postos, entretanto, ainda não sabem de quanto será o impacto do aumento na bomba. O presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Combustíveis e Lubrificantes do Estado (Sulpetro), Adão Oliveira, espera que os postos aumentem os preços assim que receberem o produto com os novos valores, a partir de hoje.

— Há postos que recebem combustível todo dia. À medida que forem recebendo a gasolina com reajuste da refinaria, vão repassar — diz Oliveira.

O diretor do Centro Brasileiro de Infraestrutura (CBIE), Adriano Pires, calcula que o impacto do aumento da gasolina nas refinarias será de cerca de 4% nas bombas. Conforme o especialista, o aumento é insuficiente para a Petrobras, mas alivia o caixa da empresa. Sobretudo, acrescentou Pires, o reajuste demonstra que a presidente da empresa, Maria das Graças Foster, conseguiu convencer o governo da necessidade de aumento, mesmo com a inflação em alta. Ainda de acordo com o especialista, a alta terá impacto de 0,13 ponto percentual no Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

O economista Fábio Romão, da LCA Consultores, calcula que, no varejo, o reajuste levará a uma alta de 5,3% na gasolina e 4% no diesel. No ano, o principal índice de inflação do país deverá subir 0,3 ponto percentual por causa dos combustíveis, acrescenta.

A Petrobras avisou ao governo no ano passado, quando da elaboração do Plano de Negócios, que precisaria reajustar a gasolina e o diesel em 15%, de forma a conseguir financiar os investimentos de US$ 236,5 bilhões previstos para o período 2012-2016. "Esse reajuste foi definido levando em consideração a política de preços da companhia, que busca alinhar o preço dos derivados aos valores praticados no mercado internacional em uma perspectiva de médio e longo prazo", informou a estatal no comunicado.


Aumento não cobre defasagem em relação a mercado externo
Em 25 de junho, a gasolina foi reajustada nas refinarias em 7,83%. Agora, faltaria cerca de 7% para que a pretensão da estatal fosse atendida. O diesel recebeu dois reajustes desde então. Um de 3,94%, em 25 de junho e outro de 6%, em 16 de julho.

Apesar de o percentual do aumento da gasolina ser pouco inferior ao previsto no Plano de Negócios, a alta concedida no diesel poderá compensar o resultado. O diesel é o combustível com maior impacto no balanço da companhia.

Os preços da gasolina e do diesel sobre os quais incide o reajuste anunciado não incluem os tributos federais Contribuição de Intervenção do Domínio Econômico (Cide) e PIS/Cofins e o estadual Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), de acordo com a Petrobras.

O aumento não acaba com a defasagem de preços dos combustíveis vendidos pelas refinarias da Petrobras em relação ao mercado internacional, mas garante a continuidade de projetos e investimentos. Além de aliviar o caixa da companhia, que registra prejuízo de cerca de US$ 1 bilhão ao mês com a diferença entre os preços de importação de diesel e gasolina e os praticados no mercado doméstico.

TRAGÉDIA DE SANTA MARIA

Prefeito de Santa Maria:

 ‘Os documentos estavam em ordem’



Prefeito de Santa Maria, Cezar Schirmer
Foto: Agência RBS / Jean Pimentel
Prefeito de Santa Maria, Cezar Schirmer Agência RBS / Jean Pimentel
Macaé em Pauta O prefeito de Santa Maria, Cezar Schirmer, defendeu-se das acusações de irregularidades nos alvarás concedidos à boate Kiss. E acrescentou, em entrevista ao GLOBO, que está “absolutamente tranquilo” em relação a isso.


Por que o senhor ainda não entregou e divulgou imediatamente a documentação relacionada à boate Kiss?


Nas primeiras 48 horas da tragédia, a prefeitura dedicou-se a cumprir tarefas urgentes. Passadas essas primeiras horas ajudando no que era possível, agora temos de nos debruçar sobre questões que envolvem a apuração dos fatos. Nós recebemos hoje (ontem), exatamente às 12h35m, um ofício do delegado pedindo os documentos. Não houve sonegação, mas, sim, necessidade de seguir o rito normal.

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

AGRADECIMENTO

Aos queridos visitantes das páginas sociais, agradecemos de coração a visitação de nosso blog "Macaé em Pauta".. Estamos chegando a marca de 157.000 acessos.

Continuem nos prestigiando, o nosso compromisso maior é informar as notícias de Macaé e região.


"MACAÉ EM PAUTA''.

Brasil, 29 de janeiro de 2013
Rubem Almeida.

BELAS MOLDURAS

            Praia Imbetiba - Macaé RJ

SÍMBOLOS: - BANDEIRA DO MUNICÍPIO DE MACAÉ

Macaé RJ

NOTÍCIAS DE QUISSAMÂ

Thiaguinho e Cidade Negra no

 verão de Quissamã

Foto: Adilson dos Santos cA alegria de Thiaguinho e o balanço do Cidade Negra são as principais atrações do Q'Verão 2013. O projeto foi relançado, na manhã desta quinta-feira, pelo prefeito de Quissamã, Octávio Carneiro, pelo presidente da Fundação Municipal de Cultura e Lazer, Oscar Luiz Chagas(foto). O evento, no auditório da Prefeitura, reuniu a mídia regional, secretários e vereadores.

        
Oscar ressaltou que o projeto foi criado na primeira gestão de Octávio, no início da década de 90, e virou referência na região. “Nosso tempo de preparo foi curto, mas fizemos questão de relançar esse projeto tão importante para cidade. Todos os verões passados tiveram um tema e para 2013 escolhemos o circo”, afirmou Oscar.

O presidente da Fundação declarou ainda que a programação não ficará restrita à Praia de João Francisco e ao Centro. Haverá palcos também na Praia do Visgueiro, Barra do Furado e nas Casuarinas da Ilha.

No próximo sábado (26), às 23h, o cantor Thiaguinho fará a abertura oficial do projeto Q Verão no palco principal da Praia de João Francisco. Primeiro lugar nas paradas de sucesso e aclamado por todos, o público estimado para assistir ao show do “rei da ousadia e alegria”, é de aproximadamente cinco mil pessoas.

Nosso tempo de preparo foi curto, mas fizemos questão de relançar esse projeto tão importante para cidade. Todos os verões passados tiveram um tema e para 2013 escolhemos o circo.


Logo após a apresentação de Thiaguinho, a Avenida Atlântica vai receber o trio elétrico com Gil Paixão. No domingo (27), no mesmo local, o agito vai ficar por conta do trio com Paulinho Badaloka, a partir das 15h. Mais cedo, às 11h, em Barra do Furado, acontece show com Mário dos Navegantes.

A programação de Carnaval prevê desfiles de blocos, escolas de samba e bois malhadinhos na Avenida Barão de Vila Franca, no Centro, além de participação de integrantes da Escola Nacional do Circo.

O encerramento do Q'Verão 2013, no dia 16 de fevereiro, será com o grupo Cidade Negra, na Praia de João Francisco. O público terá a oportunidade de acompanhar os principais sucessos do grupo, surgido na Baixada Fluminense, que este ano completa 27 anos de carreira.

TRAGÉDIA DE SANTA MARIA

Ministro da Saúde diz que 118 vítimas do incêndio seguem internadas no RS

Alexandre Padilha disse que evolução dos pacientes é prioridade.


Nenhum óbito foi hospitalar foi registrado desde a tragédia.


Alexandre Padilha concedeu entrevista coletiva no RS (Foto: Reprodução/RBS TV)Alexandre Padilha concedeu entrevista coletiva no RS
(Foto: Reprodução/RBS TV)
 
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, afirmou no começo da manhã desta terça-feira (29) que 118 vitimas do incêndio que atingiu a boate Kiss durante uma festa universitária, em Santa Maria, seguem internadas em hospitais da cidade e também em Porto Alegre. Destes, 75 estão com estado de saúde considerado mais critico, com risco iminente de morte. O incêndio na boate Kiss deixou 231  jovens mortos.

"A nossa maior preocupação agora são com estes 75 pacientes que estão em situação crítica e que podem evoluir para óbito", disse o ministro. Das pessoas que estão com estado de saúde considerado critico, cerca de 20 são devido a queimaduras sofridas durante o incêndio. A maioria dos pacientes que se encontra nesta situação já foi transferida para hospitais de referência em Porto Alegre. Um segue em Santa Maria a pedido a família.

Embora o número de pacientes em situação crítica de saúde se mantenha em 75, nenhuma morte foi registrada nas últimas horas. "Estamos completando 54 horas sem nenhum óbito hospitalar", disse o ministro.

O número de pacientes internados em Santa Maria reduziu nas ultimas horas, segundo Padilha. No final da tarde de segunda-feira (28) era de 83 e caiu para 65 nesta terça (29). Alguns tiveram alta e outros foram transferidos para Porto Alegre. "Foram 12 transferências realizadas ao longo do dia. Nesta manhã, estamos avaliando a possibilidade de novas transferências", disse.

Ao todo, mais de 50 profissionais estão trabalhando de forma integrada com a forca-tarefa do SUS que coordena os trabalhos de auxilio às vitimas. De acordo com o Alexandre Padilha, eles seguirão dando apoio também aos familiares das vítimas que perderam a vida na tragédia.

O alerta para que as pessoas que estiveram na boate Kiss, que pegou fogo durante uma festa universitária no domingo (27), segue mantido. Quem apresentar sintomas como tosse e falta de ar e devem procurar o serviço medico imediatamente. Segundo o ministro, há risco que essas pessoas desenvolvam a chama pneumonite tóxica. "Ontem à noite tivemos um caso de paciente que estava em uma UPA (Unidade de Pronto Atendimento) e piorou. Ele agora esta em ventilação mecânica", acrescentou.

Incêndio e prisões
O incêndio começou por volta das 2h30 de domingo (27), durante a apresentação da banda Gurizada Fandangueira, que utilizou sinalizadores para uma espécie de show pirotécnico.


Segundo relatos de testemunhas, faíscas de um equipamento conhecido como "sputnik" atingiram a espuma do isolamento acústico, no teto da boate, dando início ao fogo, que se espalhou pelo estabelecimento em poucos minutos.

Quatro foram presos nesta segunda-feira após a tragédia: o dono da boate, Elissandro Calegaro Spohr, o sócio, Mauro Hofffmann, e dois integrantes da banda Gurizada Fandangueira, que fazia um show pirotécnico que teria dado início ao incêndio, segundo informações do delegado Sandro Meinerz, responsável pelo caso.
Em depoimento, Spohr afirmou à Polícia Civil que sabia que o alvará de funcionamento estava vencido, mas que já havia pedido a renovação.

O advogado Mario Cipriani, que representa Mauro Hoffmann, afirmou que o cliente "não participava da administração da Kiss".
Na manhã desta segunda, outros dois integrantes da banda falaram sobre a tragédia. "Da minha parte, eu parei de tocar", disse o guitarrista Rodrigo Lemos Martins, de 32 anos.

Por meio dos seus advogados, a boate Kiss se pronunciou sobre a tragédia, classificando como "uma "fatalidade".

A presidente Dilma Rousseff visitou Santa Maria no domingo e decretou luto oficial de três dias.

O comandante do Corpo de Bombeiros da região central do Rio Grande do Sul, tenente-coronel Moisés da Silva Fuch, disse que o alvará de funcionamento da boate estava vencido desde agosto do ano passado.

GUERRA AOS MOSQUITOS

Aluizio anuncia guerra 

contra mosquito da dengue


 
O primeiro grito de guerra para combater o mosquito da dengue foi dado hoje pela manhã pelo  Prefeito de Macaé.  Dr. Aluizio lançou oficialmente  na  manhã desta segunda feira (28) no auditório da Prefeitura de Macaé, a campanha de combate a dengue 2013. O evento reuniu parte do secretariado da municipalidade, autoridades,  educadores, estudantes, vereadores e  figuras da sociedade civil organizada. O tema da reunião teve como objetivo alertar a população sobre o período mais crítico da doença, em que aumenta a infestação do Aedes aegypti e especialmente o número de casos da doença.

A prefeitura atuará em quatro eixos principais: sistematizar as ações de atendimento ao paciente; combate ao vetor, vigilância dos casos notificados, educação, saúde e mobilização social. A proposta do plano de contingência é trabalhar com base nas Diretrizes Nacionais para Prevenção no Controle da Dengue, levando-se em consideração a classificação de risco para prioridade no atendimento. No encontro o prefeito assinalou que a participação dos médicos e demais  profissionais de saúde é primordial para a qualidade da coleta dos dados, o trabalho de educação da comunidade é importante para chamar a corresponsabilidade da população nesta luta.

 “A prefeitura esta na rua fazendo sua parte, agora é preciso que a população entenda a proposta e colabore, pois combater a doença é uma ação de cooperação”, enfatizou o prefeito. Dr. Aluízio ressaltou ainda que todo empenho dos diversos setores dos órgãos municipais é para evitar uma epidemia na cidade e principalmente que não seja registrado nenhum óbito por dengue. Para isso, é importante que a população receba os agentes e siga suas orientações, coloque o lixo na rua no dia de coleta, entre outras ações.

 Outra proposta do plano de contingência é a implementação do projeto de mobilização da sociedade e iniciativas complementares de educação em saúde com a realização de concursos de redação, poesia, música em parceria com a secretaria de Educação, utilização de gotas homeopáticas e ações conjuntas com a coordenação de vigilância sanitária.
 
Dados da prefeitura apontam que a situação da dengue no município está sob controle, mas que os trabalhos de combate ao vetor e de mobilização social devem permanecer a fim de evitar o aumento de casos na cidade. De primeiro a 25 de janeiro, foram registradas 26 notificações, sendo que deste total 15 já foram confirmados. Os bairros com maior número de casos são Lagomar, com cinco e Aeroporto com três.

Segundo pesquisa do Ministério da Saúde, 91% das pessoas pesquisadas sabem as medidas para evitar a doença, 96% recordam as campanhas e mesmo assim 80% dos focos estão nos domicílios. Por esta razão, uma das ações que serão implementadas nos próximos dias é a sala de situação da dengue, unindo os setores de vigilância epidemiológica e o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) para vigilância ativa de casos e monitoramento diário dos focos.

Plano – Na abertura, o Grupo de Teatro Arte em Saúde (Grutas) fez apresentação de uma esquete teatral sobre a doença e a importância de eliminar objetos que acumulem água e sirva de criadouro do mosquito. A apresentação do grupo parte das estratégias de mobilização social de combate à dengue. Outras estratégias como manejo de pacientes, treinamento de profissionais, definição de enfermarias especializada em dengue adulto e pediátrica, também foram definidas.

Um dos focos principais do plano municipal é o combate ao vetor. Os ovos do Aedes Aegypti são resistentes, podendo ficar de seis meses até um ano dentro de potinhos, garrafas, pratinhos de planta. Mas, ao entrar em contato novamente com a água as larvas começam a nascer e em uma semana, o mosquito atinge a fase adulta.

Para garantir o sucesso do Plano Municipal de Combate a Dengue foram traçadas ações compartilhadas, com diversos órgãos da prefeitura. Um “choque” de limpeza em vários bairros da cidade foi iniciado desde o primeiro dia da primeira gestão. De acordo com informações apresentadas nesta segunda-feira, o lixo contribui muito com o crescimento dos focos do mosquito da dengue.

Nesta segunda-feira (28), 70 agentes do CCZ foram distribuídos no bairro Lagomar, com o intuito principal de localizar os possíveis focos de mosquito, recolher as amostras e encaminhá-las para o laboratório do Centro de Controle de Zoonoses, que possui uma equipe especializada para dar o resultado das análises no prazo máximo de 24 horas.
 
A ação no Lagomar está prevista até domingo (3), pelo fato de muitas residências estarem fechados durante a semana. De acordo com o relatório do CCZ, uma das principais dificuldades para combater e bloquear os focos, é justamente as casas fechadas e o fato de muitos moradores não receberem os agentes. Vale ressaltar que os funcionários estão sempre devidamente uniformizados e com o crachá de identificação da Prefeitura de Macaé.

Dentro do cronograma, está previsto ainda o mutirão nos bairros Botafogo, de 4 a 6 de fevereiro e nos Cajueiros, em data ainda a ser definida. Na educação, uma campanha envolverá os alunos da rede pública, com abordagem das temáticas de combate dentro da sala de aula em diferentes disciplinas.

A fiscalização e o setor de Licenciamento Ambiental, baseados no acondicionante ambiental, que prevê controle de proliferação do mosquito da dengue, atuarão principalmente junto a empresas e empreendimentos que precisam da licença para se instalarem no município.



 As notificações sobre possíveis focos de dengue podem ser feitas através do Disque Dengue Macaé, pelos telefones (22) 2772.6461 ou (22) 2772.7226.

PREFEITURAS DE COFRES CHEIOS

Encontro de prefeitos: 

Dilma oferece R$ 66,8

 bilhões  às prefeituras



A presidente Dilma Rousseff dicursa durante encontro com prefeitos em Brasília (Foto: Fabio Rodigues Pozzebom/ABr)
A presidente Dilma Rousseff anunciou nesta segunda-feira (28) que o governo federal vai disponibilizar para os municípios neste ano R$ 66,8 bilhões em recursos novos. Ela discursou para uma plateia repleta de prefeitos eleitos e reeleitos em 2012 durante o 2º Encontro Nacional de Novos Prefeitos e Prefeitas, em Brasília.
 

"Os municípios, além de todas as obras anteriormente contratadas, passarão a ter R$ 66,8 bilhões em recursos novos para suas obras", afirmou durante discurso, momento em que foi bastante aplaudida pelo público, que é estimado em 20 mil pessoas pela pasta Secretaria de Relações Institucionais, que organiza o evento.
 

Dilma afirmou que o governo federal será um "parceiro comprometido" e construirá um "novo patamar de relações federativas". Ela disse ainda estar disposta a ter uma relação "respeitosa, produtiva, fraterna com estados e municípios para que sejamos capazes de superar juntos os desafios, todas as barreiras e gargalos que existem na atividade política que exercemos".
 
 

Por outro lado, pediu que os prefeitos acelerem seus projetos, lembrando que existe grande número de obras atrasadas, paralisadas ou não iniciadas. "Precisamos superar essa situação e acelerar. Não há contingenciamento de recursos do PAC, portanto existem todas a condições para levar adiante essas obras e levar isso com velocidade", afirmou.
 

Investimentos

Do total a ser liberado, R$ 35,5 bilhões serão para obras de saneamento, pavimentação e mobilidade urbana. A partir de fevereiro, o governo divulgará os municípios selecionados para receber o recurso, informou a presidente. A partir de então, os valores "imediatamente estarão liberados para que essas obras sejam executadas pelos senhores o quanto antes", afirmou.
 

Nesta segunda, complementou a presidente, o governo abriu nova seleção entre os municípios para receberem investimento de R$ 31,1 bilhões. "Também aqui não há tempo a perder e será necessário elaborar os projetos o mais rápido possível", disse.
 
 

Dilma anunciou ainda que todos os municípios com menos de 50 habitantes, além de receberem retroescavadeiras – medida anunciada no ano passado – passarão também a ter motoniveladoras. Este foi o momento mais aplaudido durante seu discurso.
 
 
As retroescavadeiras estão sendo entregues em todo país, como no Piauí, onde a presidente entregou 25 unidades na semana passada. Nesta terça (29), ela entregará os equipamentos a 20 municípios de Sergipe. O governo quer que até o final deste ano, todos os municípios com menos de 50 mil habitantes tenham recebido suas retroescavadeiras.
 

O semi-árido também receberá ajuda especial. Dilma prometeu entregar 240 mil cisternas até o fim de 2013 na região. No ano passado, foram construídas 150 mil unidades.
 

Dilma ainda prometeu aos prefeitos, ainda em 2013, a construção ou cobertura de 2.927 quadras em escolas públicas, que não precisarão mais atender à exigência mínima de ter mais de 500 alunos. De acordo com a presidente, escolas com mais de 100 alunos poderão requisitar as quadras, o que faz com que esses estabelecimentos de tornem “mais convidativos” à comunidade.


Na saúde, a presidente anunciou ampliação de 5.629 postos de saúde em todo país e construção de 1.253 novas unidades. "Vamos investir R$ 1,2 bilhão para melhorar os equipamentos desses postos, porque isso permitirá um melhor atendimento para população e diminuirá a pressão sobre hospitais", afirmou.
 

Moradias
Dilma também pediu colaboração aos prefeitos para a execução do programa habitacional do governo federal. "O Minha Casa, Minha Vida avançará mais rápido nos municípios pequenos , médios e grandes se os prefeitos ajudarem", disse.
 

Do início do seu governo até janeiro de 2013, foram contratadas 1,3 milhão de moradias por meio do programa, segundo disse. Até 2014 o governo pretende contratar mais 1,1 milhão de casas.
 

"Desse total, quero destacar que estamos abrindo uma nova seleção pública para municípios com menos de 50 mil habitantes. Esses municípios poderão concorrer a mais 135 mil moradias e assim que estejam concluídos, abriremos outra [concorrência]. Caberá a essas prefeituras, se for o caso, oferecer terreno e infraestrutura, todos os recursos para construção serão garantidos pelo governo federal", afirmou.
 

Dilma anunciou também que, a partir de fevereiro, estará aberta a seleção para o PAC Cidades Históricas, ação que pretende destinar R$ 1 bilhão para reestruturação de monumentos e requalificação de espaços públicos nas 44 cidades históricas brasileiras. Outros R$ 300 milhões serão destinados a reestruturação de edifícios privados nessas cidades.

Royalties

Num momento enfático do discurso, Dilma voltou a defender que os royalties do petróleo sejam destinados à educação. "Nenhum país se transformou em uma nação desenvolvida sem uma estrutura que garantisse creche e educação pré-primária para suas crianças, que garantisse alfabetização na idade certa e que assegurasse para suas crianças educação em tempo integral. Todos nós sabemos que para isso precisa de dinheiro. Por isso, teremos que discutir o que fazer com os royalties", afirmou.
 

Em dezembro, o Executivo enviou ao Congresso Nacional medida provisória que destina à educação 100% dos royalties recolhidos em futuros contratos de petróleo sob o regime de concessão (fora do pré-sal). A medida ainda aguarda votação e deverá ser analisada pelos parlamentares até 10 de março, quando perderá a validade.
 

A medida também determina que serão destinados à educação 50% dos rendimentos do Fundo Social, uma espécie de poupança pública formada por recursos que a União recebe na produção do petróleo da camada pré-sal. Muitos parlamentares, no entanto, defendem que a renda do petróleo também seja aplicada em outras áreas, como saúde e previdência.
 

"Eu sempre disse que eu não faço demagogia. Não tem da onde tirar. Nós temos de ter visão de longo prazo e de médio prazo e ter responsabilidade com as futuras gerações. Precisamos de colocar muito dinheiro na educação", disse a presidente.
 

Dilma afirmou que o Brasil é rico, que tem minério, petróleo, agricultura e indústria, mas disse que o maior patrimônio de um país é o que se leva na "cabeça". "Até o último dia do meu governo, eu vou brigar todos os dias para ampliar as condições para que tenhamos uma educação de qualidade. É uma responsabilidade que temos de ter", declarou.
 

Com o Encontro Nacional de Novos Prefeitos e Prefeitas, a Presidência pretende apresentar os principais programas federais e orientar os prefeitos de forma técnica sobre como firmar convênios e contratos de repasse com a União.
 

"Queremos que vocês se apropriem rapidamente de todas as informações, potencialidades do elenco existente de planos, programas, ações e serviços que o governo federal já firmou ou pode firmar com seu município. Queremos que as prefeitas e prefeitos tenham acesso aos recursos do Orçamento Geral da União e aos financiamentos que estão disponíveis", disse a presidente.