quinta-feira, 30 de junho de 2016


quinta-feira, 30 de junho de 2016

Prefeitura esclarece não pagamento de incorporação para aposentados e pensionistas

30/06/2016 18:54:00 - Jornalista: Equipe secom
Compartilhe:  
  •    
  •    
  •    
Foto do prefeito, doutor Aluízo, falando
Foto: Maurício Porão
Coletiva foi realizada nesta quinta-feira, à tarde
Cumprindo decisão do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), a Prefeitura de Macaé manterá suspensão imediata do pagamento de incorporação de servidores municipais aposentados e pensionistas. Em coletiva na tarde desta quinta-feira (30), o prefeito Dr. Aluízio afirmou que a representação de inconstitucionalidade ajuizada pelo executivo municipal, em outubro de 2015, foi, exclusivamente, aos servidores municipais ativos, mas a recomendação da justiça foi clara "Que o prefeito não efetue o pagamento de qualquer espécie que tenha, como fundamento incorporações".
- Vamos recorrer da decisão, solicitando que se mantenha o pagamento das incorporações dos aposentados. Neste momento, a prefeitura está proibida por força da lei de efetuar este pagamento, até que o recurso seja julgado. Assim que sejam julgadas essas incorporações estarão resguardadas dentro da rubrica da prefeitura. É bom frisar, que em momento nenhum foi intenção atingir os servidores inativos, mas a situação mudou e agora, a justiça decidiu que não seja paga - explicou Dr. Aluízio

O prefeito acrescentou que são 100 aposentados com incorporação num universo de mil com custo anual de R$ 3 milhões. E 600 servidores da ativa que recebem o benefício num total de 17 mil funcionários efetivos, custando ao erário público R$ 24 milhões por ano.

O não cumprimento da recomendação, pode acarretar em ato de improbidade administrativa, passível de responsabilização pessoal a ser verificada pelo Ministério Público Estadual, que estipulou o prazo de 24 horas para a manifestação do prefeito. 

segunda-feira, 27 de junho de 2016

Rio das Ostras participa do Programa Lidera Turismo

Foto: Divulgação
Lidera Turismo reúne representantes do setor público e privado para discutir estratégias para o Estado
Estimular ações de desenvolvimento local e regional, fortalecendo o papel da administração pública e de lideranças do Turismo. Com esses objetivos, gestores públicos, empresários e representantes de entidades do setor de Rio das Ostras e Macaé têm participado, desde maio deste ano, do programa Lidera Turismo. Nesta quarta, 22, Rio das Ostras sediou mais um encontro do programa, para discutir estratégias. A iniciativa, que tem a coordenação do Sebrae, acontece de forma integrada em oito regiões do Estado do Rio de Janeiro. 

Integrantes da equipe técnica da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo representam Rio das Ostras na elaboração do mapa estratégico do setor, que será apresentado a autoridades e representantes de entidades ligadas ao turismo, no dia 26 de julho. 

“Encontramos um grupo bom de trabalho. Lideranças abertas ao diálogo e a captar informações. A interação deste grupo é superpositiva, pois nivela o conhecimento e contribui para a construção de um projeto consistente”, disse Bruno Fernandes, analista do Sebrae. 

Além da secretária municipal Carla Ennes e da equipe da Secretaria de Turismo, o Lidera Turismo conta com representantes do Rio das Ostras Convention & Visitors Bureau, Associação de Hotéis, Núcleo Gourmet, trade de turismo entre outras entidades locais. 

As discussões são divididas em três eixos – Visão Sistêmica, Inovação e Experiência e Gestão Empreendedora, com encontros presenciais, tutoriais, seminários técnicos e workshops de projetos. 

Os encontros presenciais acontecem em Macaé e as tutorias em Rio das Ostras, município com maior representatividade no Projeto, que também conta com a participação de Macaé e Sana, distrito do município.
Divulgação FMC
 

Projeto 'Professor Investigador' acontece nesta sexta-feira

E-mailImprimir
Oprofessor investigador 03 Solar dos Mellos dará início ao projeto Professor Investigador, na sexta-feira (1º), às 14h. Com o tema "Programa de Educação Patrimonial", o objetivo é preservar o patrimônio como área de estudo ou como tipo de administração que vise a promoção de trabalhos, memórias, lugares, entre outros tipos de acervos, propriedades e recursos. O evento promove o estudo da história local e regional para professores da rede pública e particular de Macaé.
De acordo com o palestrante, o sociólogo João Bosco de Paula Bon Cardoso, a proposta é apresentar o Centro Histórico da Cidade de Cantagalo, além de mostrar a criação e a concepção do projeto. "A ideia é passar um pouco da minha experiência na área e fazer com que as pessoas se inspirem e façam seus próprios projetos, desenvolvendo os objetivos, metodologias e características específicas do patrimônio cultural", detalhou João, que também leciona na rede pública e privada do município de Cantagalo, na disciplina de História, e é docente pela UNIRIO, polo CEDERJ/Cantagalo.
São 40 vagas. Os professores da rede pública e particular que quiserem se inscrever para participar do Projeto Professor Investigador podem telefonar para o Solar dos Mellos: (22) 2759-5049, que fica na Rua Conde de Araruama, 248, Centro. O Solar dos Mellos está ligado à Fundação Macaé de Cultura.

Julie Silveira
Foto: Rogério Peccioli
 

Notícias

São Pedro da Aldeia receberá empresa de distribuição de alimentos Por Gabrielly Costa em 30/06/2016
O prefeito Cláudio Chumbinho recebeu em seu gabinete, nesta quinta-feira (30), o empresário Luis de Cardoso, diretor-presidente da Lagos Meat Distribuidora, o mais novo empreendimento prestes a chegar a São Pedro da Aldeia. A distribuidora de produtos alimentícios será a primeira empresa a construir sua sede no Polo Logístico/Industrial do município, localizado no bairro São Mateus. A previsão é de que as obras se iniciem em 30 dias e sejam finalizadas em 2017. A expectativa é de que 100 empregos diretos e cerca de 150 indiretos sejam gerados de imediato, com prioridade para mão de obra local. Com o encontro, o chefe do executivo aldeense reafirma o compromisso da atual gestão de incentivar a chegada de novas empresas, criando mercados de trabalho e aumentando a arrecadação municipal.

Imagem da Notícia

Também participaram da reunião o subsecretário de Desenvolvimento Econômico, Gilson Brandão, o assessor especial da Secretaria de Governo e Desenvolvimento Econômico, Paulo Jorge dos Santos, e o presidente da Associação Comercial, Industrial, Turística e Agrícola de São Pedro da Aldeia (ACIASPA), Elton Jhonson.

De acordo com o Prefeito Cláudio Chumbinho, uma de suas metas é transformar São Pedro da Aldeia no polo de empregos da Região dos Lagos. “O desenvolvimento do município inclui toda a região. Sempre trabalhamos muito em prol da nossa cidade, pautando ações voltadas à geração de trabalho e renda. Damos todo o apoio e segurança necessários para o empresário investir em São Pedro da Aldeia, temos um corpo técnico que se empenha e se dedica diariamente ao assunto com muita transparência e responsabilidade”, afirmou.

Diretor-presidente da Lagos Meat Distribuidora, Luis de Cardoso destaca que a nova sede será a empresa âncora do Polo aldeense. “Logisticamente falando, São Pedro da Aldeia é o melhor local do interior do Estado para transporte e estamos muito satisfeitos por estarmos aqui hoje. Ficamos muito felizes pela receptividade do prefeito e da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, isso nos dá cada vez mais confiança de investir na cidade”, disse.

A chegada da Lagos Meat Distribuidora ao bairro São Mateus marca a abertura oficial da zona logística de São Pedro da Aldeia. O Condomínio Industrial, fruto de investimento totalmente particular, pode abrigar cerca de 70 empresas e conta com uma área de 300 mil m². “Temos o projeto estratégico de atender o Rio de Janeiro a partir do nosso polo logístico/industrial. A Lagos Meat vai ancorar uma série de centros de distribuição no local e é um marco da prosperidade que virá para a região. Nosso município oferece uma segurança jurídica que faz com empresários invistam na cidade mesmo num momento de crise”, declarou o subsecretário de Desenvolvimento Econômico, Gilson Brandão.

A gestão empreendedora do governo Cláudio Chumbinho gerou grandes frutos para São Pedro da Aldeia. Em menos de quatro anos de governo, a cidade se tornou sede de empreendimentos inéditos como a Usina de Tratamento de Biogás, a primeira do Brasil, e a loja de departamentos Havan, primeira do estado do Rio de Janeiro. Foram inaugurados o supermercado atacado-varejista Atacadão, as concessionárias Fiat e Renault Auto France e a empresa de combustível, com posto de gasolina e loja de conveniências, do Polo Logístico/Industrial em São Mateus. As obras do frigorífico Mayara Distribuidora, que irá gerar cerca de 600 empregos quando concluído, e do multimercado Costa Azul continuam a todo vapor.

Em maio deste ano, o chefe do executivo aldeense assinou o decreto de criação do primeiro micropolo comercial do bairro Retiro. O local abrigará as empresas Pescado Magalhães, Frutal, TEM e Strong. O governo segue em busca de novos empreendimentos para se instalarem no micropolo. 

Criação da Diretoria de Estratégia, Organização e Sistema de Gestão

30.Jun.2016
senado_300.jpgNosso Conselho de Administração vai propor para a Assembleia Geral a criação da diretoria de Estratégia, Organização e Sistema de Gestão, aumentando de sete para oito o número de membros da Diretoria Executiva.
A nova diretoria terá como foco principal reforçar o nosso planejamento estratégico, assim como auxiliar na definição dos planos de negócio e gestão. Conforme anunciado pelo presidente Pedro Parente nós estamos discutindo uma revisão de nosso planejamento estratégico, o que deve ser concluído em até 120 dias. A nova diretoria também trabalhará para aprofundar os mecanismos de controle de gastos e acompanhamento dos projetos de investimentos, além de representar mais um passo nas modificações da governança corporativa da empresa, implementadas desde abril.
A criação da nova diretoria não alterará o montante global da remuneração dos administradores de R$ 28,7 milhões já aprovado em Assembleia Geral.
Também serão feitos ajustes no estatuto para adequar as regras às resoluções da Comissão Interministerial de Governança Corporativa e de Administração de Participações Societárias da União (CGPAR), como a definição dos requisitos mínimos e impedimentos para a nomeação de integrantes da alta administração. Entre as exigências está, por exemplo, a vedação a que candidatos ocupem cargos de direção na empresa tendo parente até o terceiro grau ocupando outro órgão estatutário.
Postado em: [Institucional]