terça-feira, 31 de julho de 2018

Nuamc é referência em cuidado com gravidez de alto risco

2018-07-31 11:24:00 - Jornalista: Liliane Barboza
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Foto de mulher sendo atendida por médica
Foto: Ana Chaffin
A técnica de enfermagem Jéssica Barreto está com 18 semanas de gestação e recebe acompanhamento no Nuamc Aroeira
Referência no acompanhamento de pré-natal na gravidez de alto risco, o Núcleo de Atenção à Mulher e à Criança (Nuamc) Aroeira oferece atendimento multiprofissional com nutricionista, psicólogo, assistente social, quatro médicos obstetras, além de enfermeiras especializadas. O local assiste mensalmente em média 500 gestantes encaminhadas pelas Estratégias Saúde da Família (ESFs) ou outras unidades de saúde do município.
A técnica de enfermagem Jéssica Barreto, de 27 anos, grávida de quatro meses, contou que chegou até o Nuamc da Aroeira, encaminhada pelo Hospital Público de Macaé (HPM), quando sofreu um princípio de sangramento no início da sua gestação.

- Cheguei aqui com princípio de aborto e graças ao atendimento que recebi, eu e meu filho estamos bem. Já fiz todos os exames iniciais e graças a Deus, Miguel está ótimo e a previsão é de que o meu parto seja realizado no início de dezembro - explicou.

Jéssica acrescentou que por já ter sofrido um aborto espontâneo há dois anos, os seus cuidados com a nova gestação foram redobrados. "No início fiz repouso, pois a gravidez era de alto risco, agora a minha expectativa é que tudo ocorra de forma tranquila até o final da gestação e que eu possa ter meu filho em segurança", ressaltou.

A enfermeira Fabrícia Quintanilha, especialista em obstetrícia, destacou a importância do pré-natal desde o início da gestação para evitar problemas. No caso da descoberta de alguma doença, o tratamento será precoce e mais adequado.

- Aqui recebemos gestantes com toxoplasmose, lúpus, tuberculose, entre outras pacientes portadoras de doenças autoimunes. Pedimos exames laboratoriais de rotina e orientamos qual o tratamento mais indicado para cada uma delas, bem como a classificação de risco - explicou.

Fabrícia detalhou que entre as pacientes atendidas no Núcleo de Atenção à Mulher e à Criança (Nuamc) Aroeira, é comum algumas delas desenvolverem durante a gestação a hipertensão arterial (pressão alta) e a diabetes. "Infelizmente ainda existem mulheres que não fazem o pré-natal corretamente e desde o início da gravidez. Esse acompanhamento é fundamental", alertou.

A administradora do Nuamc, Georgia Sardinha Quinteiro, informou que todas as pacientes passam pelo Serviço Social e a primeira consulta é realizada por uma enfermeira. Além de gestantes de alto risco, são atendidas também no local pacientes de risco habitual.

O Nuamc funciona na rua Francisco Alves Machado, 235, bairro Aroeira, de segunda a sexta-feira para atendimento aos pacientes, de 7h às 21h. Já as consultas podem ser agendadas na recepção geral de segunda a sexta-feira das 8h às 17h; para o pré-natal é necessário comparecer na sala do Serviço Social de segunda a quinta de 8h às 16h. Para agendar é necessário fazer a carteirinha da unidade, levando os seguintes documentos: RG, CPF, comprovante de residência e cartão do SUS.

Estratégias Saúde da Família (ESFs) que realizam pré-natal (baixo risco):


  • Ajuda A (Rua nove, s/n°);

  • Ajuda B (Estrada do Incra, s/n°);

  • Ajuda C (Rua Projetada 1, s/n°);

  • Aroeira (Rua Eucaliptos, 184);

  • Aterrado do Imburo (Rua Principal, s/n°);

  • Barra A/B (Rua Calixto Fernandes das Neves, 355);

  • Barra B (Rua Calixto Fernandes das Neves, 355);

  • Barreto (Rua Dois, s/nº);

  • Botafogo (Rua Lelita Sales, s/nº);

  • Cajueiros (Rua Marcial Alves Moreira, 51);

  • Campo do Oeste (Avenida Venezuela, 132);

  • Engenho da Praia (Avenida Lagomar, 122);

  • Fronteira A/B (Rodovia Amaral Peixoto, s/nº);

  • Horto (Estrada do Horto);

  • Lagomar A (Av. Quissamã, s/nº);

  • Lagomar B/C (Rua W18);

  • Malvinas A/C (Rua Maria José Mahon Santos, n° 1500);

  • Malvinas B (Rua Principal, 656);

  • Morro de São Jorge (Rua Abílio Corrêa Borges, 182);

  • Nova Esperança A/B (Rua São Mateus, s/n°);

  • Nova Holanda A/B (Rua Nove, s/nº);

  • Praia Campista (Rua Luiz Lírio do Vale, 158);

  • Virgem Santa (Rua Estrada Virgem Santa, s/n°);

  • Visconde de Araújo (Rua Leopoldino Araújo, 185);

  • Areia Branca (Estrada Areia Branca – S/Nº);

  • Bicuda Pequena (Rua Principal – S/Nº, Bicuda Pequena);

  • Bicuda Grande (Rua Principal – S/Nº, Bicuda Grande);

  • Córrego do Ouro A/B (Av. Miguel Peixoto Guimarães s/n°);

  • Frade (Rua Principal, s/n°);

  • Glicério (Rua Arquiteto Luiz Pinto, s/n°);

  • Sana (Rua Principal, s/n°);

  • Trapiche (Rua Comandante Gerson, s/n°).

Pré-natal para adolescentes (alto risco):

  • Centro de Referência ao Adolescente (CRA) - Rua das Laranjeiras,s/n°, Imbetiba;

  • Casa da Criança e do Adolescente - Rua Dr. Francisco Portela, 91 - Centro.

  • Unidades Básicas de Saúde (baixo risco):

  • Policlinica dos Cavaleiros (Alameda Industrial Frota, 495);

  • Imboassica (Rua A, 42, bairro Imboassica);

  • Morro de Santana (Rua Leopoldina Neves Pinheiro,s/nº).

“Prédio do Hospital da Criança não funcionará como unidade hospitalar”, afirma secretário de Saúde

31/07/2018
Durante entrevista coletiva realizada nesta terça-feira (31), o secretário de Saúde Antônio Macabu, afirmou se tratar de uma “herança maldita” as péssimas condições em que encontrou a pasta que administra há apenas 14 dias. Os problemas vão desde unidades sucateadas, como é o caso do local onde funcionava o antigo Hospital da Criança e do Almoxarifado, até o encerramento iminente de contratos essenciais como alimentação, medicamentos e insumos básicos, que “não foram bem dimensionados pela gestão anterior”. A equipe da saúde avalia que destino será dado ao antigo prédio hospitalar e como será feito o fornecimento geral.
“Estudamos formas de abastecer o almoxarifado e as unidades de saúde, que no fim de semana estavam praticamente sem suprimentos. Mas conseguimos abastecê-las por uso de saldo restante de contratos anteriores ainda vigentes para que não fechassem. Avaliamos também a questão dos contratos, que devido aos trâmites burocráticos, não temos tempo hábil para renová-los e muitos não têm nem saldo. Quanto ao prédio onde funcionava o Hospital da Criança, estudamos dar algum um uso administrativo, mas ainda não temos um prazo para essas mudanças já que mesmo para esse fim seria necessário uma importante reforma no local. A equipe se debruça incansavelmente para encontrar soluções o mais rápido possível e que não onerem o caixa da Prefeitura”, informou o secretário.
Segundo ele, em relação ao abastecimento de insumos para toda a rede municipal de saúde como agulhas, luvas, seringas, gaze, álcool entre outros produtos, os contratos deveriam ter sido celebrados ou renovados há cerca de quatro meses. O mesmo se refere aos acordos referentes à manutenção das ambulâncias, que devido à precariedade não puderam ser utilizadas para transferir um paciente poli traumatizado no último fim de semana e o mesmo foi levado pelo helicóptero do Corpo dos Bombeiros. Sobre os contratos referentes à alimentação, esta semana haverá um encontro com a empresa para tratar das alternativas para manter o fornecimento.
Ainda de acordo com o secretário, apesar de ter sido informado durante a transição de que a pasta estava em ordem, não foi essa a realidade encontrada desde que assumiu no dia 18 de julho. O abandono foi comprovado pelas vistorias realizadas em três importantes setores: o ex-Hospital da Criança, o Almoxarifado e a UPA do Parque Burle. Macabu afirmou ainda que as visitas às unidades vão continuar. Em paralelo, estão sendo adotadas medidas para sanar os problemas mais urgentes como abastecimento, realocação de equipamentos em unidades entre outros.

Cartão Macaé: 38.338 pessoas já garantiram passagem a R$ 1

2018-07-31 14:06:00 - Jornalista: Guga Malheiros
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Foto de homem realizando cadastro do Cartão Macaé
Foto: Equipe Secom
Usuário deve levar documentos e comparecer a um dos sete postos até 10 de setembro
Vinte e dois dias e 38.338 pessoas cadastradas. Esses são os surpreendentes números da inscrição para o Cartão Macaé, iniciado em 10 de julho, e que tem movimentado os sete postos, entre serra e cidade. Somente nesta segunda-feira (30), 2.350 pessoas compareceram - a mobilização acontece até 10 de setembro.
A logística disponibilizada pela Prefeitura de Macaé tem se mostrado eficiente. São sete pontos para cadastramento, definidos de maneira estratégica, com funcionamento de segunda a sábado, em horário que vai até 18h ou 20h, o que tem facilitado o acesso dos usuários.

O sistema integrado de transporte público registra uma média de 200 mil viagens/dia, representando cerca de 100 mil usuários/dia, se consideradas duas viagens para cada cidadão. Destes 100 mil, estima-se que entre 70 mil a 80 mil sejam residentes no município, critério máximo para que seja garantido o pagamento de passagem a R$ 1, conforme Lei número 4.483/2018, de 23 de maio.

Documentação para cadastro
Os documentos necessários são: cópia e original da carteira de identidade; cópia e original do CPF; cópia e original do comprovante de residência em Macaé, emitido até 90 dias da data do requerimento do cadastramento (contas de água, luz e telefone, contrato de aluguel), em nome do usuário, do cônjuge, do companheiro e de ascendentes ou descendentes até o 2º grau de parentesco, devidamente documentado.

Em caso de não possuir nenhum dos comprovantes de residência citados, o usuário poderá apresentar declaração de residência, com firma reconhecida em cartório, e cópia do comprovante de residência do declarante.

O prazo para confecção do cartão é de 30 dias e a retirada deverá ser feita na antiga garagem da Macaense, próxima ao Corpo de Bombeiros, Rua Antero Perlingeiro, 402, Centro.

Importante: a realização da inscrição é pessoal e intransferível, uma vez que há necessidade de tirar foto no ato do cadastro.

O Programa Macaé Cidadão
Instituído pela Lei Municipal nº 4.483/2018, o Programa Macaé Cidadão concede aos residentes da cidade, usuários do serviço de transporte público coletivo urbano municipal, devidamente cadastrados, o benefício de pagamento da passagem no valor de R$ 1. O benefício tarifário será concedido somente aos munícipes que possuírem o Cartão Macaé e validação do mesmo, após cadastro nos sistemas de biometria facial.

Quatro utilizações ao dia é o limite estabelecido de uso por parte do cadastrado no programa, com intervalo mínimo de 30 minutos entre uma utilização e outra no mesmo ônibus, ou intervalo mínimo de dois minutos em condução diferente.

Os munícipes que não fizerem o cadastramento no Programa Macaé Cidadão até o dia 10 de setembro pagarão integralmente a passagem, ou seja, R$ 3,07, valor que passará a vigorar também para visitantes no município. Após o dia 10 de setembro o cadastramento poderá feito somente na sede da Secretaria de Mobilidade Urbana, Rua Euzébio de Queiroz, 678 A, Centro.

Idosos e estudantes
Os idosos acima de 60 anos, detentores de gratuidade no transporte coletivo por força de legislação especial, não necessitam efetuar cadastramento no Programa Macaé Cidadão. Os alunos da rede pública de ensino, que desejarem usufruir do Cartão Macaé para uso particular, podem realizar o cadastramento no Programa Macaé Cidadão sem prejuízo da gratuidade concedida por legislação especial. Os beneficiários do Passe Social não necessitam efetuar cadastramento no Programa Macaé Cidadão.

As crianças de até seis anos de idade não necessitam do cadastramento no Programa Macaé Cidadão, desde que, no momento da utilização do transporte público, estejam acompanhadas do responsável legal.

Locais e horários de atendimento
Na cidade, de segunda a sexta, de 8h às 20h e aos sábados, de 8h às 18h.

Na serra, o funcionamento é diferenciado: no Sana, de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h e aos sábados das 7h às 12h. Em Glicério, segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, e nos sábados, das 8h às 18h.

Antiga garagem da Macaense (próximo ao Corpo de Bombeiros):

Endereço: Rua Antero Perlingeiro, 402 - Centro;

CIEP 058 Municipalizado Oscar Cordeiro:

Avenida Doutor Geraldo Menecucci de Oliveira, 481 - Parque Aeroporto;

Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho:

Rodovia Amaral Peixoto (RJ-106) - Barreto

Cidade Universitária:

Rua Aloísio da Silva Gomes, 50 - Granja dos Cavaleiros

Instituto Federal Fluminense (IFF):

Rodovia Amaral Peixoto (RJ-106), km 164 - Imboassica/Parque de Tubos

Colégio Municipal Raul Veiga:

Rua Lauro Gonçalves Pacheco - Distrito de Glicério

Macaé Facilita do Sana:

Rua José de Jesus Júnior nº 99, próximo ao campo de futebol.

Viagem pela Literatura desembarca no Horto de Maruípe

Publicada em 31/07/2018, às 13h41
Por Leo Vais (levsilva@vitoria.es.gov.br) | Com edição de Leo Vais

Divulgação Semc
Boneca Lili no Viagem pela Literatura
O projeto Viagem pela Literatura tem a proposta de promover o acesso a literatura por meio de diversas atividades(Ampliar imagem)
Aproximar o público do universo da literatura. Essa é a proposta do Viagem pela Literatura, projeto da Biblioteca Municipal Adelpho Poli Monjardim, que realiza nesta quinta-feira (02), a partir das 14h30, no Parque Horto, de Maruípe, com a atividade de contação de histórias, com a contadora Alixandra Dantas, a Boneca Lili.
Entre as histórias que serão contadas, estão: "A Flauta e o Tatu", de Angela Lago; "O Grande Rabanete", de Tatiana Belinky; "O Pescador e a Sereia”, conto popular; "O Gato Verde", de Ilvan Filho; “A Descoberta da Joaninha”, de Bellah Leite Cordeiro; "Menina Bonita do Laço de Fita", de Ana Maria Machado; e "Totó e o Burrico Zenildo no Sítio", de Norma Helena Silva Agrizzi.

Apoio

Esta atividade está sendo realizada com o patrocínio do Fundo da Infância e Adolescência (FIA), conforme edital 002/2017 do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (Concav).

Viagem pela Literatura

O projeto Viagem pela Literatura é realizado pela Biblioteca Municipal Adelpho Poli Monjardim, que é vinculada à Secretaria Municipal de Cultura (Semc), tendo como objetivo incentivar a prática da leitura por meio de atividades desenvolvidas por atores, escritores e contadores de histórias, proporcionando o acesso ao livro de forma lúdica e contribuindo para a construção de cidadãos mais críticos.
Serviço
Viagem pela Literatura - Contação de Histórias
Com Alixandra Dantas, a Boneca Lili
Quando: quinta-feira (02), a partir das 15h30
Onde: Parque Horto de Maruípe - Avenida Maruípe, Maruípe
Aberto ao público


Para dúvidas ou informações sobre os serviços da Prefeitura, ligue 156 ou use o serviço on-line.

Secretaria de Esporte inicia mapeamento de projetos socioesportivos

30/07/2018
A Secretaria de Esporte e Lazer de Cabo Frio iniciou um levantamento dos projetos socioesportivos em atividade na cidade. Segundo o secretário Flávio Rebel, esta iniciativa é a primeira que está sendo tomada desde que assumiu a pasta, há duas semanas.
"A ideia é mapear os projetos socioesportivos desenvolvidos nas comunidade, com poucos recursos, para que o Poder Público possa agregar esforços no objetivo de crescimento destes projetos.  Na semana passada visitamos três projeto no Jacaré e um no Tangará, todos iniciativas da comunidade. Entendo que o papel da Prefeitura, via Secretaria de Esportes, é de visitar estes locais, conversar com os moradores que organizam estes projetos e dar um suporte, seja ele com profissionais de Educação Física para as atividades; ou montagem de regulamentos de competições. A Secretaria estará aberta para o diálogo", explicou Rebel.
O secretário falou ainda das possibilidades de integração das ações do Esporte com outras pastas da Prefeitura, como Educação, Turismo, Meio Ambiente e Assistência Social, por exemplo.
"O prefeito Dr. Adriano entende que este é o momento onde as secretarias devem caminhar juntas, montando projetos que possam ser desenvolvidos por meio de parcerias. No caso do Esporte, queremos montar junto com a Educação um planejamento para aumentar as atividades nas escolas, pensar em um novo modelo de Jogos Estudantis com um calendário contínuo; com o Turismo e com o Meio Ambiente, tratar dos esportes náuticos e das atividades nas praias da cidade; e com a Assistência Social, as atividades nos CRAS e com a Melhor Idade. A receptividade tem sido muito boa e aos poucos, vamos projetar essas ações", afirmou.
Situação dos equipamentos esportivos preocupa
Uma das grandes preocupações encontradas pela equipe da Secretaria de Esporte e Lazer é a situação dos equipamentos esportivos que são de responsabilidade da Prefeitura. O Ginásio Poliesportivo Alfredo Barreto, no Portinho, onde fica a sede da Secretaria de Esporte e Lazer, está com o fornecimento de energia elétrica interrompido há sete meses. No entanto, a Prefeitura já está negociando um acordo com a Enel para o restabelecimento da energia. Outra preocupação é com o telhado do ginásio. Com problemas de estrutura por conta da  falta de manutenção, será necessária uma reforma. Engenheiros da Coordenadoria de Planejamento estiveram no local para uma avaliação preliminar.
O Ginásio Poliesportivo Vivaldo Barreto, no Jardim Esperança, está desativado há praticamente cinco anos. A Prefeitura quer revitalizar o espaço esportivo, inaugurado em 2010 e algumas medidas já estão sendo estudadas neste sentido. O Estádio Correão, em São Cristóvão, também inspira cuidados e também vai passar por avaliação. Já o Ginásio Poliesportivo João Augusto Teixeira, em Santo Antônio, no Segundo Distrito, está funcionando e com atividades regulares. No final de semana passado, houve uma competição de artes marciais, onde foram arrecadados cerca de 850 kg de alimentos não perecíveis.
Mesmo com todas as dificuldades encontradas, a Secretaria de Esporte e Lazer está funcionando. "A orientação é estarmos sempre aqui, com nossa equipe, para atender as pessoas e neste primeiro momento, traçar as diretrizes para o que faremos nas próximas semanas. Já tivemos reuniões com as equipes de trabalho e estamos recebendo dirigentes de ligas, associações e clubes e esportistas em geral. A ideia é de fortalecer o esporte da cidade em suas diversas esferas: educacional, de participação social e de rendimento" finalizou Flávio Rebel, que vem visitando diversos projetos e competições esportivas.