sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Transpetro: conheça nossos principais tipos de navios

31.Out.2014
tipos-de-navios-suezmax.jpgSuezmax
É um navio petroleiro para o transporte de óleo cru. Sua capacidade de carregamento está na faixa de 140 mil a 175 mil toneladas de porte bruto (TPB). Essa embarcação atende às limitações do Canal de Suez, no Egito: largura de 48 metros e calado de 17 metros. Entre os navios da frota da Transpetro, estão Ataulfo Alves, Dragão do Mar, João Cândido, Zumbi dos Palmares, entre outros.
tipos-de-navios-aframax.jpg
Aframax
Também é um navio petroleiro para transporte de óleo cru, e sua capacidade de carregamento está na faixa de 80 mil a 120 mil toneladas de porte bruto (TPB). O nome é baseado na terminologia Average Freight Rate Assessment (AFRA), ou, em português, Valor Médio de Frete. Na frota da Transpetro, as Aframax são Fortaleza Knutsen, Navion Bergen e Recife Knutsen. 
tipos-de-navios-panamax.jpg
Panamax
É um navio petroleiro para o transporte de óleo cru e produtos escuros. Sua capacidade de carregamento está na faixa de 65 mil a 80 mil toneladas de porte bruto (TPB). Essa embarcação atende às limitações das eclusas do Canal do Panamá. Os navios do tipo panamax encomendados pelo Promef serão shallow draft (calado reduzido), de modo a atender aos portos brasileiros. Entre os Panamax, estão: Dan Cisne, Pedreiras, Piquete, entre outros.
tipos-de-navios-produtos.jpg
Produtos
Esse navio petroleiro transporta produtos derivados de petróleo, como diesel, nafta, gasolina, óleo combustível e querosene de aviação. A capacidade de carregamento está na faixa de 30 mil a 50 mil toneladas de porte bruto (TPB). É destinado, prioritariamente, à navegação de cabotagem. Na frota de navios de Produtos, estão Celso Furtado, José Alencar, Sérgio Buarque de Olanda e outros.
tipos-de-navios-gaseiro.jpg
Gaseiro
Esse tipo de embarcação é construída para o transporte de gás liquefeito de petróleo. O navio é destinado, prioritariamente, à navegação de cabotagem. Entre os gaseiros da Transpetro, estão os navios Grajaú, Guarujá e Guaporé.
Os navios acima são operados pela Transpetro. Para mais informações, acesse o site da nossa subsidiária.
CURIOSIDADE:
E o navio-platatorma? O que é e por que o FPSO não entra nessa lista de navios?
O FPSO é um navio que provém, geralmente, da adaptação de um navio petroleiro em uma plataforma de produção, ou seja, da conversão do casco de um navio petroleiro. Diferentemente dos outros navios, que são responsáveis somente pelo transporte, o FPSO produz, armazena e transfere petróleo para os navios aliviadores, permanecendo posicionado sobre os poços produtores.
Floating Production Storage Offloading Unit é a sigla em inglês que identifica essa unidade flutuante de produção, armazenamento e transferência de petróleo. Os FPSOs têm capacidade para separar o petróleo do gás e da água durante o processo de produção, armazená-lo nos tanques de carga para, finalmente, transferi-lo para os navios que serão os responsáveis pelo seu transporte.
Quer saber mais sobre plataformas? Confira nosso infográfico.
Veja também:
Postado em: [Atividades]

Miss Brasil prestigia três eventos em SPEm um dos compromissos, Melissa Gurgel dividiu espaço com diversas celebridades

Descanso é uma palavra que não existe no vocabulário de Melissa Gurgel.

Desde que foi eleita a mulher mais bela do país, a cearense tem encarado uma rotina agitada, que inclui presença VIP em eventos, entrevistas e sessões de fotos.

Em meio aos preparativos para o Miss Universo, ela se mantém antenada ao que acontece na noite de São Paulo, local para onde se mudou no final do mês passado.

Na noite dessa quarta-feira, por exemplo, a modelo prestigiou três eventos: esteve no lançamento da nova coleção de Samuel Cirnansck, que contou também com a presença da atriz Carol Castro, prestigiou o lançamento da coleção de Natal da Vivara, ao lado de dezenas de famosos como Klebber Toledo, Cleo Pires, Mariana Rios, Thaila Ayala, entre outros, e terminou a noite no show do KLB. 

Na última terça-feira, dia 14, a beldade passou cinco horas em um salão de beleza aprendendo penteados para o Miss Universo.
Melissa GurgelMelissa no lançamento da coleção da Vivara. Foto: Francisco Cepeda/AgNews

Klebber ToledoKlebber Toledo. Foto: Francisco Cepeda/AgNews

Thaila AyalaThaila Ayala. Foto: Francisco Cepeda/AgNews

Adriana BirolliAdriana Birolli. Foto: Francisco Cepeda/AgNews

Cleo PiresCleo Pires e o namorado Rômulo Arantes Neto. Foto: Francisco Cepeda/AgNews

FamosasRômulo Arantes Neto, Cleo Pires, Thaila Ayala, Klebber Toledo, Andréa Horta, Mariana Rios e Adriana Birolli. Foto: Francisco Cepeda/AgNews

Melissa Gurgel e Natália GuimarãesMelissa e Natália Guimarães no show do KLB. Foto: Thiago Duran/AgNews

Compre aqui seu exemplar do livro Antologia de Poetas Macaenses

    Captionless Image

    Para adquirir o livro Antologia de Poetas Macaenses, 

Academia Popular da Aroeira é reaberta

31/10/2014 19h06 - Jornalista: Renata Dourado
 Moradores do bairro Aroeira podem comemorar. As atividades da Academia Popular, na Praça Arlindo Mourão, foram retomadas no início desta semana. Alunos já cadastrados, com carteirinha, podem frequentar de segunda a sexta-feira, das 6h às 10h e de 17h às 21h. 

 Interessados em se inscrever devem se dirigir à Academia Popular do Centro, na Praça Washington Luís, de segunda a sexta-feira, das 6h às 11h e de 16h às 21h, munidos de duas fotos 3x4, cópia do comprovante de residência, cópias da carteira de identidade e CPF, além do atestado médico específico para atividade física.

A responsável pelo Controle Interno das academias da Fundação de Esporte e Turismo (Fesportur), Rossana Mendes, informa que a reabertura desta academia vai ajudar a diminuir o fluxo da unidade do Centro, além de atender a população local do bairro.

- Os aparelhos só podem ser usados por quem já está inscrito e nos horários em que os profissionais de educação física da Fesportur estão no local para acompanhar. Contamos com a colaboração dos moradores para que tomem conta deste espaço, que é uma conquista para a melhoria da qualidade de vida do bairro e da cidade -, esclareceu Rossana.

A coordenação também alerta que o mau uso da academia: além de danificar a aparelhagem, pode ser muito perigoso. Por isso, pais e responsáveis devem ficar atentos com suas crianças e não deixarem que pulem a cerca de segurança para brincar.

- A academia é um espaço para maiores de 16 anos. Mesmo os adultos precisam de acompanhamento e instrução para mexer nos equipamentos. Deixar que crianças brinquem no espaço pode ser perigoso. Temos aparelhos pesados que, com qualquer descuido, podem causar sérios acidentes – completou Jorge William, coordenador das Academias.

A Academia Popular da Aroeira recebeu reforma em toda estrutura e aparelhagem. Os equipamentos estão com estofamentos novos, o chão está recuperado e foi instalado um alambrado com três metros de altura para melhor proteção do espaço. Com cerca de três mil atendimentos por mês, o projeto conta hoje com quatro unidades em funcionamento: Parque Aeroporto, Praça Washington Luís, Aroeira e Ginásio Municipal.

A Prefeitura de Macaé também disponibiliza para a população o espaço de convivência na Orla dos Cavaleiros. O local conta com academia ao ar livre, aparelhagem para ginástica da terceira idade e playground para crianças. Qualquer pessoa pode frequentar o lugar. Profissionais qualificados da Fesportur orientam a população e monitoram o espaço das 7h às 10h e das 17h às 20h.

Balcão: oferta de empregos mantém movimento intenso

O Balcão de Empregos Municipal tem registrado um movimento intenso. Diariamente são disponibilizadas mais de mil vagas para vários profissionais com ensino fundamental, médio e superior, com ou sem experiência. O horário de funcionamento do espaço é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. A lista com todas as vagas disponíveis fica na entrada do Balcão e pode ser acessada no site da Prefeitura de Campos (www.campos.rj.gov.br), no link “Vagas de Emprego”.

A cozinheira Maria do Rosário de Fátima Conceição Pessanha, 60 anos, foi pela primeira vez ao Balcão de Empregos para ver as vagas disponíveis, para que ela possa se cadastrar e conseguir um emprego de carteira assinada.

- Eu sempre trabalhei como cozinheira, mas sem garantia alguma. Agora, eu quero trabalhar com carteira assinada, para que eu possa fazer a faculdade de Pedagogia - disse Maria, informando ter terminado o ensino médio ano passado. “Sempre tive força de vontade e tenho certeza que eu vou conseguir um bom emprego”, ressaltou.

Por: Telmo Filho - Foto: Secom -  31/10/2014 14:05:04

Transpetro: conheça nossos principais tipos de navios

31.Out.2014
tipos-de-navios-suezmax.jpgSuezmax
É um navio petroleiro para o transporte de óleo cru. Sua capacidade de carregamento está na faixa de 140 mil a 175 mil toneladas de porte bruto (TPB). Essa embarcação atende às limitações do Canal de Suez, no Egito: largura de 48 metros e calado de 17 metros. Entre os navios da frota da Transpetro, estão Ataulfo Alves, Dragão do Mar, João Cândido, Zumbi dos Palmares, entre outros.
tipos-de-navios-aframax.jpg
Aframax
Também é um navio petroleiro para transporte de óleo cru, e sua capacidade de carregamento está na faixa de 80 mil a 120 mil toneladas de porte bruto (TPB). O nome é baseado na terminologia Average Freight Rate Assessment (AFRA), ou, em português, Valor Médio de Frete. Na frota da Transpetro, as Aframax são Fortaleza Knutsen, Navion Bergen e Recife Knutsen. 
tipos-de-navios-panamax.jpg
Panamax
É um navio petroleiro para o transporte de óleo cru e produtos escuros. Sua capacidade de carregamento está na faixa de 65 mil a 80 mil toneladas de porte bruto (TPB). Essa embarcação atende às limitações das eclusas do Canal do Panamá. Os navios do tipo panamax encomendados pelo Promef serão shallow draft (calado reduzido), de modo a atender aos portos brasileiros. Entre os Panamax, estão: Dan Cisne, Pedreiras, Piquete, entre outros.
tipos-de-navios-produtos.jpg
Produtos
Esse navio petroleiro transporta produtos derivados de petróleo, como diesel, nafta, gasolina, óleo combustível e querosene de aviação. A capacidade de carregamento está na faixa de 30 mil a 50 mil toneladas de porte bruto (TPB). É destinado, prioritariamente, à navegação de cabotagem. Na frota de navios de Produtos, estão Celso Furtado, José Alencar, Sérgio Buarque de Olanda e outros.
tipos-de-navios-gaseiro.jpg
Gaseiro
Esse tipo de embarcação é construída para o transporte de gás liquefeito de petróleo. O navio é destinado, prioritariamente, à navegação de cabotagem. Entre os gaseiros da Transpetro, estão os navios Grajaú, Guarujá e Guaporé.
Os navios acima são operados pela Transpetro. Para mais informações, acesse o site da nossa subsidiária.
CURIOSIDADE:
E o navio-platatorma? O que é e por que o FPSO não entra nessa lista de navios?
O FPSO é um navio que provém, geralmente, da adaptação de um navio petroleiro em uma plataforma de produção, ou seja, da conversão do casco de um navio petroleiro. Diferentemente dos outros navios, que são responsáveis somente pelo transporte, o FPSO produz, armazena e transfere petróleo para os navios aliviadores, permanecendo posicionado sobre os poços produtores.
Floating Production Storage Offloading Unit é a sigla em inglês que identifica essa unidade flutuante de produção, armazenamento e transferência de petróleo. Os FPSOs têm capacidade para separar o petróleo do gás e da água durante o processo de produção, armazená-lo nos tanques de carga para, finalmente, transferi-lo para os navios que serão os responsáveis pelo seu transporte.
Quer saber mais sobre plataformas? Confira nosso infográfico.
Veja também:
Postado em: [Atividades]

Ventos de Agosto 2014 Brazilian Film Trailer

Dorival Caymmi deve ganhar memorial na Cidade

Foto: Gabriel Sales
O compositor Danilo Caymmi conversou com o prefeito Sabino sobre a instalação de um memorial em homenagem ao artista baiano
A história do cantor e compositor Dorival Caymmi pode, em breve, ganhar um marco de Rio das Ostras. O prefeito Sabino recebeu nesta quarta-feira, 8, o filho de Dorival, Danilo Caymmi, que apresentou a proposta de uma instalação de um memorial em homenagem ao artista baiano no Município. Danilo, que também é um músico consagrado, sugeriu trazer para a cidade a exposição itinerante sobre o centenário do artista. 

Acompanhado do presidente da Fundação Rio das Ostras de Cultura, Cosme dos Santos, Sabino disse que o Município apoia essas iniciativas e destacou o orgulho da Cidade em fazer parte da história de um dos grandes nomes da Música Popular Brasileira. 

Rio das Ostras fez parte da vida de Dorival, que chegou a ser morador da Cidade, onde também compôs algumas canções. Danilo Caymmi lembra com carinho de Rio das Ostras. 

“É um lugar de que ele (Dorival) e minha família gostavam muito. Tem uma raiz Caymmi aqui em Rio das Ostras: o mar, esse perfume que tem a cidade. Nós tínhamos uma casa perto do rio, pescávamos muito, a mamãe (Stella Maris) tomou gosto pela pesca aqui. Mamãe e papai tomaram-se de amor por aqui. Eu e a Nana, que chegou a ter um apartamento aqui, passávamos férias com certa frequência, pescando sempre. Temos muito carinho e amor pela cidade. Até pouco antes de falecer, mamãe falava com carinho de Rio das Ostras”, disse Danilo. 

Segundo Danilo, que seguiu os passos do pai na vida artística, a recepção de Sabino foi melhor do que ele esperava e acredita que a família libere o acervo para o memorial. Ele agradeceu ao prefeito pela homenagem feita a seu pai no Carnaval deste ano, cujo tema foi o Centenário de Dorival Caymmi. “Foi muito bacana. Muitos amigos comentaram, o que nos deixou felizes”, afirmou. 

LEMBRANÇAS – Sabino lembrou diversas passagens de Dorival em Rio das Ostras e da relação dele com a cidade. “Dorival adorava aqui; sempre tratou muito bem as pessoas e sempre falou muito bem de nossa cidade. Ser associado a uma figura humana e a um artista de raro talento como Dorival nos enche de orgulho”, disse o prefeito. 

HOMENAGENS – Além do Carnaval, o ano do centenário de Dorival Caymmi foi marcado por diversas homenagens em Rio das Ostras. As feiras de Música e Literária lembraram o artista. E, durante o Rio das Ostras Jazz & Blues Festival, a Orquestra Kuarup e as bailarinas da Companhia de Dança Baía Formosa fizeram uma apresentação dedicada ao artista.

Dia Nacional da Cultura - Homenagem a Raul Seixas

Publicado em 23/10/2014 | Atualizado em 29/10/2014
Dia Nacional da Cultura - Homenagem a Raul Seixas

Peça “Raul Fora da Lei - A História de Raul Seixas”

A peça é um “monologo musicado”, como define Bomtempo, e fala da relação de Raul com o sucesso, suas mulheres, espiritualidade, anseios, sonhos e frustrações.

Filme “Raul - O Início, o Fim e o Meio”

Documentário que narra a trajetória de Raul Seixas por meio de encontros com familiares e conversas com artistas, produtores e amigos.
Toca Raul! O SESI Cultural Rio preparou uma programação especial para o Dia Nacional da Cultura (5 de novembro), em homenagem ao cantor e compositor que nasceu há 10 mil anos atrás e há 25 anos nos deixou: Raul Seixas. Os ingressos podem ser comprados nas bilheterias dos teatros SESI participantes(veja abaixo a programação).
Raulzito, como era conhecido, partiu de maneira prematura, aos 44 anos, mas deixou como legado algumas das músicas mais populares do rock nacional, cujas letras embalam gerações de jovens.
Para abraçar a obra deste multiartista, a programação será diversificada, com a exposição “Raul em preto e branco”, com fotos inéditas do cantor, tiradas por Claudio Fortuna, a exibição do filme “Raul - O Início, o Fim e o Meio”, de Walter Carvalho, e a peça de teatro “Raul Fora da Lei – A História de Raul Seixas”, com Roberto Bomtempo.

Veja cenas do filme, com participação de Paulo Coelho, Pedro Bial, Caetano Veloso, Tom Zé, entre outros:

As atrações estarão em cartaz nos teatros SESI e começam no dia 3 de novembro e se estendem até 5 de dezembro.
Confira todas as datas abaixo e se programe!

Teatro SESI Centro
Av. Graça Aranha, 01 – Centro
Tel: (21)2563-4163 / teatro.sesi@firjan.org.br
3/11
Exposição “Raul em preto e branco”
Período: 3/11 a 5/12, de segunda a sexta, das 10h às 20h
Entrada franca / Classificação: Livre
4/11
Exibição do filme “Raul - O Início, o Fim e o Meio”
Horário: 19h30
Direção: Walter Carvalho | Ano: 2012 | Duração: 100 min
Entrada franca
Classificação: 16 anos
5/11
Peça “Raul Fora da Lei - A História de Raul Seixas”
Horário: 19h30
Direção: José Joffily | Com: Roberto Bomtempo e banda M-743
Ingressos: R$ 10,00
Classificação: 16 anos

Teatro SESI Caxias
Rua Arthur Neiva, 100 – Bairro 25 de Agosto
Tel: (21)3672-8369 / teatrosesi.caxias@firjan.org.br
5/11
Exibição do filme “Raul - O Início, o Fim e o Meio”
Horário: 15
Direção: Walter Carvalho | Ano: 2012 | Duração: 100 min
Entrada franca
Classificação: 14 anos
11/11
Peça “Raul Fora da Lei - A História de Raul Seixas”
Horário: 20h
Direção: José Joffily | Com: Roberto Bomtempo e banda M-743
Ingressos: R$ 10,00
Classificação: 16 anos

Teatro SESI Jacarepaguá
Av. Geremário Dantas, 940 – Freguesia 
Tel: (21) 3312-3787 / (21) 3312-3750 - teatrosesi.jacarepag@firjan.org.br
5/11
Exibição do filme “Raul - O Início, o Fim e o Meio”
Horário: 20h
Direção: Walter Carvalho | Ano: 2012 | Duração: 100 min
Entrada franca
Classificação: 16 anos
8/11
Peça “Raul Fora da Lei - A História de Raul Seixas”
Horário: 21h
Direção: José Joffily | Com: Roberto Bomtempo e banda M-743
Ingressos: R$ 10,00
Classificação: 16 anos

Teatro SESI ItaperunaAv. Dep. José de Cerqueira Garcia, 883 - Presidente Costa e SilvaTel: (22) 3811-9219 / (22) 3811-9206 - teatrosesi.itaperuna@firjan.org.br
6/11
Exibição do filme “Raul - O Início, o Fim e o Meio”
Horário: 20h
Direção: Walter Carvalho | Ano: 2012 | Duração: 100 min
Entrada franca
Classificação: 16 anos
13/11
Peça “Raul Fora da Lei - A História de Raul Seixas”
Horário: 20h
Direção: José Joffily | Com: Roberto Bomtempo e banda M-743
Ingressos: R$ 10,00
Classificação: 16 anos

Teatro SESI Macaé
Alameda Etelvino Gomes, 155 – Riviera Fluminense
Informações: (22)2791-9214/ 9229 - teatrosesi.macae@firjan.org.br
5/11
Exibição do filme “Raul - O Início, o Fim e o Meio”
Horário: 20h
Direção: Walter Carvalho | Ano: 2012 | Duração: 100 min
Entrada franca
Classificação: 16 anos
12/11
Peça “Raul Fora da Lei - A História de Raul Seixas”
Horário: 20h
Direção: José Joffily | Com: Roberto Bomtempo e banda M-743
Ingressos: R$ 10,00
Classificação: 16 anos

Ficha Técnica “Raul Fora da Lei”
Textos: RAUL SEIXAS
Roteiro: LUIS ARTHUR NUNES, ROBERTO BOMTEMPO e JOSÉ JOFFILY
Ator: ROBERTO BOMTEMPO
Banda: M- 743
Direção: JOSE JOFFILY
Assistente de Direção: DANIEL DIAS
Produção Executiva: ANNA SANT’ANA
Cenário e Figurinos: TEKA FICHINSKY
Iluminação: FERNANDO ALBANO
Preparação Corporal: PAULA AGUAS
Preparação Vocal: PAULA SANTORO
Direção Musical: IGOR EÇA
Administração: REGINA SAMPAIO
Operador de Luz: RICARDO FRANÇA
Contra – regra: LEANDRO BAUMGRATZ
Trilha Sonora: ROBERTO BOMTEMPO, JOSÉ JOFFILY, DANIEL DIAS, BANDA M743