sexta-feira, 31 de julho de 2015

Semana da Amamentação começa com “Mamaço” no dia 1º de agosto

Foto: Mauricio Rocha

Pelo segundo ano, Cidade promove Mamaço, grande movimento de incentivo à amamentação pública
Foto: Mauricio Rocha

Palestras fazem parte da programação da Semana da Amamentação
A Secretaria de Saúde de Rio das Ostras promove a Semana da Amamentação, entre os dias 1º e 7 de agosto. O objetivo da Prefeitura é sensibilizar a população quanto aos benefícios da prática do aleitamento materno, que deve ser a única fonte de alimentação dos bebês até 6 meses e complementar na nutrição de crianças até os 2 anos ou mais. Dando início à Semana, o Município e entidades de apoio à amamentação promovem a “Hora do Mamaço”, às 9h do sábado, dia 1º, na Praça São Pedro, no Centro.

A “Hora do Mamaço”, promovida pelo segundo ano na Cidade, vai reunir mães e bebês em um grande movimento de amamentação pública para a conscientização da sociedade sobre o Ato de Amamentar. O evento vai contar com exposição de fotos de mães amamentando e apresentação de peça teatral. O “Mamaço” deve ocorrer em mais de 50 cidades no Brasil e exterior.

O foco está alinhado ao tema da Campanha da Amamentação 2015, que defende o apoio às trabalhadoras: “Amamentar e Trabalhar: para dar certo, o compromisso é de todos”.

MAMAÇO - Em Rio das Ostras, o “Mamaço” acontece em parceria entre a Prefeitura e os grupos Maternando e Gineceu, de incentivo ao aleitamento materno. Mulheres com seus bebês e apoiadores da causa se reunirão na Praça São Pedro, às 9h, e depois vão caminhar até a Praça José Pereira Câmara.

A programação inclui ainda Dança Materna, uma bela roda de dança das mães com seus filhos ao colo, apresentação das Doutoras Palhaças e de artistas sobre pernas de pau, que vão animar o evento.

O “Mamaço” surgiu no Brasil quando, em episódios diferentes, mães foram impedidas de amamentar seus bebês em público e algumas até foram expulsas por seguranças.

SEMANA – A Semana da Amamentação continua de segunda a sexta-feira próximas nos postos de saúde de Rio das Ostras. Este ano, a mobilização chama a atenção para a importância de apoiar as mães trabalhadoras para que possam amamentar seus filhos pelo máximo de tempo possível.

A Secretaria de Saúde preparou atividades de conscientização e esclarecimentos sobre o tema. Palestras, distribuição de informativos, debates, lanches com a população, entre outras atividades, estão na programação. Cada unidade vai contar com um Dia D de atividades em prol da amamentação.

A programação completa da Semana está disponível no site da Prefeitura.

Semana do Bebê: seminário e ações reforçam importância da amamentação

Publicada em 30/07/2015, às 08h02

Yuri Barichivich
Semana dos Bêbes
Semana do Bebê trará orientações sobre coleta e armazenamento do leite materno
Com um seminário sobre a primeira infância, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) inicia nesta segunda-feira (3) as atividades da II Semana do Bebê em Vitória. A solenidade de abertura acontecerá no auditório da Prefeitura, às 14 horas. No evento, será promulgada a lei que institui a Semana do Bebê no calendário oficial da capital e acontecerá a apresentação do Plano Municipal para a Infância e Adolescência.
Todas as unidades de saúde (US) estarão envolvidas no evento. Já nesta segunda-feira (3), a partir das 8 horas, as unidades de Ilha do Príncipe, Ilha de Santa Maria e Santa Martha inaugurarão o Cantinho da Amamentação, onde as mães, além de amamentar com conforto, receberão orientações sobre coleta e armazenamento do leite materno.
A US Bairro da Penha receberá as mães para a palestra "Prevenção às Intoxicações". Na US Jardim Camburi, acontecerá a oficina "Mulher trabalhadora que amamenta: enfrentando as dificuldades". Para trabalhar a temática "Alimentação saudável durante a gestação e pós parto", a US Maria Ortiz oferecerá o "Café da Mamãe".

Outras atividades

Outras 14 unidades de saúde vão realizar atividades educativas, exposição em mural de fotos, apresentação de vídeos educativos, visitas domiciliares de agentes comunitários para gestantes e mães com crianças menores de 2 anos e ações de promoção de saúde bucal.
Carlos Antolini
Família Brasileira Fortalecida -Capacitação dos Servidores dos CRAS para a Semana do Bebê
Mães participarão de capacitação sobre importância da amamentação nos primeiros anos de vida do bebê
Também nesta segunda-feira (3), serão oferecidas oficinas sobre o "Kit Família Brasileira Fortalecida" em 12 Centros de Referência de Assistência Social (Cras) para mães dos alunos dos Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) de cada território.

Capacitação

Na terça-feira (4), será a vez de os profissionais das unidades de saúde receberem essa capacitação, ministrada pela consultora do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) Isabel Abelson. Nesse dia, também haverá uma roda de conversa no Centro de Referência da Juventude (CRJ) com o tema "Gravidez na Adolescência".
Até o dia 28, acontecerão, ainda, outras atividades visando mobilizar a sociedade para orientar e destacar a importância dos primeiros anos de vida, que são fundamentais para o desenvolvimento integral de meninos e meninas.

Encerramento

Já no dia 8, acontecerá o encerramento da Semana do Bebê com o evento "Criança no Parque". A partir das 8 horas, todos poderão aproveitar a programação no Parque Moscoso. Haverá tendas com serviços de saúde, educação, cidadania e assistência social, trânsito, cultura e atividades recreativas.

Informações à imprensa:

Angela Angius (aangius@vitoria.es.gov.br) | Tel(s).: 3132-5063 / 98825-1102
Com edição de Matheus Thebaldi


Cidade avança para receber certificação internacional

Foto: Cezar Fernades
Lagoa de Iriry está entre as praias do Estado a receber o certificado internacional
Foto: Cezar Fernades
Praia do Remanso, em Costazul, pode receber a certificação internacional Bandeira Azul
Rio das Ostras acaba de avançar mais um passo para receber o certificado internacional de qualidade “Bandeira Azul”, de caráter socioambiental, para a Lagoa de Iriry e a Praia do Remanso, em Costazul. Os dois atrativos naturais da cidade já haviam passado por uma primeira instância avaliadora e foram agora aprovados pelo Júri Nacional do Programa, que se reuniu em Brasília no último dia 30 para deliberar sobre as candidaturas à certificação Bandeira Azul 2015/2016. 

Na ocasião também foram renovadas as certificação de duas praias e duas marinas que já possuem bandeiras hasteadas. O Júri aprovou outras três novas praias, além da Praia do Remanso e da Lagoa do Iriry. 

O Júri Nacional é formado por representantes do Ministério do Turismo, Ministério do Meio Ambiente, Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático, SOS Mata Atlântica e Instituto Ambientes em Rede. 

A Bandeira Azul é concedida pela FEE - Foundation for Environmental Education (Fundação para Educação Ambiental) a partir de critérios como balneabilidade, estrutura de serviços, acessibilidade e respeito ao meio ambiente. No Brasil, o certificado é concedido pelo Instituto Ambiente em Rede. 

A decisão será encaminhada ao Júri Internacional, que se reunirá em setembro, na Dinamarca, para avaliar os nove candidatos brasileiros, juntamente com os candidatos dos demais países do Hemisfério Sul. O resultado final para a temporada 2015/2016 será divulgado nos primeiros dias de outubro. A temporada começará, oficialmente, a partir do dia 1º de novembro e as bandeiras devem ser hasteadas até dia 15 de dezembro. 

INSPEÇÕES TÉCNICAS – As inspeções técnicas do Programa “Bandeira Azul” aconteceram no fim de junho. Segundo Jarbas Modesto, consultor do Sebrae, instituição que atua no processo de vistoria das áreas a serem certificadas, o Programa Bandeira Azul utiliza princípios de sistema de gestão ambiental. No caso de Rio das Ostras, o Município pode ser o primeiro do Brasil a ter duas "Bandeiras Azuis", uma para praia oceânica (Remanso) e a outra para a Lagoa de Iriry. 

“Entre as praias visitadas, a Lagoa do Iriry, em Rio das Ostras, tem posição singular. Caso aprovada, será a primeira praia lacustre na América do Sul com a Bandeira Azul, fato que agregará um valor importante para sua preservação, marketing turístico e pioneirismo”, destacou Jarbas Modesto. 

BANDEIRA AZUL – O programa, que teve início em 1987, na Europa, visa elevar o grau de conscientização dos cidadãos e gestores para a necessidade de se proteger o ambiente marinho e costeiro e incentivar a realização de ações que conduzam à resolução dos conflitos existentes, sendo aberto a praias marítimas, fluviais e lacustres, além de marinas. 

Para ser certificada, a praia ou marina deve passar por três instâncias de avaliação, inicialmente pelo Operador Nacional do Programa (no Brasil, é o Instituto Ambiental Ratones), em seguida pelo Júri Nacional e, por último, pelo Júri Internacional. 

O Júri Internacional é composto pela Foundation for Environmental Education (FEE), World Conservation Union (IUCN), European Union for Coastal Conservation (EUCC), United Nations Environmental Program (Unep), World Tourism Organization (WTO), World Health Organization (WHO), International Life Saving (ILS), International Council of Marine Industry (Icomia) e Reef Check Program.

 
  Blog Macaé  em  Pauta, registra  587.860 acessos.
Macaé,31  de julho de  2015.
Rubem Almeida.
Diretor.

Exposição abre comemorações dos 202 anos de Macaé

28/07/2015 14:08:00 - Jornalista: Equipe Secom

Foto de animais na Expo
Foto: Rui Porto Filho
Exposição de animais da raça Nelore faz parte das atrações
A XXXVI Exposição Agropecuária de Macaé, que começa nesta terça-feira (28), a partir das 19h, abre, oficialmente, as comemorações do aniversário de 202 anos do município. Serão seis dias de festa, de terça-feira a domingo (2 de agosto), no Parque de Exposições Latiff Mussi Rocha. A entrada é franca todos os dias das 10h às 17h. Além dos shows que atraem multidões de fãs, exposição de animais da raça Nelore, Concurso Leiteiro, Companhia de rodeio Tony Nascimento, provas de Quarto de Milha e mini fazendinha dão o clima agropecuário à exposição e fazem a festa da criançada.
De quarta-feira a domingo o parque funcionará das 10h às 4h da manhã, sendo que das 17h às 19h o espaço estará fechado para limpeza. O público que for ao parque de exposições contará também com espaço gourmet, com palco para apresentação de bandas locais e parque de diversões.

O show da dupla sertaneja Marcos e Belutti e do cantor Luan Santana abrem a programação musical, nesta terça-feira, véspera de feriado, a partir das 22h, com ingressos a partir de R$25,00. Para comemorar o aniversário de Macaé, o grupo Bom Gosto anima a festa na quarta-feira (29), às 22h, com entrada franca. Na quinta-feira (30), às 22h, é a vez do gospel com a cantora Fernanda Brum, também com entrada franca.

O pop rock nacional do grupo O Rappa anima a noite de sexta-feira (31) e, no sábado (1º/08), o pagode do Sorriso Maroto promete não deixar ninguém parado. Os ingressos saem a partir de R$ 25,00 por dia e os shows começam às 22h. Já no domingo (2/08), é a vez da criançada curtir as brincadeiras e a alegria da dupla Patati e Patata, às 17h, com entrada franca.

Animais - O tradicional Concurso Leiteiro reúne 30 animais de Macaé, Carapebus, Quissamã e Conceição de Macabu. A competição tem início, nesta quarta-feira (29), às 20h, com a ordenha de esgotamento, e termina no sábado (1º/08), às 8h. O concurso reúne quatro categorias: Novilha (dois a quatro dentes), até 25 kg, até 35 kg e Livre e é realizado no Pavilhão de Concurso Leiteiro dentro do Parque de Exposições. As ordenhas acontecem, na quinta-feira (30), às 8h e 20h, na sexta-feira (31) às 8h e 20h e, no sábado (1º), às 8h. A cerimônia de premiação também é realizada no dia 1º, às 16h, e dividida de acordo com a categoria.

A exposição de animais traz o julgamento da raça Nelore e competições de baliza e tambor da raça de cavalos Quarto de Milha. As crianças vão poder curtir também a minifazendinha com diversos animais.

Rodeio - A Companhia de Rodeio Tony Nascimento se apresenta dentro da programação da Expo Macaé, na quarta-feira (29), sexta-feira (31), sábado e domingo (1º e 2/08), a partir das 21h. Essa será a 4º etapa da Copa Tony Nascimento de Rodeio, classificatória para o International Pro Rodeo (IPR). O espetáculo reúne muitas atrações: abertura emocionante com iluminação e efeitos especiais, show de cavalos adestrados com Lilian Carla e mestre Guilherme Monteiro e motoqueiros malucos que realizam acrobacias no ar. Montando os famosos touros Bankoc, Obsceno, Sadan, Everest e Pobrema, os grandes nomes do rodeio do Brasil prometem empolgar a plateia.



Equipes da prefeitura atuarão no evento

Além de aproximadamente 100 seguranças contratados pela empresa que promove a XXXVI Exposição Agropecuária de Macaé, a prefeitura estará presente com suporte de várias secretarias. Cerca de 50 agentes da Guarda Municipal estarão todos os dias no evento e a Defesa Civil, com até oito homens. A Secretaria de Saúde terá esquema de plantão especial, com ambulância e equipe técnica no Posto de Saúde dentro do parque.

Equipes da Agência Municipal de Vigilância Sanitária (Amvisa) e da Coordenadoria de Posturas estarão no parque dando suporte todos dias, assim como a Secretaria de Limpeza Pública.



Secretaria de Mobilidade Urbana preparou um esquema especial

Dentro do planejamento para atender ao evento, desde 9h, desta terça-feira, estarão mobilizados 40 agentes de trânsito por dia para garantir a livre circulação e a segurança viária. Serão utilizadas oito viaturas, seis motocicletas e um reboque, além de equipamentos de sinalização (bloqueios físicos) e demais dispositivos.

O tráfego, a partir das 18h, será diferenciado. A Rua Antônio Cesário (via lateral ao Parque de Exposições) não funcionará em mão dupla, tendo sentido único do bairro Barreto em direção à Rodovia Amaral Peixoto (RJ-106). Já o trânsito nas demais vias do entorno do Parque de Exposições e do Centro de Convenções funcionará em sentido anti-horário. Vale ressaltar que as principais rotas de chegada e saída da Expo Macaé serão a Rodovia Amaral Peixoto e a Linha Azul.

O público que for de carro à Expo Macaé deve estar atento, pois não haverá estacionamento no interior do parque. As vagas estarão disponíveis em frente ao local do evento e no Centro de Convenções (frente e lateral). Os veículos estacionados irregularmente serão autuados e removidos ao depósito, se necessário.

Transporte - Quem for à Expo Macaé deve dar prioridade ao transporte público, pois uma operação com ônibus extras foi montada para atender ao evento. Na saída, serão disponibilizadas linhas para todos os pontos da cidade, seguindo o seguinte esquema: coletivos partindo em direção ao Terminal Central, onde deverá ser feita a conexão para os bairros. Sairão ônibus direto do Parque de Exposições para o Lagomar e Cehab, além de coletivos para Aroeira e Parque de Tubos que passarão pela Linha Azul. Durante o período da festa, o Terminal Central ficará aberto 24 horas. Haverá ainda um espaço para embarque e desembarque nos táxis em frente ao Parque de Exposições.



Veja a programação dos shows e onde comprar o ingresso

Terça-feira – 28/07 (com ingresso)

Shows com a dupla sertaneja Marcos e Belutti e Luan Santana

Shows locais - Forró Gramadinho e Almir Galvão



Quarta-feira – 29/07 (entrada franca)

Show principal - Bom Gosto - Entrada gratuita

Shows locais - Netinho Carvalho / Grupo Choro da Lira



Quinta-feira – 30/07 (entrada franca)

Show principal - Fernanda Brum - Entrada gratuita

Shows locais - Real Nova / Chico Brant



Sexta-feira – 31/07 (com ingresso)

Show principal – O Rappa

Shows locais - Tipo Luau / Black Caviar / Pressura



Sábado – 01/08 (com ingresso)

Show principal - Sorriso Maroto

Shows locais - Quarteto Segura o Choro / Lita Lopes



Domingo – 02/08 (entrada franca)

Espetáculo Infantil – Patati e Patata - Entrada gratuita



Obs.: Shows a partir das 22h, exceto no dia 02/08, que será a partir das 17h.

-Classificação dos shows (exceto infantil): Censura 16 anos. Menores de 16 anos acompanhados dos pais e portando documento de identificação.

- Os ingressos podem ser adquiridos a R$ 25. Menores de 12 anos não pagam ingresso. A compra está disponível no site ingressocerto.com e nos pontos de vendas:

Virgens e Vilões – Av. Rui Barbosa, 741 – Centro

Bar do Betão – Parque Aeroporto

Choperia Largadão - Rua Dr. Télio Barreto, 620 – Centro

South do Calçadão da Rui Barbosa e Shopping Plaza Macaé

O público poderá contar ainda com ingressos para Pista Premium e Camarote.
    
‪#‎MemóriaMacaense‬ ‪#‎LivroMemóriaMacaense‬
Nosso livro enfim está pronto para ser entregue a todos que adquiriram a primeira tiragem. Ufa, como trabalhamos por este livro!
Esta semana começa a ser enviado e entregue a todos que compraram e encomendaram cotas. Em breve, teremos a data de lançamento em Macaé. Ainda temos exemplares para venda. Aproveite e adquira pelo link abaixo.
https://lojadaeditora.wordpress.com/…/compre-aqui-seu-exem…/
Posted: 31 Jul 2015 11:26 AM PDT
Após vistoriar qualidade construtiva e infraestrutura, Dilma entrega chaves do Minha Casa, Minha Vida em Maricá (RJ). Fotos: Fotos: Ichiro Guerra/PR (E) e Guilherme Rosa/Blog do Planalto (D)
Após vistoriar qualidade construtiva e infraestrutura, Dilma entrega chaves do Minha Casa, Minha Vida em Maricá (RJ). Fotos: Fotos: Ichiro Guerra/PR (E) e Guilherme Rosa/Blog do Planalto (D)
 A presidenta Dilma Rousseff afirmou que todas as 2.932 unidades habitacionais do programa Minha Casa Minha Vida (MCMV), entregues nesta sexta-feira (31) em Maricá (RJ) dispõem de toda a infraestrutura básica necessária aos moradores, inclusive energia elétrica. Explicou que, como em qualquer cidade do País, cada morador precisa apenas solicitar à companhia elétrica que seja feita a ligação individual.
Ela rebateu informações de que os residenciais Carlos Marighella e Carlos Alberto Soares de Freitas, construídos por meio do programa, não tinham energia elétrica e lembrou que ela mesma visitou as unidades habitacionais para se certificar da qualidade construtiva, como sempre faz.
“Hoje eu soube que falavam que aqui não tinha eletricidade. Não é verdade. Vocês podem ver que os postes com energia elétrica estão todos disponíveis. Mas a gente só liga energia elétrica para cada um dos moradores. Porque não tem como a empresa de eletricidade ligar para todos ao mesmo tempo, vai sendo pedido e vai sendo ligado, não tem atraso, é sempre assim, em todos lugares”, esclareceu Dilma.
Ela agradeceu a colaboração dos governos estadual e municipal, que foram parceiros nas obras que têm sido feitas na cidade do litoral fluminense. “Em Maricá batemos alguns recordes. O governo federal, através do programa Minha Casa, Minha Vida, com ajuda do prefeito, do governador, construiu seis mil casas. E 97% dessas seis mil nós já entregamos”.
Posted: 31 Jul 2015 11:26 AM PDT
Após vistoriar qualidade construtiva e infraestrutura, Dilma entrega chaves do Minha Casa, Minha Vida em Maricá (RJ). Fotos: Fotos: Ichiro Guerra/PR (E) e Guilherme Rosa/Blog do Planalto (D)
Após vistoriar qualidade construtiva e infraestrutura, Dilma entrega chaves do Minha Casa, Minha Vida em Maricá (RJ). Fotos: Fotos: Ichiro Guerra/PR (E) e Guilherme Rosa/Blog do Planalto (D)
 A presidenta Dilma Rousseff afirmou que todas as 2.932 unidades habitacionais do programa Minha Casa Minha Vida (MCMV), entregues nesta sexta-feira (31) em Maricá (RJ) dispõem de toda a infraestrutura básica necessária aos moradores, inclusive energia elétrica. Explicou que, como em qualquer cidade do País, cada morador precisa apenas solicitar à companhia elétrica que seja feita a ligação individual.
Ela rebateu informações de que os residenciais Carlos Marighella e Carlos Alberto Soares de Freitas, construídos por meio do programa, não tinham energia elétrica e lembrou que ela mesma visitou as unidades habitacionais para se certificar da qualidade construtiva, como sempre faz.
“Hoje eu soube que falavam que aqui não tinha eletricidade. Não é verdade. Vocês podem ver que os postes com energia elétrica estão todos disponíveis. Mas a gente só liga energia elétrica para cada um dos moradores. Porque não tem como a empresa de eletricidade ligar para todos ao mesmo tempo, vai sendo pedido e vai sendo ligado, não tem atraso, é sempre assim, em todos lugares”, esclareceu Dilma.
Ela agradeceu a colaboração dos governos estadual e municipal, que foram parceiros nas obras que têm sido feitas na cidade do litoral fluminense. “Em Maricá batemos alguns recordes. O governo federal, através do programa Minha Casa, Minha Vida, com ajuda do prefeito, do governador, construiu seis mil casas. E 97% dessas seis mil nós já entregamos”.

ARTESANATO DE QUISSAMÃ EM ALTA

ESCRITO POR COORDENADORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL EM . PUBLICADO EM DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E URBANISMO

GRUPO DE ARTESÃOS PARTICIPA DE OFICINAS OFERECIDAS PELA PREFEITURA EM PARCERIA COM O SEBRAE

Foto: Adilson dos SantosCurso para Artesãos - Foto: Adilson dos SantosDando prosseguimento a oficina de gestão para os artesãos de Quissamã, aconteceu esta semana mais uma etapa do curso “Design, Cores e Formas”, ministrada pelas consultoras da área de artesanato do Sebrae, Glayde Mendes e Glayce Cordeiro.
As aulas acontecem duas vezes por semana, na Casa do Empreendedor. A oficina conta com programa de 60 horas/aula. O curso é fruto da parceria da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Urbanismo, Trabalho e Renda com o Sebrae.
Com o tema “Design, Cores e Formas”, as consultoras estão apresentando às participantes ideias para inovar o processo de criação das peças artesanais, a partir de técnicas utilizadas no laboratório de criação para o desenvolvimento de produtos. “Procuramos mostrar para as artesãs através de um painel de imagens, inspiração para serem usadas na elaboração de seus produtos”, explicou a instrutora, Glayde Mendes.
A artesã Ivana Craveira, que trabalha com peças em tricô e crochê, está muito entusiasmada com as aulas. “Estou adorando esta oportunidade, abriu possibilidades, deu uma perspectiva melhor na hora da elaboração do nosso trabalho”, salientou.
Esses encontros estão acontecendo desde o mês de abril e já foram ministradas as oficinas, “Sei Planejar”, “Sei Comprar” e “Sei Vender”, que tiveram a finalidade de ajudar o grupo a planejar suas atividades. Nesta etapa, a proposta é oferecer uma visão mais criativa do trabalho produzido pelas artesãs.
Os interessados em participar da oficina, podem se dirigir à Casa do Empreendedor que fica situada na Avenida Barão de Vila Franca, 292, no Centro, em frente a entrada da prefeitura, para agendamento das aulas. Maiores informações também podem ser obtidas pelos telefones: (22) 27687029.

Depoimento de advogada na CPI da Petrobras está mantido, diz Motta

Da Redação com Agências

  Tamanho da Fonte Diminuir a fonte da matéria Aumentar a fonte da matéria
O presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Petrobras, Hugo Motta (PMDB-PB), voltou a afirmar nesta sexta-feira (31) que está mantido o depoimento da advogada Beatriz Catta Preta, que defendeu nove investigados pela Operação Lava Jato, da Polícia Federal. A declaração de Motta ocorre após a entrevista da advogada ao Jornal Nacional, da Rede Globo, em que disse ter sido ameaçada por integrantes da comissão.
“O requerimento de convocação é um requerimento que está previsto em lei, previsto pelo Regimento Interno da Casa e não configura qualquer ameaça. A CPI não ameaça. Investiga”, afirmou. Motta disse que estranhou as declarações da advogada sobre ameaças e avaliou a entrevista como uma tentantiva de “vitimização para esconder atos ilícitos”. “A CPI não vai admitir essas ilações", acrescentou.
"A CPI vai continuar seu trabalho, vai continuar as investigações. Esta vitimização não vai nos intimidar. Quem tem que prestar esclarecimentos sobre as ameaças que recebeu agora é ela e a CPI pode ser grande palco para ela dizer quem a esta ameaçando”, completou.
Em entrevista ao Jornal Nacional na quinta-feira (30), a criminalista, que defendeu nove investigados pela Operação Lava Jato, da Polícia Federal, explicou que deixou os casos por se sentir ameaçada e intimidada por integrantes da comissão. Beatriz Catta Preta ainda disse que fechou o escritório e abandonou a carreira depois de receber ameaças “veladas” feitas por membros da CPI, que votaram a favor da convocação, no último dia 9, para ela depor no colegiado.
A convocação foi aprovada por unanimidade e provocou reações de entidades como a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), que considerou a convocação ilegal por quebrar o direito de inviolabilidade do sigilo profissional. A OAB chegou a apresentar pedido de habeas corpus no Supremo Tribunal Federal (STF) para preservar a criminalista. Também na quinta-feira (30), o presidente do STF , ministro Ricardo Lewandowski, concedeu liminar em que a advogada é desobrigada a prestar esclarecimentos à CPI. Ela poderá ficar em silêncio durante o depoimento, que ainda não foi marcado.
“Se ela recebeu honorários licitos, declarou à Receita, qual o receio de vir à CPI. Voce já viu algum advogado no país abandonar casos por ser questionado sobre a origem dos honorários? Isso só corrobora [com a dúvida da CPI]. Tem alguma coisa errada nisto”, acrescentou Motta, ao garantir que ela não está sendo investigada a mando de qualquer membro da comissão.
“O ministro não tirou o dever de vir, apenas de não falar sobre honorários”, disse o presidente da CPI, que ainda não tem data para o depoimento. Motta disse ainda que outros advogados também podem ser questionados pela comissão sobre o mesmo assunto se integrantes da CPI apresentarem requerimentos para isto.
Esta semana , antes das declarações da advogada, Hugo Motta avisou que manteria a convocação e disse que, apesar de respeitar a manifestação de opiniões contrárias, os deputados iriam questionar Beatriz Catta Preta sobre a origem do dinheiro usado pelos acusados para pagar seus honorários.
A advogada afirmou que não recebeu nem metade dos R$ 20 milhões em honorários, estimados pelos parlamentares.
Entre os clientes de Beatriz Catta Preta, estavam o ex-gerente de Serviços da Petrobras Pedro Barusco, o ex-diretor de Abastecimento Paulo Roberto Costa e os executivos da Toyo Setal, Augusto Mendonça e Júlio Camargo.
Na entrevista, a advogada disse que a “intimidação” a ela e a sua família começaram depois que o empresário da Toyo Setal, Júlio Camargo, denunciou, em delação premiada, o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), de receber US$ 5 milhões em propina para viabilizar contratos com a Petrobras. Segundo ela, Camargo não tinha citado Cunha nos primeiros depoimentos por medo e que agora, ele apresentou provas, como documentos, à Justiça.
Cunha, que nega o envolvimento no esquema, atribui a mudança do depoimento do executivo às pressões feitas pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot, que, para o parlamentar, atua “a mando do Planalto”. O fato foi o estopim para que o peemedebista anunciasse o rompimento pessoal com o governo, apesar de integrar o partido aliado ao Executivo e legenda do vice-presidente da República, Michel Temer. Desde então, Cunha evita comentar assuntos relacionados às investigações por orientação de seu advogado, Antonio Fernando de Souza.
C/ AGÊNCIA BRASIL
YR

Sob forte emoção, Quissamã se despede de Octávio Carneiro


O próspero município  de Quissamã, perdeu nesta segunda feira (27) um de seus filhos mais queridos e ilustres. Consternada a população local recebeu a notícia de falecimento do prefeito Octávio Carneiro da Silva (foto), vitima de câncer. Octávio tinha 80 anos. 


Durante toda manhã de segunda feira, grande números de pessoas se revezaram nos salões da secular fazenda São Manoel, onde foram levar o último adeus ao extinto. Entre milhares de pessoas, registramos entre outros ex-prefeitos Silvio Lopes e Riverton Mussi, empresário Ricardo Taboada, jornalista Luiz Ernesto e o ex-vereador Rubem Almeida Pereira.  Entre os prefeitos da região estavam: Sabino, Betinho da Dauarie, Carla Machado, Claudio Linhares, Amaro Fernandes, Aluizio Junior..


O copo do extinto permaneceu na fazenda São Manoel e na parte da tarde seguiu para a Igreja Matriz na sede do município, onde foi rezada a missa de corpo presente em seguida foi realizada o sepultamento no Cemitério São Batista. 


Octávio Carneiro da Silva, que era considerado o "pai de Quissamã" pela população local. FoI o primeiro prefeito do município. Durante 4 períodos governou o município, com invejável zelo pela coisa pública, foi uma amigo dos quissamaenses e sempre procurou realizar uma melhor governabilidade em defesa da qualidade de vida para a comunidade. 

Dona Herminia, ao lado de familiares se despede de Octávio.

Sob forte emoção, Quissamã se despede de Octávio Carneiro

Escola Fazenda Santa Maria promove desfile de aniversario de Macaé

31/07/2015 15:49:00 - Jornalista: Joice Trindade
Foto de crianças uniformizadas desfilando
Foto: Arquivo Secom
Homenagem a Macaé pelos 202 anos continua
Cerca de 140 estudantes da Escola Estadual Municipalizada Fazenda Santa Maria (Morro Grande) participaram na manhã desta sexta-feira (31) de um desfile simbólico em comemoração aos 202 anos da Vila de Macaé. Os participantes percorreram a rua principal do bairro. O desfile contou com alunos da Educação Infantil e Fundamental, além de pais de alunos e comunidade. Em coro, os participantes cantaram o hino de Macaé.
De acordo com a diretora, Sara Cruz, esta foi a oportunidade para a unidade municipal também comemorar os 202 anos de Macaé. Participaram do evento a banda Professor Jamil Andrade Dias, da unidade municipal Generino Teotônio de Luna (Virgem Santa), além da equipe do Programa de Conselhos Escolares da rede municipal, que representou a Secretaria de Educação.