segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Orgulhos dos Brasileiros: Petrobras 60 anos

A empresa foi instituída pela Lei nº 2004, sancionada pelo então presidente da República, Getúlio Vargas, em 3 de outubro de 1953. A lei dispunha sobre a política nacional do petróleo, definindo as atribuições do Conselho Nacional do Petróleo (CNP), estabelecendo o monopólio estatal do petróleo e a criação da Petrobras.

As atividades da empresa foram iniciadas com o acervo recebido do antigo Conselho Nacional do Petróleo, que manteve a função fiscalizadora sobre o setor.

As operações de exploração e produção de petróleo, bem como as demais atividades ligadas ao setor de petróleo, gás natural e derivados, à exceção da distribuição atacadista e da revenda no varejo pelos postos de abastecimento, foram conduzidas pela Petrobras de 1954 a 1997, período em que a empresa tornou-se líder na comercialização de derivados no país.

Depois de exercer por mais de 40 anos, em regime de monopólio, o trabalho de exploração, produção, refino e transporte do petróleo no Brasil, a Petrobras passou a competir com outras empresas estrangeiras e nacionais em 1997, quando o presidente Fernando Henrique Cardoso sancionou a Lei N° 9.478, de 6 de agosto de 1997. Tal lei regulamentou a redação dada ao artigo 177, §1º da Constituição da República pela Emenda Constitucional nº9 de 1995, permitindo que a União contratasse empresas privadas para exercê-lo.

A partir daí foram criadas a Agência Nacional do Petróleo (ANP), responsável pela regulação, fiscalização e contratação das atividades do setor e o Conselho Nacional de Política Energética, órgão encarregado de formular a política pública de energia.

Originalmente Petrobrás, o nome fantasia da empresa foi alterado para Petrobras, apesar da terminação oxítona em 'a', (seguida de 's'), obedecendo à Lei nº 7.565 de 1971, em acordo com a Academia Brasileira de Letras e a Academia das Ciências de Lisboa, segundo as quais nenhuma sigla é acentuada na língua portuguesa. Em dezembro de 2000 foi anunciada uma alteração: o novo nome fantasia seria Petrobrax, que alegadamente seria mais adequado à pronúncia na língua inglesa, já que a empresa tornava-se importante internacionalmente. Seria também uma maneira de expandir a sua operação de varejo na América Latina (postos de gasolina) contornando uma negativa imagem imperialista que o Brasil exerce sobre seus vizinhos.
  No entanto, houve uma forte rejeição no meio político e entre os funcionários da empresa, bem como entre a população brasileira em geral, pois isso representaria o abandono do sufixo bras (de Brasil). No início de 2001 a diretoria abandonou definitivamente os planos de alterar o nome fantasia da empresa.

Em 1998, a marca da Petrobras para uso fora da América do Sul foi modificada. A cor do logotipo Petrobras foi alterada de verde para um azul da escala especial pantone. Entretanto, devido à continuidade do processo de internacionalização da companhia - particularmente no segmento Abastecimento -, com a abertura das primeiras estações de serviço na Bolívia, em 2001 e a compra da Perez Companc Energía (PECOM Energía S.A.), a segunda maior empresa petroleira da Argentina, com operações também no Peru e Venezuela em 2002, um novo ajuste foi realizado, passando-se a utilizar fora do Brasil somente o logotipo Petrobras em azul, sem símbolo BR.

História

Antecedentes

Após a Segunda Guerra Mundial iniciou-se no Brasil um intenso debate sobre a melhor maneira de explorar o petróleo no país. O assunto era polêmico uma vez que envolvia diversos aspectos políticos, tais como a soberania nacional, a importância dos recursos minerais estratégicos, a política de industrialização e os limites de atuação das empresas multinacionais no país, e foi um dos mais marcantes na História do Brasil nas décadas de 1940 a 1960. Para debatê-lo, constituíram-se dois grupos com posições distintas: um que defendia a abertura do setor petrolífero à iniciativa privada, nacional e estrangeira, e outro, que desejava o monopólio estatal do petróleo.

Ao ser promulgada, a Constituição brasileira de 1946 estabelecia que a regulamentação sobre a exploração de petróleo no país fosse feita por meio de lei ordinária, criando assim a possibilidade da entrada de empresas estrangeiras no setor petrolífero.

Em 1948, o então presidente da República, Eurico Gaspar Dutra, enviou ao Congresso Nacional do Brasil um anteprojeto do Estatuto do Petróleo que, se aprovado, permitiria a participação da iniciativa privada na indústria de combustíveis. À época não existiam no país empresas nacionais com recursos financeiros, nem com tecnologia necessária, para a exploração de petróleo. Isso levou a que os chamados "nacionalistas" não concordassem com aquele anteprojeto de lei, por entenderem que a sua aprovação significaria simplesmente a entrega da estratégica exploração do petróleo brasileiro aos interesses das multinacionais: a produção mundial de petróleo era, naquela época, dominada por um oligopólio constituído pelas chamadas "Sete irmãs", das quais cinco eram estadunidenses. Para defender a tese do monopólio estatal do petróleo organizaram um amplo movimento popular, a campanha "O petróleo é nosso!", em que se destacou, entre outros, o nome do escritor Monteiro Lobato. A mobilização popular conseguiu impedir a tramitação do Anteprojeto do Estatuto do Petróleo no Congresso Nacional e muito contribuiu para a aprovação da Lei 2004 de 3 de outubro de 1953, que estabeleceu o monopólio estatal do petróleo e instituiu a Petrobrás.



Edifício sede da Petrobras, Rio de Janeiro.


Plataforma petrolífera P-20, da Petrobras: a exploração de petróleo em águas profundas tornou a empresa numa referência mundial.

Cronologia da produção de petróleo no Brasil

  • 1897: O fazendeiro Eugênio Ferreira de Camargo explora o que seria o primeiro poço de petróleo do Brasil, na região de Bofete, no estado de São Paulo, porém só é encontrada água sulfurosa.
  • 1938: Criação do Conselho Nacional do Petróleo (CNP), que considera as jazidas minerais bens da União, mesmo sem terem sido localizadas.
  • 1939: Descoberto petróleo no subúrbio de Lobato, em Salvador (Bahia), região que viria a ser a primeira grande reserva nacional do Brasil.

Poço de petóleo em Paraguaçu Paulista, 1923-1924.


Arranha-céu da Petrobras na Avenida Paulista, na cidade de São Paulo.


O então Presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante cerimônia de batismo da Plataforma P-52, ao lado de funcionários da Petrobras em Angra dos Reis (RJ).

O INÍCIO DA PRODUÇÃO NA BACIA CAMPOS
Plataforma Sedco 135-D
Bacia de Campos dos Goytacazes - RJ
Esta foi a primeira plataforma a produzir no Campo de Enchova.
(Foto: http://blog.planalto.gov.br/)
     Em 1974, é descoberto petróleo na Bacia de Campos dos Goytacazes (RJ), no Campo de Garoupa. Em 1975, o governo federal autoriza a assinatura de contratos de serviços com cláusula de risco, o que permitiu a participação de empresas privadas na exploração. Por este contrato, as empresas investiam em exploração e, caso tivessem sucesso, receberiam os investimentos realizados e um prêmio em petróleo ou em dinheiro, mas a produção seria operada pela Petrobras. Houve apenas uma pequena descoberta na Bacia de Santos com a aplicação deste tipo de contrato. Em 1977, entra em operação o Campo de Enchova, o primeiro a produzir na Bacia de Campos, com a utilização do Sistema de Produção Antecipada. Pela primeira vez produz-se no Brasil a 120 metros de lâmina d’água. No final do anos 70, essa era considerada uma grande profundidade.
 
 Nos 100 mil quilômetros quadrados da Bacia de Campos-Macaé, a Petrobras tem hoje 40 unidades de produção de petróleo, operando 546 poços, com uma produção média diária de 1 milhão 265 mil barris. Essas 40 unidades se dividem basicamente em três tipos de sistemas definitivos de produção: as plataformas fixas, as semi-submersíveis e os navios adaptados FPSO (da sigla em inglês para Floating, Production, Storage and Offloading, ou Unidade Flutuante de Produção, Armazenamento e Escoamento).

Inicialmente os primeiros poços produziam para os chamados sistemas antecipados de produção, que utilizavam plataformas semi -submersíveis. As 14 plataformas fixas foram as responsáveis pelo início da saga da produção na Bacia de Campos nos assim chamados sistemas definitivos. Suas colunas são fixadas em profundidades em torno dos 100 metros, na parte rasa da bacia. Carapeba 1 e 3 e Pargo 1 e 2 têm a particularidade de serem plataformas duplas, instaladas sobre o mesmo conjunto de poços, ligadas por uma passarela. Uma unidade concentra os equipamentos para a produção enquanto a outra tem as instalações de hotelaria e administração dos poços. Todas as plataformas fixas têm árvores-de-natal (os equipamentos que controlam o fluxo nos poço) secas, isto é, acima da linha d’água.

Como 75% das reservas de óleo brasileiras estão em água profundas (entre 400 e mil metros) e ultraprofundas (a partir de mil metros), a Petrobras é hoje a empresa que tem o maior número de sistemas flutuantes no mundo, as plataformas semi-submersíveis e os navios FPSO.

Na Bacia de Campos há 16 plataformas semi-submersíveis. Para se manter no mesmo lugar, em profundidades superiores aos mil metros, elas contam com sofisticados sistemas de amarração, que incluem oito âncoras, num sistema desenvolvido no Brasil. Balançam como um navio, ao sabor das ondas, e têm árvores de natal molhadas, apoiadas sobre o solo marinho. Algumas têm capacidade para processar até 180 mil barris por dia.

Há também hoje, na Bacia de Campos, nove navios FPSO’s. Alguns são capazes de armazenar até 2 milhões de barris nos seus reservatórios, como a unidade P-32. Nesse caso específico, a P-32 não tem capacidade de produção, não tem nenhum poço ligado a ela. O "P" da sigra FSPO aí significa processamento (process, em inglês). Plataforma estratégica, a P-32 recebe e trata o óleo vindo de quatro plataformas semi-submersíveis, num total de 250 mil barris diários.
 

Exploração de petróleo em águas profundas


P-51 da Petrobras, a primeira 100% brasileira.
A Petrobras é referência internacional na exploração de petróleo em águas profundas, para a qual desenvolveu tecnologia própria, pioneira no mundo, sendo a líder mundial deste setor. O seu projeto Roncador recebeu, em março de 2001, o "Distinguished Achievement Award - OTC'2001", tornando-se uma referência tecnológica para o mundo do petróleo e confirmando a liderança da Petrobras em águas profundas.
 
A Petrobras bateu sucessivos recordes de profundidade por lâmina de água em extração de petróleo:
  • 174 m em 1977 no campo Enchova EN-1 RJS,
  • 189 m em 1979 no campo Bonito RJS-36,
  • 293 m em 1983 no campo Piraúna RJS-232,
  • 383 m em 1985 no campo Marimbá RJS-284,
  • 492 m em 1988 no campo Marimbá RJS-3760,
  • 781 m em 1992 no campo Marlim MRL-9,
  • 1027 m em 1994 no campo Marlim MRL-4,
  • 1709 m em 1997 no campo Marlim MLS-3,
  • 1853 m em 1999 no campo Roncador RJS-436,
  • 1877 m em 2000 no campo Roncador RO-8 e
  • 1886 m em 2003 no campo Roncador RO-21.
Em 2007 a Petrobras manteve o recorde mundial de profundidade em perfuração no mar, com um poço em lâmina d'água de 2777 metros. A Petrobras exporta tecnologia de exploração em águas profundas para vários países - a maioria dos métodos de colocação de tubos a grandes profundidades, como a instalação de risers flexíveis sem mergulhadores e os métodos de colocação vertical de sistemas de conexão em forma de "J" previamente amarrados à Árvore de Natal Molhada (ANM); na verdade, foram desenvolvidos em estreita colaboração com a Petrobras, e foram patenteados pela empresa francesa Coflexip.




domingo, 29 de setembro de 2013

Convenções: Garotinho é recebido em Macaé e municípios vizinhos



O deputado federal Antony Matheus foi recebido na manhã deste domingo (29) por eleitores,  lideranças políticas de Macaé e de municípios vizinhos, na sede social do Fluminense Futebol Clube. O pré candidato ao governo do Estado do Rio veio  participar da convenção do PR no município. Cerca de 1200 pessoas compareceram.

 O evento iniciou com a apresentação dos hinos Nacional e de Macaé,  em seguida falou o vereador Manoel Francisco. André Braga ao fazer uso da palavra, apresentou pequena avaliação da atuação como militante político em Macaé nesses últimos 18 anos, onde citou por várias vezes o nome do ex-prefeito Riverton Mussi, o qual foi aliado político no PMDB.

Um toque especial do evento foi a presença do ex-prefeito de Macaé, Riverton Mussi, que compareceu para dar um abraço em Garotinho e  André Braga, um velho amigo que  deixou a presidência do PMDB recentemente para assumir a do PR. Compareceram os vereadores da cidade Juninho do Aeroporto, Cezinha e Manoelzinho das Malvinas, além do deputado Paulo Feijó que fez da uso da palavra,  destacando a importância da  pré-candidatura de Garotinho ao governo do estado, para o fortalecimento do interior fluminense. 

O deputado garotinho ao encerrar a solenidade em Macaé elogiou a atuação do novo companheiro de partido, Andre Braga e anunciou que  em todas as cidades que passa, fala  do compromisso do PR em todo o estado. 


Garotinho agradeceu a  presença de todos,  dizendo que possui  uma grande admiração por Macaé e seu povo e finalizou explicando o motivo pelo qual deseja ser governador “eu só entrei nessa disputa por causa do povo e não por interesses pessoais e sim olhar o que é melhor para o povo”. 

Fotos: Xico de Paula e Janaira Souza
 


Convenção do PR em Casimiro de Abreu
Fotos de Cleiton Rodrigues
Fotos de Cleiton Rodrigues

A convenção do PR em Casimiro de Abreu foi realizada no Hotel-Fazenda Mirante do Poeta e elegeu Evaristo Feliciano, presidente, e o companheiro Alison, vice. O ex-prefeito Paulo Dames convocou seu grupo político para participar do evento e estiveram presentes muitos ex-vereadores, entre eles José Alexandre que já foi também vice-prefeito da cidade. Nesta etapa incorporou-se à nossa caravana, o Apóstolo Walter Cristie, pré-candidato a deputado federal. e que nasceu na cidade de Casimiro de Abreu, embora hoje seja professor na cidade de São Gonçalo, onde também exerce o cargo de secretário municipal Anti-Drogas.
Convenção do PR em Rio das Ostras
Fotos de Cleiton Rodrigues
Fotos de Cleiton Rodrigues

Foi realizada na Câmara de Rio das Ostras uma grande festa para a posse de Zezinho Salvador, como presidente do PR. O vice-presidente será Alexandre Tenuta e o secretario-geral, Marcelo Coelho. Os vereadores Alexandre Viana (PSC), Marcelino (PV), Alan (PMDB), Mizeias, e o presidente da Câmara, Nina (PSC), participaram do evento. Diretórios da Região dos Lagos foram representados por seus presidentes, entre eles Elisângela Lobo, de São Pedro da Aldeia, pré-candidata a deputada estadual e Walmir Porto, de Cabo Frio, pré-candidato a deputado federal. Mais de 300 pessoas lotaram a Câmara de Rio das Ostras. O ato contou com a presença ainda do presidente do DEM local Guilherme Costa e do deputado federal Paulo Feijó, além de muitas lideranças.

sábado, 28 de setembro de 2013

Bancos continuam em greve sem previsão de novas assembléias

(foto divulgação)




Em Macaé a situação não será diferente. A greve nacional dos bancários paralisou os trabalhos em 10.633 agências e centros administrativos de bancos públicos e privados nesta sexta-feira, nono dia de paralisação, segundo informações divulgadas pela Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT). 


De acordo com a Contraf-CUT, o Comando Nacional dos Bancários enviou carta à da Federação Nacional dos Bancários hoje reafirmando que os trabalhadores rejeitaram a proposta de reajuste de 6,1%."As últimas declarações da Fenaban de que os bancários não precisam de aumento real e precisam apenas manter os seus direitos (que já tem) em um momento em que os bancos estão tendo recorde de lucros provocou ainda mais a indignação dos bancários", afirmou, em nota, Carlos Cordeiro, presidente da Contraf-CUT e coordenador do Comando Nacional dos Bancários.


Os bancários, que têm data-base em setembro, reivindicam 11,93% de reajuste salarial ante uma oferta de 6,1% dos patrões. Eles querem também aumento na participação de lucros e outras melhorias econômicas.

Segundo o presidente do Sindicato dos Bancários de Macaé e região, Wagner Figueiredo, além de negar o aumento de salário, a Fenaban ignora todas as reivindicações dos bancários sobre emprego, saúde, segurança e condições de trabalho. A categoria quer que a federação atenda ao pedido de 11,93% de rea¬juste, que corresponde a 5% de aumento real e piso salarial referente ao valor calculado pelo Dieese (acima de R$ 2 mil). 

Além de Macaé, o sindicato atende as cidades de Carapebus, Quissamã e Conceição de Macabu, onde cerca de 40 agências bancárias estão paralisadas. “O lucro das instituições financeiras é muito grande, lucro este, que é devido ao trabalho, desempenho e dedicação de cada um dos profissionais do setor. Muitos bancários estão com a saúde mental e física afetadas, devido às péssimas condições de trabalho e falta de segurança. Esta é uma luta, não só para a categoria, mas também para os clientes, que são prejudicados com a falta de funcionários para atendimento, além dos altos juros e tarifas que pagam”, declara Figueiredo.

Já os municípios de Rio das Ostras e Casimiro de Abreu são vinculados ao Sindicato dos Bancários de Niterói e região, que abrange, ao todo, 16 cidades, incluindo região do Lagos.


O  presidente do sindicato, Fabiano Junior, todos os bancos já foram comunicados e que não tem previsão de uma próxima assembleia. Tudo vai depender do andamento da greve e das negociações. “Se apresentarem uma nova proposta, vamos convocar a assembleia para que seja avaliada. Mas, estamos fazendo uma greve ordeira e pacífica. Não é nada contra a população, por isso, alguns canais de serviços e caixas eletrônicos estarão funcionando. A greve não vai prejudicar em nada”, conclui.


 Segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), algumas das operações bancárias, como o pagamento de contas, poderão ser feitas pelos clientes por meio de opções como os caixas eletrônicos, a internet banking, o aplicativo do banco no celular, as operações bancárias por telefone e também pelos correspondentes bancários, que são casas lotéricas, agências dos Correios, redes de supermercados e outros estabelecimentos comerciais credenciados.

sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Empregos: Oportunidades oferecidas na Região dos Lagos e em Macaé



Todas as terças-feiras é dia da Coluna Emprego no RJ 1ª edição. Confira abaixo as vagas oferecidas pelos Balcões de Emprego das principais cidades da Região dos Lagos e Macaé.

Cabo Frio

Administrador (7), auxiliar de cozinha (8), auxiliar de serviços gerais (14), camareiro (10), costureira (6), empregada doméstica (5), manicure (5), pedreiro (5), sushiman (1) e vendedor (44).
Endereço: Avenida Teixeira e Souza, número 1870, Centro.


Rio das Ostras

Ajudante de caminhão (5), ajudante de cozinha (4), ajudante de padeiro (3), ajudante de pedreiro (29), ajudante geral (4), armador de ferro (3), arquiteto (4), atendente (22), auxiliar mecânico industrial (3), balconista (6), cabeleireira (3), caixa (9), caldeireiro (10), camareira (4), costureira (2), cozinheiro (7), designer gráfico (1), doméstica (3), encarregado de solda (1), engenheiro civil (4), farmacêutico (1), frentista (13), funileiro montador (4), garçom / garçonete (9), instalador de equipamento de segurança (3), instrutor de mandarin (1), lanterneiro (4), manicure (10), mecânico de auto (10), motoboy (2), motorista (2), motorista caminhão (3), operador de retroescavadeira (2), operador de telemarketing (50), pintor civil (10) e vendedor (36).


Endereço: Av. Desembargador Ellis Hermydio Figueira, sem número, Jardim Campomar.


Macaé

Representante de atendimento (500), vendedor (73), servente de obras (44), pedreiro (38), motorista c/d (36), auxiliar de serviços gerais (34), motoboy (28), bombeiro hidráulico (27), manicure (25), ajudante de cozinha (23), auxiliar de lavanderia (22), cozinheiro (20), técnico em telecomunicações (20), repositor (19), ajudante de motorista (17), vigilante patrimonial (17), corretor de imóveis (16), offshore - nutricionista (14), porteiro (14), garçom (13), motorista d (13), ajudante de eletricista (12), assistente comercial (11), nutricionista (11), ajudante de caldeiraria (10), analista de suporte computacional i (10), bombeiro civil (10), gestão em serviços de TI (10), operador de caixa (10), padeiro (10), pessoa com deficiência - representante de atendimento (10), promotor de vendas (10), técnico de rede externa II (10), hidrojatista irata (8), ajudante de bombeiro hidráulico (6), eletricista (6), mecânico de refrigeração (6), offshore - ajudante de cozinha (6), carpinteiro (5), cumim (5), depiladora (5), instrutor de informática (5), marceneiro (5) e pizzaiolo (5).


Endereço: Rua Doutor Télio Barreto, número 28, Centro.

Agência Nacional do Petróleo liberaou mais uma parcela dos royalties

Terminal da Petrobras em Ponta de Imbetiba- Macaé RJ


A prefeitura de Macaé
 receberá R$ 37,9 milhões

Divulgada a parcela de setembro dos royalties do petróleo, que corresponde a produção do mês de agosto. Os nove municípios produtores do interior do estado receberam cerca de R$ 145 milhões repassados pela União, segundo cálculos da Agência Nacional do Petróleo (ANP).  O município de Campos dos Goytacazes,  recebeu a maior volume de recursos, cerca de  R$ 49,9 milhões, mais do que os R$ 48,3 milhões do mês anterior.

Macaé, na Região dos Lagos,  ficou com R$ 37,9 milhões;  Rio das Ostras,  recebeu R$ 15,02 milhões. Os repasses de Cabo Frio foram de R$ 14,7 milhões; São João da Barra, R$ 8,1 milhões; Quissamã, R$ 7,08 milhões; Casimiro de Abreu ficou com R$ 6,1 milhões; Búzios, cerca de R$ 5,01 milhões; e Carapebus, R$ 2,9 milhões.

Funcionários apoiam greve dos bancários

A vice-presidente do Sindicato, Adriana Nalesso, e o diretor Carlos de Souza falaram aos manifestantes na porta do prédio da Previ, em Botafogo  A vice-presidente do Sindicato, Adriana Nalesso, e o diretor Carlos de Souza falaram aos manifestantes na porta do prédio da Previ, em Botafogo 
 
Os funcionários do Banco do Brasil lotados na Previ fizeram uma paralisação parcial e um ato em apoio à greve. A atividade aproveitou a presença do diretor de gestão de pessoas, Carlos Neto e de relacionamento com o funcionalismo, Carlos Neri para denunciar o assédio moral, as péssimas condições de trabalho nas agências, a proposta rebaixada de reajuste salarial e a política antissindical adotada pela direção do BB. Eles estavam no Rio para a reunião do Conselho Deliberativo do fundo de pensão. "Como representante legítimo dos funcionários do BB lotados na Previ, o Sindicato destacou direito desses funcionários de fazer greve e ter sua organização sindical respeitados", disse o diretor do Sindicato Samuel Braun.

Afronta
O ato contou com a participação de diretores do Sindicato, delegados sindicais e ativistas do movimento sindical que se reuniram em frente à sede da Previ, na Praia de Botafogo .

A Cia Emergência Teatral também esteve presente com o famigerado personagem Adolpho Dida. Com ironia, foram lembradas a proposta de vacina contra gripe, que a Caixa Econômica já realiza há mais de 10 anos, e a oferta de um vale cultura de R$ 50,00 mensais.

Para a sindicalista Luciana Vieira, a proposta apresentada pelo banco é uma afronta aos funcionários e ao movimento sindical. "Não contempla em nada a pauta da categoria. Já não bastasse a prática do assédio moral que vem sendo difundida, as metas cada vez mais abusivas, a política terrorista de downgrade e as ameaças de descomissionamento dos funcionários".
Conselheiros

Os conselheiros deliberativos eleitos pelos funcionários presentes apoiaram e participaram do movimento, enquanto os indicados pelo banco sequer apareceram, evitando o diálogo com os funcionários, atitude que tem sido característica dessa diretoria à frente do banco. Vale ressaltar os boletins informativos que têm sido pautados pela prática antissindical e de ameaça aos funcionários que querem participar do movimento grevista.

Rita Mota criticou o modelo de gestão adotado pelo banco. "A diretoria do BB adotou um modelo de gestão que foca, prioritariamente, resultados financeiros. A ausência dos diretores demonstra o distanciamento da atual gestão com os verdadeiros anseios e necessidades dos funcionários".

Prefeito se reúne com professores do CIEP Maringá e dá início a ações emergenciais




Nesta sexta-feira (27), o Prefeito Dr. Aluízio esteve reunido com um grupo de profissionais do CIEP 455 Municipalizado Maringá, para debater questões de segurança na unidade de ensino, que foi alvo de ações de vandalismo durante esta semana. Durante o encontro, que também contou com a participação de moradores e pais de alunos, o Prefeito e a equipe da Secretaria Municipal de Educação (Semed), ouviram os anseios e sugestões de quem trabalha e frequenta o colégio. (Foto: Flávio Sardou)

“Nosso objetivo é ouvir as necessidades e resolver, junto de quem vive o dia a dia da escola, qual a melhor maneira de dar mais segurança à sua respectiva unidade escolar. Esta é uma questão que está acima da educação, é uma questão de segurança pública”, explicou Dr. Aluízio.


Várias das ações sugeridas pelos profissionais do CIEP Maringá foram realizadas já na parte da tarde de sexta-feira, de forma emergencial, como melhoria na iluminação do pátio externo do colégio, poda das árvores próximas aos muros da escola, limpeza e recuperação dos espaços depredados, além da disponibilização de um efetivo do Grupamento Independente de Cães (GIC) da Guarda Municipal.

“Estas ações são primárias e deverão ser estendidas por todo o bairro e em toda a rede municipal de ensino. Além dos profissionais e da comunidade, nos reunimos também com o setor de Ordem Pública do município e com a Polícia Militar, para saber detalhes das ações ocorridas nesta semana e das medidas que serão tomadas com os responsáveis pelo vandalismo”, destacou o Prefeito.

A equipe da Secretaria de Educação também destacou que várias ações educativas de cidadania já foram e estão sendo implementadas na rede municipal de ensino, com o intuito de promover a cidadania e aproximar cada vez mais a comunidade do ambiente escolar, além de criar outros referenciais éticos, estéticos, culturais e de liderança entre os jovens.

“Nossa proposta é realizar uma ação educativa mobilizada e integrada com a comunidade, para que, além do aluno, a comunidade também se sinta pertencente ao ambiente escolar. Vamos ter um maior controle na questão da segurança, sem jamais deixar de lado a questão educacional da situação. Projetos com grêmio estudantil, bandas escolares, palestras e oficinas são algumas das iniciativas que a Educação está implementando para oferecer outras oportunidades para o aluno e a comunidade”, completou Dr. Aluízio.

“Apesar de medidas emergenciais serem necessárias, as ações que estamos desenvolvendo não são pontuais. Estamos fazendo todo o sacrifício para melhor a educação e não podemos deixar de enfrentar este tipo de situação, por isso precisamos de ações efetivas e continuadas. Não seremos omissos”, finalizou o Prefeito. 

Premiados na Bienal de João Pessoa


É o seguinte o resultado da premiação na II Bienal de Orquídeas do Nordeste, realizada em João Pessoa (PB) no último final de semana:

Melhor Espécie Nacional

  • 1º Cattleya labiata – Carlos Neves – CPO
  • 2º Cattleya violacea – Ricardo Mendonça-APO
  • 3º Auliza ciliare – Gerson Paiva – CPO
Cattleya labiata

Melhor Espécie Estrangeira
  • 1º Bulbophyllum grandiflorum – Sérgio Rangel-ASSOPE
  • 2º Dendrobium linearii - Lindon Barros-ASSOPE
  • 3º Dendrobium anosmum albo - Toshio Adachi-APO
Bulbophyllum grandiflorum

Melhor Híbrido
  • 1º Cattleya Chocolate Drop x C. Potinara Sam Damiana - Ricardo Mendonça-APO
  • 2º Dendrobium phalaenopsis – Gerson Paiva – CPO
  • 3º Blc. Durigan – Gerson Paiva – CPO

Melhor Terrestre
  • 1º Ludísia discolor – Tokimasa Kurisu-APO
  • 2º Spathoglottis -Ricardo Mendonça-APO
  • 3º Spathoglottis – Ricardo Mendonça-APO
Ludisia discolor
Melhor Microorquídea

27 DE SETEMBRO = DIA DE COSME E DAMIÃO

SALVE!...SALVE!...

Por que ganhamos doces no dia de Cosme e Damião?
Essa data celebra, para os católicos, a memória de Cosme e Damião. Os irmãos gêmeos eram médicos e viveram na Ásia Menor. Eles ficaram conhecidos porque curavam pessoas e animais sem cobrar dinheiro. Morreram por volta do ano 300 d.C. degolados, vítimas de uma perseguição do imperador romano Deocleciano. Na religião católica, o dia 26 de setembro lembra os jovens que pregavam os ensinamentos de Jesus Cristo. Eles são considerados os padroeiros dos farmacêuticos, médicos e das faculdades de medicina.

No Candomblé e na Umbanda, o dia de Cosme e Damião é 27 de setembro. Nessas crenças, eles são conhecidos como os orixás Ibejis.São filhos gêmeos de Xangô e Iansã. Os devotos e simpatizantes têm o costume de fazer caruru (uma comida típica da tradição afro-brasileira), chamado também de “Caruru dos Santos” e “Caruru dos sete meninos” que representam os sete irmãos (Cosme, Damião, Dou, Alabá, Crispim, Crispiniano e Talabi), e dar para as crianças.

São Cosme e Damião também são considerados protetores dos gêmeos e das crianças. Por isso, as pessoas criaram o costume de distribuir os doces para homenagear os santos ou cumprir promessas feitas a eles.

quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Prefeitura de Quissamã cobra melhorias à Cedae

Octávio autoriza instalação de gerador para resolver problema de abastecimento de água do município

Foto: Adilson dos Santos Reunião no Gabinete do prefeito definiu parceria com a Cedae - Foto: Adilson dos Santos    Reunião realizada nesta terça-feira (24), no Gabinete do prefeito Octávio Carneiro, definiu parceria com a Cedae para resolver o problema de abastecimento de água no município mediante instalação de um gerador para a estação da localidade de Farinha Seca, de onde a água é distribuída para a estação central, que redistribui para todo o município.


Octávio recebeu o diretor do Interior da Cedae, Heleno Silva; o gerente regional Fernando Arruda, o coordenador local Marcio Maciel, engenheiro responsável local Luiz Augusto Póvoa e o encarregado da companhia no município Luciano da Silva Rocha. Representantes da Ampla, por telefone, justificaram que não haveria possibilidade de comparecer ao encontro de hoje.

A reunião foi acompanhada pelos secretários de Governo, Ana Alice Barcelos; de Meio Ambiente e Serviços Públicos, Luiz Geraldo de Paula, e de Obras, Junio Selem. Os vereadores Marcelo Batista (presidente da Câmara), Ronaldo Costa, Luiz Carlos Fonseca Lopes, Marcos Silva, Jorge Gomes, Isabel Pessanha e kitiely Freitas também participaram do encontro e solicitaram soluções para os problemas registrados em Quissamã.

O diretor do Interior da Cedae, Heleno Silva, explicou que, recentemente, a concessionária investiu cerca de R$ 5 milhões em melhorias que vão desde aumento da captação de água, que passou de 40 litros por segundo para 50 litros por segundo, que também passou a ser feita no meio da Lagoa Feia para evitar a proliferação de algas como ocorria no período do verão. Segundo o diretor, ocorreu ainda a modernização de equipamentos como bombas e painéis de controle e melhorias técnicas na estação.

Heleno Silva disse que o problema é recorrente. De acordo com o diretor da Cedae, o motivo para que o abastecimento não esteja normalizado é que, mediante averiguação feita pela empresa, num período de 6 a 8 horas diárias, compreendido de 18h à meia noite, em média, há uma baixa no abastecimento de energia ou queda da tensão, o que causa o desligamento dos equipamentos e interrupção da produção, pois o funcionamento geral da estação, bombas e tratamentos dependem de energia elétrica.

“Quissamã possui boa vazão d'água, mas esse problema inviabiliza o bom funcionamento da Cedae, porém, com a instalação do gerador isso vai acabar e se houver problema a responsabilidade será da Cedae”, afirmou Heleno.

Diante do não comparecimento da Ampla, a sugestão foi de, em mais uma parceria, a Prefeitura de Quissamã arcar com as despesas referentes a um gerador de 200Kva. O prefeito Octávio Carneiro prontamente autorizou à secretaria de Obras a instalar o equipamento com objetivo de resolver o problema, garantindo a melhoria do abastecimento para a população.

“Não podemos mais suportar essa situação e já que a Cedae está garantindo que essa iniciativa resolve a questão, vamos fazer a nossa parte porque a população não pode continuar prejudicada”, argumentou o prefeito.

Parceria prevê melhoria no abastecimento dos bairros Penha, Alto Grande e Praia de João Francisco

O verão está chegando e o consumo de água aumenta consideravelmente. Para melhorar a distribuição de água para os bairros Penha, Alto Grande e Praia de João Francisco, que enfrentam problemas nesse sentido, foi firmada uma parceria entre a prefeitura e a concessionária.
A Cedae se comprometeu a realizar as obras do novo tronco distribuidor para esses bairros, o que compreende a 1.200m de tubulação. A prefeitura viabilizará o transporte desse material e cederá o maquinário necessário para a ação. A previsão é de que as obras estejam concluídas até o fim do ano.

CONVITE: Audiência Pública – Duplicação BR 101.


A Prefeitura Municipal de Casimiro de Abreu e a Comissão de Assuntos Municipais da Alerj convidam para Audiência Pública – Duplicação BR 101.

Dia 30 de setembro / Segunda-feira
 
Às 15h, no Pavilhão de Esportes, na Praça Feliciano Sodré – Centro.

Secretaria Municipal de Comunicação Social

22 2778-1117
22 2778-2091
22 9817-7722


Prefeitura extingue cargos de funcionários fantasmas em Macaé




O Legislativo de Macaé aprovou nesta  quarta-feira (25) o Projeto de Lei Complementar do Executivo que extinguiu 809 cargos em comissão, 399 cargos do Gabinete do prefeito e 410 de diversos setores do governo municipal. 

A maioria dos cargos extintos eram de pessoas que recebiam da administração pública municipal de Macaé que não trabalhavam e foram nomeados na gestão passada. A folha de pagamentos dos fantasmas onerava os cofres públicos em alguns milhões de reias.

Segundo o prefeito Aluizio Jr., a medida   tem a finalidade de estabelecer, "sob a égide de responsabilidade administrativa, a fonte de custeio para a despesa com pessoal da área de Educação e Saúde" .

A medida que foi considerada por uma maioria de macaenses como saneadora, vai institui uma política de melhoria da remuneração dos profissionais das áreas de Educação e Saúde do município de Macaé com aumento de 30% dos vencimentos para os servidores.

quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Flores de Holambra enfeitam a praça Veríssimo de Mello




A 12ª Exposição de Flores de Holambra que foi aberta nesta quinta-feira (26) está enfeitando na Praça Veríssimo de Mello. A exposição ficará até o dia seis de outubro, das 10h às 21h, está aberta ao público e a entrada é franca. Aos domingos a visitação acontece até meio-dia.

Cerca de 170 espécies foram colocadas para exposição, entre elas Brinco de Princesa, Violeta, Samambaia, Hortência e Jasmim.

Holambra (SP), localizada na Região Metropolitana de Campinas, enviou dois caminhões para a exposição.

Pelo segundo ano consecutivo, o Grupo Ninho do Sabiá abriu a exposição com 12 integrantes e músicas diversas para o público, encerrando com o Hino de Macaé.

A diversidade de preços é grande para atender todos os tipos de públicos. Foram disponibilizadas plantas de R$ 2,50 da espécie Alecrim md, outras de R$ 2,80, como Cacto T06 até Rosa do Deserto por R$ 130 e Cipreste Piramidali por R$ 120.

Mesmo antes de abrir de ser aberta, a exposição contava com pessoas a espera para visitação.

A compradora e amante de flores Lídia Moreira comprou quatro flores, entre elas rosas e samambaia. “Todo ano eu veio e me perco vendo as flores, cada ano fica mais bonita a mostra”, salientou. Vilma Thomas conta que gostou da estrutura do evento e também sempre visita e compra espécies variadas.


Os preços variam de R$ 3 a R$ 200 e a exposição visa atender todos os tipos de públicos, inclusive as flores servem para presentear pessoas queridas e familiares.

A feira é uma ação do Lions Clube de Macaé com o apoio da prefeitura. A Presidente do Lions Clube, Aurora Pacheco, lembra que uma parte do dinheiro vai para ações beneficentes e campanhas promovidas pelo clube. As doações são distribuídas de acordo com as necessidades, como óculos, exames de vista, cadeira de rodas, cobertores, entre outros.


 Parte do dinheiro da feira vai para ações beneficentes para doações de óculos, exames de vistas, cadeira de rodas, cobertores, entre outras.

Rodovia Norte-Sul é liberada para o tráfego em toda a sua extensão




Após a conclusão das ações pela Prefeitura de Macaé, por meio das secretarias Secretaria de Obras e Urbanismo, Mobilidade Urbana e Limpeza Pública, a Rodovia Norte-Sul, que estava com o tráfego liberado somente até o Jardim Guanabara, foi liberada em toda a sua extensão nesta quarta-feira (25). A nova via, que vai do Trevo da Churrascaria Galope até o Parque de Tubos, passa a funcionar em binário com a RJ-106. Foto: Ana Chaffin

Com isso, o trânsito de Macaé vai acessar a Norte-Sul em direção ao Parque de Tubos, Imboassica e Rio das Ostras. Já o trânsito na direção contrária (Rio das Ostras para Macaé) vai seguir pela RJ-106. A medida determinada pelo prefeito Dr. Aluízio garante uma maior mobilidade neste que é um dos corredores viários mais importantes e movimentados do município. Na prática, a abertura da Rodovia Norte-Sul significa a duplicação da Amaral Peixoto neste trecho.

- A abertura da Norte-Sul é uma medida importante para a redução dos congestionamentos, pois contribui para a fluidez do tráfego em um corredor estratégico da cidade, como a Rodovia Amaral Peixoto, que recebe, diariamente, aproximadamente 50 mil veículos – disse o secretário de Mobilidade Urbana, Mauro Figueiredo.

No entanto, é necessário que os condutores tenham cautela ao passar pela nova via, já que ela ainda passa por pequenas intervenções. Os cuidados devem ser redobrados especialmente nas ligações com a RJ-106. Os acessos podem ser feitos pela Avenida A, na entrada do Jardim Guanabara, no sentido RJ-106/Norte-Sul; pela Rua Ricardo Muylaert Salgado (ao lado do IFF), em frente ao condomínio industrial Osep, no sentido Norte-Sul/RJ-106; pela Avenida Melquíades, no sentido Norte-Sul/RJ-106 e no limite territorial da cidade ao sul.

- A abertura da Rodovia Norte-Sul é uma das medidas adotadas para que se melhore o fluxo de trânsito neste trecho. No entanto, até por se tratar de uma nova via, é muito importante que os condutores estejam atentos sobre a importância de respeitar os limites de velocidade e a sinalização para evitar qualquer risco de acidente – afirmou o subsecretário de Trânsito, Julio Mangueira.

Para auxiliar os condutores e pedestres, os agentes de trânsito continuam atuando na orientação necessária. Além disso, um mapa para quem trafegar pela Rodovia Norte-Sul estará disponível para impressão na página da Mobilidade Urbana no Portal da Prefeitura de Macaé (www.macae.rj.gov.br/mobilidadeurbana).

Amaral Peixoto – Assim como a Rodovia Norte-Sul, a Amaral Peixoto (RJ-106) também receberá sinalização horizontal e vertical em breve. Além da mudança para mão única de direção, no sentido Rio das Ostras/Macaé, a rodovia, no trecho entre a Churrascaria Galope e a Lagoa, receberá o tratamento para alargamento das pistas em complemento à duplicação permitida pela abertura da Norte-Sul. Esta ação possibilitará uma maior fluidez ainda maior do tráfego de veículos que passam diariamente pelo trecho.