terça-feira, 4 de janeiro de 2022

Nota de Falecimento de Rubem Gonzaga Almeida Pereira

É com muito pesar e coração partido que comunicamos aos nossos amigos e parentes que faleceu nessa madrugada, hoje terça feira 04/01/2022, Rubem Gonzaga Almeida Pereira.

O velório será até as 12h no Memorial e depois seguiremos para o enterro em Quissamã.

segunda-feira, 3 de janeiro de 2022

 

Gaudium news Homilia do Papa: “Maria dá provas de uma fé madura e adulta”

Homilia do Papa: “Maria dá provas de uma fé madura e adulta”

Neste 1º de janeiro de 2022, o Papa Francisco presidiu a Missa de Santa Maria Mãe de Deus e descreveu a atitude de Nossa Senhora enquanto Mãe

Redação (01/01/2022 8:30, Gaudium Press) O Papa celebrou sua primeira Missa do ano na Basílica de São Pedro. Nesta solenidade da Bem-Aventurada Virgem Maria, Mãe de Deus, a homilia foi baseada na passagem do Evangelho: “Maria guardava todas estas coisas, meditando-as no seu coração” (Lc 2, 19).

O Santo Padre descreve a reação dos pastores, que surpresos e felizes com a notícia do Anjo, se aproximam do Menino Jesus.

Nossa Senhora, por outro lado, estava “pensativa, ela guarda toda esta realidade no seu coração”, disse ele.

Francisco prosseguiu explicando que a reação dos pastores lembra o início da Fé, onde as coisas são fáceis e claras. Maria, no entanto, dá mostras de uma “fé madura e adulta”. Assim, Maria Santíssima nos ensina a amadurecer e crescer na fé a partir das situações difíceis da vida.

“Que a Mãe de Deus interceda por todos nós e, especialmente, por aqueles que, de diferentes formas, sofrem por causa da pandemia, e leve alívio a eles.”

Um segundo aspecto ressaltado por Francisco em Nossa Senhora é que “ela guarda e medita”. Ela recolhe em seu coração e em suas orações as coisas belas e procura interpretar o significado dos acontecimentos com os próprios olhos de Deus.

“Ela acolhe o plano de salvação, para o qual Deus teve que repousar em uma manjedoura. Ela vê o Menino divino frágil e trêmulo e acolhe o maravilhoso vínculo da grandeza divina com a pequenez”, esclareceu.

Francisco explicou que assim são as mães: “É isso que as mães fazem: sabem superar os obstáculos e os conflitos, sabem incutir a paz. Assim, eles conseguem transformar as adversidades em oportunidades de renascimento e oportunidades de crescimento”. Recordou que esta é igualmente a atitude da Igreja enquanto Mãe. (FM)

 

Casa do Empreendedor realiza 4,5 mil atendimentos em 2021

2022-01-03 14:22:00 - Jornalista: Tatiana Gama
Compartilhe:  
  •  
  •  

Criada para dar celeridade aos trâmites de abertura de empresas e microempreendedores individuais, reunindo, no mesmo espaço, órgãos municipais, a Casa do Empreendedor, ligada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda, realizou 4.508 atendimentos em 2021. O número é 113% maior que o registrado em 2020. Nesse período, foram formalizados 2.490 microempreendedores individuais (MEIs). No total, Macaé tem atualmente 19.645 MEIs.

Os principais serviços oferecidos na Casa do Empreendedor são: emissão da guia do Documento de Arrecadação do Simples (DAS); formalização, atualização de dados, baixa, declaração anual de faturamento, parcelamento, emissão de certidão e comprovante.

Os bairros que se destacam em atividades do MEI são Parque Aeroporto, Centro, Lagomar, Barra de Macaé, Ajuda, Aroeira, Fronteira, Barreto e Cavaleiros. Já os setores são serviço e comércio. No ranking de atividades, as áreas mais encontradas são salão de beleza, seguida de vestuário, acessório, fornecimento de alimentos (cozinha industrial), pedreiro e lanchonete.

“A Casa do Empreendedor é um espaço único da prefeitura de atendimento ao empreendedor. O fortalecimento dos pequenos negócios está diretamente relacionado à promoção de condições satisfatórias de acesso à informação, redução da burocracia no processo de abertura de empresas e facilidades tributárias. Por isso, uma política integrada de apoio aos microempreendedores individuais é uma estratégia fundamental para o desenvolvimento socioeconômico de Macaé, e implantar ações de melhoria do ambiente de negócios é papel do poder público. A Casa do Empreendedor é parceira nessa transformação, afinal, negócios fortes fazem um município mais forte”, destaca o coordenador da Casa do Empreendedor, Cesar Calcel.

MEI

Microempreendedor Individual é a pessoa que trabalha por conta própria e que se legaliza como pequeno empresário. Para ser um MEI, é necessário faturar no máximo até R$ 81.000,00 por ano e não ter participação em outra empresa como sócio ou titular. O MEI também pode ter um empregado contratado que receba o salário mínimo ou o piso da categoria.

A Casa do Empreendedor funciona no prédio da Central do Trabalhador, em frente ao Estádio Cláudio Moacyr, na Barra. O atendimento é realizado das 9h às 17h. Em caso de dúvidas, os contatos podem ser feitos pelo e-mail posturas.mei@macae.rj.gov.br ou pelo telefone (22) 2796-1697.

 

Emprego: 105 vagas para diversas áreas

2022-01-03 10:25:00 - Jornalista: Genimarta Oliveira
Compartilhe:  
  •  
  •  
#pracegover #macaéacessível arte da Prefeitura de Macaé com fundo azul claro e branco, desenho de uma lupa, sob a qual está uma ilustração de figura humana, logomarca, letras brancas e laranja, onde l
Interessados devem procurar a Central do Trabalhador de Macaé

Para quem busca novas oportunidades de emprego em 2022, a Central do Trabalhador de Macaé, por meio da Secretaria Adjunta de Trabalho e Renda, está com 105 vagas, para diversas áreas de atuação e diferentes níveis de escolaridade.

Os interessados em concorrer a uma vaga podem procurar a Central do Trabalhador, que funciona na Rodovia Amaral Peixoto, s/nº, (em frente ao Estádio Cláudio Moacyr), Barra de Macaé. O atendimento é das 8h às 17h.

Entre os destaques desta semana estão: caldeireiro escalador (15 vagas), funileiro isolador (12 vagas), operador mecânico de hidrojatos -Lemasa (10 vagas), técnico júnior (05 vagas), técnico de segurança do trabalho (05 vagas), ajudante de cozinha (04 vagas), funileiro montador (04 vagas), funileiro traçador (04 vagas), montador pintor (04 vagas), soldador escalador N1 (04 vagas), técnico de sistema de controle pleno (04 vagas), cozinheiro (03 vagas), motorista (03 vagas), garçom (02 vagas), entre outros.


Para verificar as possibilidades semanais, basta entrar no site da prefeitura, na Secretaria de Trabalho e Renda para checar a lista completa. Para quem desejar se cadastrar, a secretaria também disponibiliza um link específico onde o cidadão pode preencher seus dados de forma online.


Clique e confira a lista completa:


Seguem os links de acesso aos serviços da Secretaria de Trabalho e Renda:


Ao empresário: cadastrar vagas de emprego.


Ao trabalhador: efetuar o cadastro para vagas de emprego.


Ao cidadão: consultar vagas de emprego.

 

Minha Casa Minha Vida convoca beneficiários

2022-01-03 10:21:00 - Jornalista: Andréa Lisboa
Compartilhe:  
  •  
  •  

A Prefeitura publicou no dia 31 de dezembro, no Diário Oficial de Macaé (DOM), o edital de convocação de beneficiários do Programa Minha Casa Minha VIda (Edital 1/2017) para assinatura dos contratos. Os citados deverão comparecer à Secretaria Adjunta de Habitação, nas próximas quinta-feira (6) ou sexta-feira (7), conforme tabelas do edital, das 9h às 11h, para receberem o Encaminhamento de Assinatura de Contratos junto ao Banco do Brasil.

Os convocados para assinatura de contrato referente ao empreendimento Residencial Bosque Azul que não comparecerem nas datas e horários marcados podem ser desclassificados do processo. Os beneficiários deverão apresentar Identidade, CPF, Certidão de Nascimento ou Casamento e comprovante de residência. É preciso levar os documentos originais e também as respectivas cópias autenticas.

A Secretaria Adjunta de Habitação, está localizada na Av. Lacerda Sobrinho (Linha Azul), 477 (Hotel de Deus), no bairro Virgem Santa.

 Instituto Nacional do Seguro Social (INSS),Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia,Previdência Social

Prova de vida do INSS volta a ser exigida em 2022

Pagamentos começarão a ser suspensos em fevereiro

Publicado em 02/01/2022 - 15:35 Por Wellton Máximo – Repórter da Agência Brasil - Brasília

Os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) precisam ficar atentos em 2022. A prova de vida voltou a ser obrigatória, após três meses de suspensão. O procedimento é necessário para manter o pagamento do benefício.

Entre março de 2020 e maio de 2021, a prova de vida foi suspensa por causa da pandemia de covid-19. O procedimento foi retomado em junho do ano passado, mas suspenso novamente em outubro, após o Congresso derrubar o veto do presidente Jair Bolsonaro a uma lei que retirava a obrigatoriedade da prova de vida em 2021.

Segundo o INSS, cerca de 3,3 milhões de segurados precisam fazer, entre janeiro e abril, a prova de vida referente a 2021. Os pagamentos das aposentadorias e das pensões começarão a ser suspensos em fevereiro.

Calendário

Para evitar aglomerações nas agências bancárias, o órgão estabeleceu um cronograma baseado no mês de nascimento. As datas foram divididas da seguinte forma.

Prova de vida vencida de novembro de 2020 a junho de 2021
Prazo final de recadastramento: janeiro

Prova de vida vencida em julho e agosto de 2021
Prazo final de recadastramento: fevereiro

Prova de vida vencida em setembro e outubro de 2021
Prazo final de recadastramento: março

Prova de vida vencida em novembro e dezembro de 2021
Prazo final de recadastramento: abril

Como fazer

A prova de vida do INSS deve ser feita no banco responsável pelo pagamento do benefício. O procedimento pode ser feito nos caixas eletrônicos com uso da biometria ou presencialmente, nas agências bancárias. Algumas instituições financeiras oferecem o serviço no internet banking ou no aplicativo.

Os segurados com biometria facial cadastrada no Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) ou no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) podem fazer a prova de vida de forma eletrônica, no aplicativo Meu INSS. Idosos a partir de 80 anos ou pessoas com dificuldade de locomoção podem pedir visita em domicílio. Nesse caso, é necessário agendar um horário pelo telefone 135 ou do app Meu INSS.

Etapas

A não realização do cadastramento não implica o cancelamento imediato do benefício. Antes disso há duas etapas: bloqueio e suspensão do pagamento. Quem tiver o benefício suspenso em fevereiro entrará na etapa de suspensão três meses mais tarde. Se ainda assim não atualizar os dados nessa segunda etapa, o benefício será cancelado.

Reativação

Segurados com os benefícios bloqueados e suspensos podem reativá-los diretamente no banco. No caso de cancelamento, o segurado terá que ligar para a central 135 e agendar o serviço de reativação de benefício. Esse procedimento também pode ser feito pelo aplicativo Meu INSS. Após acessar o Meu INSS com o número do CPF e a senha cadastrada, busque por Reativar Benefício, na lupa.

Os servidores públicos inativos (aposentados e pensionistas) e anistiados políticos seguiram um cronograma diferente de recadastramento. Para essas categorias, o prazo para fazer a prova de vida de 2021 acabou em 31 de dezembro.

Edição: Valéria Aguiar

 


Quissamã abre o circuito de surfe no RJ, com o Quissamã Pro Am 2022

  Quissamã abre o circuito de surfe no RJ, com o Quissamã Pro Am 2022

Entre os dias 20 e 23 de janeiro, Quissamã será a capital do surfe, no Estado do Rio, com a realização do Quissamã Pro Am 2022, em Barra do Furado, a primeira competição do circuito de surfe do Rio de Janeiro, valendo pontos tanto para o estadual, quanto para o brasileiro, em todas as categorias. Nos dias 20 e 21 acontecerão as disputas no Amador; nos dias 22 e 23 de janeiro, serão as competições entre os Profissionais

A confirmação do evento foi nesta sexta-feira (31), durante live da prefeita Fátima Pacheco, com a participação do vice-prefeito, Marcelo Batista (também secretário de Agricultura, Pesca e Meio Ambiente), e dos secretários Arnaldo Mattoso (Desenvolvimento, Trabalho e Turismo), Kitiely Freitas (Cultura e Lazer) e Ísis das Chagas (Esporte e Juventude).

Distribuindo R$ 40 mil em prêmios, o campeonato trará novidades para o circuito de surfe no Estado do Rio: será a primeira competição no litoral fluminense com a participação de mulheres surfistas profissionais e o primeiro evento estadual com equiparação da premiação do masculino com o feminino. São esperados pelo menos 150 atletas, entre profissionais e amadores, de todas as regiões do Brasil.

No Amador entrarão na água atletas das categorias Sub18, Sub16, Sub14, Sub12 (masculino e feminino) e Grand-Master. O campeão ou campeã de cada categoria fatura dois mil pontos para o ranking. Os campeões do PRO levam ainda um prêmio bruto de R$ 5.250,00, com o restante da premiação dividida até ao 16º colocado tanto no masculino quanto no feminino, conforme informou Pedro Falcão, diretor Executivo da Associação Brasileira de Surfe Profissional (Abrasp), que esteve com a prefeita e com a secretária de Esportes e Juventude, em setembro deste ano, apresentando o projeto.

Segundo Falcão, o Norte do Rio de Janeiro tem um grande potencial para o surfe. Ele indica destaque para Quissamã pela condição das ondas, “que quebram tanto pra dentro do rio, quanto do lado dos moles”. Ele afirma, ainda, que essas condições contribuem para o desenvolvimento de um grande polo de surfe. O município mantém, desde o início de 2019, uma escolinha do esporte, em Barra do Furado:

- Para os atletas é muito importante essa iniciativa, pois acrescenta mais uma etapa e mais um tipo de onda ao circuito, valorizando sempre, aponta.

A secretária de Esporte e Juventude, Ísis das Chagas, lembra que Quissamã tem investido na valorização dos atletas locais e na formação de novos talentos. Além da escolinha de surfe, existe a preocupação com a formação de atletas em outras modalidades, equipes locais com destaque em diversos esportes, bem como o Programa Bolsa Atleta, que vem revelando nomes. O surfista Claudio Freitas, por exemplo, é um deles. Em meados de dezembro o atleta sagrou-se campeão na categoria Master, do Circuito Superliga de Surf Capixaba (SLS), no Espírito Santo, disputando contra mais de 130 competidores de todo o País.

Durante a live, a secretária de Esporte e Juventude deu pistas dos eventos esportivos que acontecerão no Verão, a partir de 15 de janeiro. No dia 9 será a reinauguração da área de lazer da Praia de João Francisco, que ganhou um deck e foi toda reformada, com a colocação de azulejos, além de ter sido realizada a poda de árvores e restauração da área de lazer. Ísis também antecipou que o Verão contará com vários eventos esportivos e de lazer, como o futebol dos artistas, na Arena e atividades aquáticas nas Lagoas.

- Teremos muitos eventos, tanto esportivos quanto de lazer. Estamos ampliando o leque de opções para os quissamaenses e para os visitantes. Com certeza teremos o melhor Verão de todos os tempos, afirmou Ísis