Por Flávia Lira em 01/09/2016
No dia 3 de outubro começa a restauração da Biblioteca Pública Municipal Professor Walter Nogueira, que tem como sede o prédio histórico Solar dos Massa no centro de Cabo Frio. A obra tem o prazo de 180 dias e terá custo zero para o cofre público da cidade.
A obra será realizada por meio de um TAC- Termo de Ajuste de Conduta em acordo, por sentença judicial, do Juiz da 1° Vara Cível, a uma empresa de Cabo Frio. A Secretaria de Cultura por meio do IMUPAC- Instituto Municipal de Patrimônio Cultural supervisará a obra a cada 30 dias, com intuito de abrigar o acervo da Biblioteca Pública Municipal de Cabo Frio.
A Biblioteca Pública será entregue, juntamente com o Plano Decenal de Cultura, enviado à Câmara, construído a partir das demandas da categoria de 2009 a 2015 em seus fóruns e conferências municipais de cultura, dando um passo significativo para a cidade se inserir definitivamente no Sistema Nacional de Cultura.
Enquanto a reforma acontece, o acervo bibliográfico da cidade, estimado em torno de 32 mil livros, continuará à disposição da população em uma sala comercial disponível para os visitantes durante o período que a biblioteca funcionar no novo local, no Edifício Grand Maison, localizado na Rua Inglaterra - Jardim Caiçara.
A Biblioteca Pública Municipal, Professor Walter Nogueira, foi fundada em 1º de maio de 1964 e reconhecida como biblioteca pública municipal no dia 26 de maio de 1966. São diversos livros que fazem parte do acervo, entre esses livros, estão os que são considerados "obras raras". São livros de autores cabofrienses como Teixeira e Sousa, Waldemir Terra Cardoso e Victorino Carriço.
Nenhum comentário:
Postar um comentário