quinta-feira, 31 de janeiro de 2019

Merendeiras são capacitadas para volta às aulas

2019-01-31 14:57:00 - Jornalista: Joice Trindade
Compartilhe:  
  •  
  •  
Foto: Bruno Campos
Finalidade é reforçar a atualização das profissionais, garantindo a segurança na alimentação na volta às aulas
Prossegue nesta quinta-feira (31) o treinamento para cerca de 300 merendeiras que atuam nas escolas municipais. A programação acontece na Escola Municipal Polivalente Anísio Teixeira (Costa do Sol) e inclui temas como higiene alimentar e pessoal, prevenção de acidentes de trabalho, cardápio, coleta de amostras e identificação de produtos. A finalidade é reforçar a atualização das profissionais, garantindo a segurança na alimentação que será oferecida nas escolas a partir da volta às aulas, na segunda-feira (4).
As aulas práticas contam com dinâmicas específicas. Na ocasião, foram elaborados quatro pratos de acordo com o segmento de ensino, demonstração de coleta e preenchimento de etiquetas, exposição e preenchimento de etiquetas, além da exposição de diversos produtos de patologia com enfoque para composição do cardápio. A rede municipal segue as determinação do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). "O trabalho da rede municipal deve seguir os três pilares do aprendizado, que são: alimentação, atividade física e sono. Estas três questões contribuem com o processo ensino-aprendizagem”, ressalta o secretário de Educação, Guto Garcia.

"No decorrer do ano letivo de 2019 serão inseridos no cardápio alimentos diversificados como gêneros colhidos em safras específicas, a exemplo de caqui, abacate, além do suco de horta verde (maracujá, limão e couve) e pescado. A intenção é permitir que os alunos conheçam e tenham melhores hábitos alimentares", pontua a coordenadora de Nutrição, Dina Freitas.

A programação foi aprovada pelos participantes. Jurema Costa é uma delas. Merendeira há 18 anos, ela confessa que sempre aprende mais. "Trabalho na Escola Municipal Ancyra Gonçalves Pimentel. Gosto dos treinamentos, pois ficamos com novos conhecimentos para a nossa prática profissional", destaca. Da mesma opinião são as merendeiras Ana Lúcia Nunes (Colégio Municipal Botafogo) e Ângela Maria Fernandes (Escola Municipal Nosso Senhor dos Passos). "Estávamos ansiosas por este treinamento. É uma forma de melhorarmos nossa atuação no dia a dia", comenta Ana Lúcia.

Merenda - O cardápio dos estudantes dos segmentos da Educação Infantil, Ensino Fundamental, Educação de Jovens e Adultos e Médio, conta diariamente com café da manhã (desjejum), almoço, lanche da tarde e jantar. O cardápio é diferenciado para alunos que apresentam patologias como intolerância à lactose, glúten e diabetes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário