quinta-feira, 24 de janeiro de 2019

Novos diretores recebem diretrizes pedagógicas da Educação

2019-01-24 15:05:00 - Jornalista: Elis Regina Nuffer
Compartilhe:  
  •  
  •  
Foto: Bruno Campos
Encontro está inserido na proposta de gestão democrática adotada pela rede municipal
Os novos diretores-gerais e adjuntos de escolas da rede pública municipal de Macaé, eleitos para atuarem no triênio 2019-2021, receberam as diretrizes pedagógicas da Secretaria Municipal de Educação a fim de que passem aos professores de suas unidades as orientações da rede. O encontro, inserido na proposta de gestão democrática, aconteceu nesta quinta-feira (24), no Auditório Claudio Ulpiano, na Cidade Universitária.
A reunião foi organizada pela Superintendência de Ensino Fundamental e de Ensino Médio com ações orientadas em rede pelos coordenadores da Secretaria de Educação sobre os anos iniciais (Fundamental I), anos finais (Fundamental II) e o Ensino de Jovens e Adultos (EJA) com foco na aprendizagem dos alunos, a principal função da escola.

Os diretores receberam uma sugestão do calendário escolar do ano letivo 2019 e as 10 competências gerais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) que são as seguintes: conhecimento; pensamento científico, crítico e criativo; produções artísticas; comunicação; cultura digital; autogestão; argumentação; autoconhecimento e autocuidado; empatia e cooperação; e autonomia. O propósito da BNCC é “contribuir para a construção de uma sociedade mais ética, democrática, responsável, sustentável e solidária, que respeite e promova a diversidade e os direitos humanos, sem preconceitos de qualquer natureza”.

Os gestores escolares também participaram de dinâmica com atividades falando sobre os desafios que terão de superar e qual conhecimento cada um pretende expandir este ano nas escolas. “A primeira reunião de diretores foi muito produtiva e necessária, pois estamos iniciando um novo ano com desafios e expectativas. Este ano, o kit escolar foi uma novidade e um grande presente que os nossos alunos ganharam e vai ajudar muito no processo do ensino-aprendizagem, tanto para os discentes quanto para a equipe docente”, disse Patrícia Martinelli Machado, eleita diretora-geral da Escola Municipal Aterrado do Imburo.

"A nossa superintendência trabalha a parte pedagógica da rede apresentando as diretrizes para cada segmento, do Fundamental ao Ensino Médio, e apontando, coletivamente, os caminhos do conhecimento, sempre com foco na aprendizagem", destacou a orientadora pedagógica, coordenadora-geral da Superintendência de Ensino Fundamental e de Ensino Médio, Eliane Salgado. Ela acrescentou que a superintendente Balade Ayala trabalha o pedagógico junto com a equipe de cada unidade escolar tendo o cuidado de aproximar a comunidade e a família para o melhor resultado em conjunto.

Os novos gestores foram avaliados por etapas de conhecimento e habilidades gerenciais, apresentação de plano de gestão (documento que contém os aspectos administrativos, financeiros, pedagógicos, metas e estratégias da unidade escolar), eleição nas escolas e processo seletivo com prova objetiva e de Redação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário