quarta-feira, 30 de maio de 2012

Macaé terá seu Jardim Botânico

Parque de Atalaia em Macaé

Deputado Federal Adrina Mussi

Um espaço para pesquisa, desenvolvimento e proteção do meio ambiente, propiciando a oportunidade e desenvolvimento de projetos ligados ao setor em Macaé. Isso será possível através do Jardim Botânico, que será implantado no Parque Ecológico do Atalaia. O projeto foi defendido pelo subsecretario de Ambiente, Fernando Marcelo Manhães Tavares, junto a representante do Ministério do Meio Ambiente durante reunião na Câmara dos Deputados, em Brasília.

O deputado federal Adrian, que participou da reunião, endossou a proposta e formulará emenda solicitando verba de R$ 1 milhão para implantação do Jardim Botânico de Macaé. Com isso a cidade passa a integrar uma rede internacional de jardins botânicos. Na proposta defendida por Fernando Marcelo ainda é sugerida a extensão do projeto para a restinga, tornando Macaé pioneira no segmento.

- A formação do Jardim Botânico no Parque Atalaia permitirá que Macaé seja incluída na rede latino americana que congrega esses organismos, trazendo com isso, a possibilidade de desenvolvimento de pesquisas tanto por organismos ambientais quanto por instituições de ensino, nacionais e internacionais. Outro fator importante é que com essa formação será possível buscar recursos financeiros em empresas offshore, Petrobras, rede privada e organismos internacionais e nacionais que buscam a preservação ambiental, explicou o subsecretário.

Parque Atalaia já tem infraestrutura pronta

O projeto foi apresentado ao deputado federal Adrian Mussi e ao diretor executivo do Jardim Botânico de Brasília, Jeanitto Gentilini, que também preside a Rede Latino Americana de Jardins Botânicos. O subsecretário de Ambiente explicou que o Parque Atalaia já tem uma infraestrutura que facilitará a implantação do Jardim Botânico.

– O Parque já conta com centro administrativo, restaurante e centro de convivência. Sã0 235 hectares composto em sua maioria de mata Atlântica fechada. Com o Jardim Botânico poderemos montar ali também um viveiro de plantas e árvores nobres que compõem o ecossistema local e ajudando no plantio e manutenção da mata ciliar e consequentemente na recuperação e proteção da bacia hidrográfica do rio Macaé, justificou.

No projeto, o Jardim Botânico poderá terá uma “extensão” na área de restinga. Essa proposta será apresentada à Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

– O projeto é muito importante porque além do Jardim Botânico no parque, ele poderá ser ampliado para a restinga e temos com isso a facilidade em estudar e proteger mananciais aquíferos, pois a água é hora o bem mais precioso que o planeta exige. E a implantação do jardim botânico em Macaé permitirá esse cuidado com respaldo de organismos nacionais e internacionais além de viabilizar captação de recursos internacionais, explicou Fernando Marcelo.

O Parque Atalaia - localizado nos perímetros dos distritos de Cachoeiros de Macaé e Córrego do Ouro – é uma referência para pesquisas ambientais feitas por universidades e a rede de ensino municipal. A estrutura física do Parque Municipal do Atalaia é composta de um centro administrativo, restaurante e centro de convivência, construída através de verba compensatória da instalação da Usina Termoelétrica El Paso. Hoje, o parque é uma referência regional para universidades realizarem pesquisa na área, gerando informações que serão compartilhadas em tempo real com a rede de ensino.

É uma das poucas reservas de Mata Atlântica ainda intactas no Estado do Rio de Janeiro. O Parque fica na área da antiga Fazenda Atalaia, e foi usado como o primeiro manancial de abastecimento da cidade com água potável. O parque abriga remanescentes florestais de baixada e uma rica fauna que mescla espécies comuns em sistemas abertos. O Parque Atalaia serve como corredor ecológico, pois é ligado às reservas União e Poço das Antas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário