terça-feira, 29 de maio de 2012

PREFEITURA DE MACAÉ INICIA
REVITALIZAÇÃO DO VELHO
MERCADO PEIXE
Inaugurado em 1924 o tradicional Mercado de Peixe faz parte da história de Macaé.
Por muitos anos o tradicional Mercado de Peixe, serviu como posto de vendas de legumes e frutas. Tinha também vários boxes  do comércio de carnes, suinas e bovinas.
Na Macaé de autrora, os tradicionais festejos de São Pedro, eram as grandes atrações  na Praça do Mercado. Hoje praça Benedito Lacerda.
No passado, várias barcaças vindas de Cabo Frio atracavam  no cais do Mercado trazendo grandes carregamentos de Sal para abastecer o comércio de Macaé e região.
Cais do Mercado ...dos bons tempos que não voltam mais.
Praça do Mercado fotografada dias antes de ser anunciada a revitalização.  (fotos de XICO DEE PAULA)
Obras do Mercado Municipal, iniciada nesta segunda feira (28)
Primeiras movimentações da revitalização.
Segunda dia das obras.
 Depois de enfrentar um processo demorado de licitação, o tradicional Mercado de Peixe de Macaé, teve o processo de revitalização iniciado nesta segunda feira (28).

A reforma tem como principal objetivo revitalizar um dos pontos mais tradicionais da cidade, transformando o local em um grande centro de compras e lazer.  A obra será relativamente rápida, pois será feita com estruturas pré-moldadas.

O projeto da reforma inclui a ampliação do Mercado e de suas atividades. O local será dividido em setores específicos para o comércio de pescado, secos e molhados, flores e frutas, além de um restaurante no piso superior. A reforma inclui ainda um local específico para o comércio de peixes e frutos do mar direto com o pescador.

- Nossa intenção é fazer do local não só um marco arquitetônico, mas também uma referência econômica, cultural e turística para Macaé. Esse é um espaço fabuloso, muito bem localizado e a ideia é ter o Mercado Municipal como marca para a cidade, comentou o secretário de Governo, André Braga, coordenador geral do Planejando Macaé, na ocasião em que foi lançado o projeto.

REGISTRO:
O Mercado Municipal de Peixes funciona na cidade desde 1924, vendendo peixes, crustáceos e frutos do mar. A gestão administrativa do local – um prédio de dois andares, um cais com capacidade para 25 embarcações, 60 boxes e cerca de 180 trabalhadores – é feita pela Subsecretaria de Pesca. Atualmente oferecer respaldo para dezenas barcos que dão suporte aso rebocadores que dão suporte à Petrobras.

O Mercado de Peixes funciona de segunda-feira a sábado de 7h às 17h e no domingo, de 7h às 12h. Nos dias da semana, o movimento chega a cerca de 1000 pessoas por dia, mas no sábado e no domingo, o número de pessoas e consumidores que se dirigem às bancas para adquirir frutos do mar, como peixes e camarões, passa de 2 mil.

Em Macaé, são cinco mil pessoas vinculadas ao setor econômico da pesca, havendo ainda cerca de 400 barcos de pesca. O Mercado Municipal de Peixes é constituído pelo prédio com medidas de 15 por 23 metros. No segundo andar funcionam oito salas, onde seis funcionários da prefeitura atuam diariamente. Já no térreo situam-se os boxes. Do lado de fora, além do cais, há diversas tendas para venda de pescado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário