sábado, 26 de maio de 2012

NO RJ UMA CIDADE HISTÓRICA FAZ ANIVERSÁRIO!

História de Quissamã


“O Brasil nasceu e cresceu econômica e socialmente com o açúcar. A casa de engenho foi modelo da fazenda do cacau, da fazenda do café, da estância. Foi base de um complexo sociocultural de vida” – Gilberto Freyre
casa_mato1

A Casa Mato de Pipa é a mais antiga de Quissamã – data de 1777

Quissamã tem uma longa história que se mistura com a própria colonização do Brasil. Esta riqueza cultural está presente até hoje no rico patrimônio preservado e na memória da população que tem um grande orgulho do passado de luta e trabalho. São quatro séculos de história que estaremos contando de forma resumida para os leitores a fim de passar um pouco do conhecimento sobre Quissamã.

Sete capitães proprietários de engenhos no Rio de Janeiro recebem do Governador Martim de Sá, em 9 de agosto de 1627, a concessão da sesmaria que ia do Rio Macaé ao Rio Iguaçu, pertencente à Capitania de São Tomé, em troca dos serviços prestados à Coroa nas lutas para expulsão dos franceses do litoral do Rio de Janeiro. A ocupação, segundo o livro “Roteiro dos Sete Capitães”, se deu em 1633, com a instalação de currais para a criação de gado na Freguesia do Furado, localidade hoje chamada de Barra do Furado.

Demoraria mais de um século para que a ocupação se tornasse efetiva, com a exploração em larga escala da lavoura canavieira e a construção dos primeiros engenhos de açúcar.

O Brigadeiro José Caetano de Barcellos Coutinho foi o fundador da Vila, em 1749. Trinta anos após foi erguida em Quissamã a casa de Mato de Pipa. Conservada até hoje, tem valor histórico por ser o único exemplo das moradas dos primeiros senhores de engenhos nos Campos dos Goitacazes.

Seu proprietário, Manoel Carneiro da Silva, a construiu em terras herdadas do seu pai, que se encontravam encravadas no Morgado de Capivari, pertencente ao Brigadeiro.

Com a instalação definitiva do Capitão Manoel Carneiro da Silva em Mato de Pipa, iniciou-se, a seu redor, a expansão da Vila de Quissamã. Desde o início da instalação dos primeiros colonizadores, o controle administrativo de Quissamã era exercido pelas autoridades da Vila de São Salvador dos Campos dos Goytacazes, até que, em 1802, a Freguesia de Quissamã se tornou Cabeça de comarca, ficando subordinada a esta, a Freguesia de N.S. das Neves. Esta situação perdurou até 1812, quando a Cabeça de comarca foi transferida para a Freguesia de Macaé. Data daí a transferência da subordinação administrativa de Quissamã, de Campos para Macaé.
prefeitura1

O prédio atualmente usada pela Prefeitura foi construído em 1870, para servir como escola para os netos do Visconde de Araruama

No século XIX havia sete engenhos de açúcar em Quissamã e com eles surgem os solares dos viscondes e barões do açúcar. Este século foi auge da economia local, com a construção do Canal Campos-Macaé – uma das obras de engenharia mais importantes do Império e segundo maior canal do mundo – e de solares luxuosos como a Machadinha e a Mandiqüera. Nesta época também era comum a presença de visitantes ilustres como o Imperador Pedro II, Duque de Caxias e Eusébio de Queirós, deixando Quissamã com um ar de corte.

Origem do nome Quissamã

O nome Quissamã foi dado à região pelos Sete Capitães, durante uma viagem de exploração em 1632, quando encontraram um grupo de índios e entre eles um negro. Os capitães estranharam a presença do negro “em lugares incautos e sem moradores”. Ao indagarem quem era ele e como viera parar ali, respondeu-lhes que era forro e da Nação de Quissama, na África. O fato inusitado, pois à época era muito difícil encontrar negros em terras ainda não exploradas pelos portugueses, acabou por denominar o município de Quissamã. Segundo o Cônsul de Angola, que visitou a cidade, Quissamã é uma palavra de origem angolana que significa “fruto da terra que está entre o rio e o mar” e dá nome a cidade que fica a 80 Km de Luanda, na foz do Rio Kwanza.

A partir do Século XX

engenho_central

Engenho Central de Quissamã, hoje desativado

Até o começo do Século XX, Quissamã conheceu um espetacular desenvolvimento. Mas, a partir da crise de 1929, vários fazendeiros se endividaram e perderam suas terras em favor do Engenho Central de Quissamã, que monopolizou a economia local. A estagnação durou até a década de 70, com a criação do programa Proálcool e com a descoberta do petróleo na Bacia de Campos.

Prevendo um crescimento econômico sem depender exclusivamente do engenho, a população se organizou para a emancipação e, em 12 de junho de 1988, decidiu se separar do município de Macaé, através de plebiscito. Em 4 de janeiro de 1989, foi criado o município de Quissamã. Em novembro, foi eleito o primeiro prefeito, Octávio Carneiro da Silva.

Com o descobrimento do petróleo na Bacia de Campos iniciou uma nova fase na história de Quissamã. Ao contrário dos outros ciclos econômicos, o petróleo está possibilitando diminuir as desigualdades sociais, melhorar a educação e a saúde e a expectativa de vida da população, em busca do desenvolvimento auto-sustentável principalmente através da agricultura e do turismo.

FESTA EM DOSE DUPLA:






FESTA EM DOSE DUPLA

QUISSAMÃ-RJ

Aniversário da Cidade

23 Anos de Quissamã

PROGRAMAÇÃO DE INAUGURAÇÕES

Eventos pré agendados:

06/06 – 10h – Inauguração do Centro de Informações de Barra do Furado e Apresentação do Novo Site da Prefeitura

06/06 – 19h – Sessão Solene da Câmara de Vereadores – Ginásio Poliesportivo
11/06 – 10h – Ampliação da Escola Municipal de Machadinha
11/06 – 17h – Inauguração do Ambulatório de Saúde Mental
12/06 – 7h – Missa na Igreja Matriz
12/06 – 8h – Desfile Cívico e Bolo de Aniversário de 23 metros
12/06 – 14h30 – Inauguração do asfaltamento da RJ-196 – presença do governador Sérgio Cabral
12/06 – 19h – Salão de Artes no Museu Casa Quissamã
13/06 – 10h – Entrega de Casas Populares e Urbanização do bairro Matias
13/06 – 18h - Inauguração de calçamento em Morro Alto
14/06 – 9h e 14h – Aniversário do Centro Cultural Sobradinho – Show com Bia Bedran
14/06 – 17h – Inauguração da Fábrica de Geleias – ZEN1
15/06 – 10h – Inauguração da Casa do Empreendedor
15/06 – 20h – Inauguração da sede da Vigilância em Saúde

Exposição Agropecuária, Turística e Industrial de Quissamã

21ª Edição

21ª EXPOSIÇÃO AGROPECUÁRIA, TURÍSTICA E INDUSTRIAL DE QUISSAMÃ E 22º CONCURSO LEITEIRO

QUARTA-FEIRA (13/06)
08h – Recepção dos Animais;
19h -  Abertura Oficial da 21ª Exposição Agropecuária, Turística e Industrial de Quissamã;
22h – Show Gospel: Nani Azevedo.
QUINTA-FEIRA (14/06)
08h – Esgoto;
20h – 1ª Ordenha Concurso Leiteiro;
21h – Rodeio: Companhia de Rodeio Tony Nascimento;
23h – Show: Sorriso Maroto.
SEXTA-FEIRA (15/06)
08h – Julgamento de Animais;
08h – 2ª Ordenha Concurso Leiteiro;
16h – Palestras – Histórico da Cultura da Cana de Açúcar, Técnicas de Plantio e Tratos Culturais, Projeto Cana Brava Quissamã e Linhas de Crédito;
20h – 3ª Ordenha Concurso Leiteiro;
21h – 1º Leilão de Gado Gir Leiteiro de Quissamã;
21h – Rodeio;
23h – Show: Seu Jorge.
SABÁDO (16/06)
08h – Julgamento de Animais;
08h – 4ª Ordenha Concurso Leiteiro;
11h – Prova de Laço Comprido;
13h – Prova de Seis Balizas;
20h – 5ª Ordenha Concurso Leiteiro;
21h – Rodeio;
23h – Show: Banda Cheiro de Amor.
DOMINGO (17/06)
9h – Prova de Três tambores;
10h – Premiação do julgamento de animais;
10h – Entrega da premiação do Concurso Leiteiro;
16h – Rodeio;
21h – Show: João Neto e Frederico.
  • Forró nos quiosques laterais todas as noites após os shows;
  • Feira do SEBRAE: de quinta a domingo, das 12h às 24h, no Ginásio Poliesportivo;
  • Exposição de equinos e bovinos, de quarta a domingo.
A Primeira Dama, Alexandra e o Prefeito Armando, da cidade de Quissamã.

Nenhum comentário:

Postar um comentário