segunda-feira, 28 de maio de 2012

Portal da Prefeitura de Rio das Ostras é 

finalista de prêmio nacional

Foto: Mauricio Rocha
Foto do webmaster Icaro mostrando o portal da prefeitura em seu computador
Webmaster Icaro Olegário diz que projeto do site de Rio das Ostras é aprimorado a cada dia para garantir acessibilidade
 
Depois de ter sido escolhido entre os melhores sites de governo pelo Anuário TI & Governo, em 2011, o Portal da Prefeitura de Rio das Ostras está agora entre os finalistas do principal prêmio de acessibilidade do Brasil, “Todos@Web”, conferido pela W3C, organização internacional, responsável pelos padrões de site em todo o mundo, pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) e Governo Federal.

São somente cinco finalistas na categoria Governo/ Instituições. Além da Prefeitura de Rio das Ostras, concorrem à etapa final na categoria, as prefeituras da capital da Paraíba, João Pessoa, e da capital de São Paulo (por seu programa de Censo-Inclusão de Pessoa com Deficiência). Também são candidatas duas instituições nacionais especializadas no atendimento a deficientes - Associação de Deficientes Visuais e Amigos e Fundação Dorina Nowill para Cegos.

O Portal de Rio das Ostras (www.riodasostras.rj.gov.br ), gerido pela Secretaria Municipal de Comunicação Social, faz parte de uma elite de entidades governamentais, segundo dados da W3C, já que somente 2% das 6 milhões de páginas de órgãos públicos no País respeitam os critérios de acessibilidade. Esse baixo índice deve ser igual entre os sites de instituições privadas, de acordo com uma pesquisa ainda em conclusão.

RECURSOS – Resultado de um estudo aprofundado das normas de governo eletrônico e acessibilidade, o site de Rio das Ostras foi implantado com uma série de recursos que garante a ampla navegabilidade. Entre os destaques do projeto estão as ferramentas de contraste, para melhor visualização do conteúdo por parte dos deficientes visuais; e de ampliação do tamanho das letras; além de imagens publicadas com textos descritivos que são “lidos” aos cegos por programas especiais; links para download de programas gratuitos de leitores de tela etc.

Embora o projeto tenha sido elaborado com todos esses cuidados, o webmaster responsável pelo Portal da Prefeitura de Rio das Ostras, Ícaro Olegário, explica que o trabalho não para por aí. “Para garantir a excelência do projeto de governo eletrônico e a ampla acessibilidade a todos os públicos é necessário aprimorar o site a cada dia, incluindo novas ferramentas, recursos e ouvindo as necessidades dos internautas”, explica Ícaro.

PRÊMIO – Realizado pela W3C e CGI.br, em conjunto com o Ministério do Planejamento, Associação Brasileira das Agências Digitais e Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo, o primeiro Prêmio Nacional de Acessibilidade na Web vai coroar sites de pessoas e instituições que primam pelos critérios de acessibilidade e ainda estimular que mais páginas eletrônicas utilizem técnicas para que as barreiras de acesso sejam eliminadas ou reduzidas. Essas técnicas permitem que navegadores e tecnologias assistivas (como leitores de tela) compreendam a página de forma adequada e apresentem ao usuário um resultado claro, inteligível e sem barreiras. O resultado final do prêmio será conhecido no dia 14 de junho, em evento em São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário