domingo, 27 de maio de 2012

Prefeito e Comissão da Firjan acompanham teste do VLT


  foto: Luiz Bispo e Robson Maia
O prefeito Riverton Mussi acompanhou nesta sexta-feira (25) o último dia dos testes da primeira composição do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT)
O prefeito Riverton Mussi acompanhou nesta sexta-feira (25) o último dia dos testes da primeira composição do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), acompanhado de representantes da Comissão Municipal da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) e dos secretários de Mobilidade Urbana, Gilberto Cunha e Limpeza Pública, Carlos Eduardo Jardim.

O grupo verificou as avaliações com o veículo carregado, simulando a capacidade de lotação de 358 passageiros. As atividades foram realizadas no trecho entre a Fazenda Mutum e a passagem de nível do Instituto Federal Fluminense (IFF) e encerram etapa que serviu para mensurar os ajustes necessários à operação prevista para iniciar em julho. O VLT é um projeto do Planejando Macaé, coordenado pelo secretário de Governo, André Braga.

- Realizamos os testes na linha férrea para identificar possíveis problemas e fazer os ajustes necessários para começar a avaliação com passageiros, quando o sistema passa a operar sem cobrança. Em um primeiro momento teremos três estações, ligando a Estação Central, no Miramar, com Imboassica e depois Miramar ao Lagomar - afirmou o prefeito, citando parceiros como o governador Sérgio Cabral, o vice Luiz Fernando de Souza, o Pezão e o secretário de Estado Júlio Lopes. Ainda há expectativa que o Ministério das Cidades apóie o projeto com verba federal.

Os trabalhos iniciados na segunda-feira (21) foram realizados pela empresa fabricante do VLT e contaram com a supervisão da Companhia Estadual de Engenharia de Transportes e Logística (Central) e o apoio da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA). Para o responsável da Central, Henrique Soares, os resultados obtidos foram positivos. “Aferimos indicadores que garantem a segurança da operação. Serão feitas apenas algumas adequações e em breve o VLT poderá operar normalmente”, informou.

O secretário de Mobilidade Urbana, Gilberto Cunha, destacou que o projeto Metrô Macaé, pioneiro no estado, busca ampliar a oferta de transporte público de massa na cidade, que atualmente conta com mais de 100 mil passageiros/dia.

Segundo o secretário de Limpeza Pública, Carlos Eduardo Jardim, 50 homens atuaram na limpeza dos dois quilômetros de linha férrea para garantir a etapa dos testes e o projeto ter andamento. "Disponibilizamos também duas retro e dois caminhões para a limpeza, que segue as diretrizes da secretaria do Ambiente dentro da legislação ambiental", lembrou.

O presidente da Comissão Municipal da Firjan, Evandro Esteves, ressaltou a importância desta iniciativa na contribuição do desenvolvimento do município. “Mesmo em testes percebemos como este é um transporte de qualidade, rápido e seguro, sem dúvida, irá trazer inúmeros benefícios para a população”, disse.

De acordo com o Gerente do VLT, Bráulio Lopes, ainda este mês serão iniciados as montagens das plataformas provisórias a serem utilizadas na operação assistida, também conhecida como operação branca, prevista para ter início no segundo semestre. “Todos os esforços estão sendo concentrados para oferecer aos usuários mais qualificação e oferta no transporte. Macaé desponta no cenário regional e temos certeza de que este modelo servirá para outros municípios que também sofrem os impactos do crescimento acelerado e da demanda crescente por transporte público”, destacou.

O ex-secretário de Mobilidade Urbana, Jorjão Siqueira, também mostrou-se satisfeito com o andamento dos trabalhos de implantação. "Atuei diretamente neste processo desde 2009 e é muito bom ver esta etapa sendo concluída, deste que é um dos mais importantes projetos por permitir que as pessoas futuramente tenham mais qualidade em seu deslocamento e uma complementação no transporte de Macaé com uma alternativa benéfica para a mobilidade urbana da cidade", declarou.

Para o presidente eleito da Acim, Evandro Cunha, o VLT vai aliviar o fluxo do trânsito. "Será um meio importante de mobilidade", pontuou. O subsecretário de Transporte, Moisés Moreira, também acompanhou os testes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário