Jornalista lança livro no Solar dos Mellos
Foto:
Kaná Manhães
Alexandre comemora o lançamento do livro com o professor Ricardo Meirelles
Alexandre comemora o lançamento do livro com o professor Ricardo Meirelles
Um pouco da historia de Macaé contada com um olhar
jornalístico. Esta é a essência do livro “Laços de Historia”, do
jornalista macaense Alexandre Bordalo. A obra será lançada na próxima
quinta-feira (14), às 19h n Solar dos Mellos, e reúne 50 matérias sobre
Macaé publicadas entre os anos de 2005 e 2011 no site oficial da
Prefeitura (www.macae.rj.gov.br) e na imprensa da região.
Assessor de imprensa do Solar dos Mellos e estudante de História da Faculdade de Filosofia e Letras de Macaé (Fafima), Alexandre Bordalo é formado em jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC).
- Tive trabalho para selecionar apenas 50 matérias para este livro. Procurei mostrar aspectos diferentes da vida cotidiana da cidade. Afinal, a história de um município é escrita no seu dia a dia. Procurei misturar de tudo um pouco: da arqueologia às procissões na região serrana, passando pelas atividades relacionadas no Solar. O Solar dos Mellos, suas exposições, filmes e atividades desenvolvidas para a sociedade macaense são focos dessas matérias. Como exemplo, cito a matéria sobre a imagem mais antiga de Macaé, Nossa Senhora da Santa Virgem, de 1747. Também há relatos sobre pesquisas históricas, paleografia, visitas guiadas, projeto Professor Investigador e outras, explica Alexandre.
Responsável pelo Solar e vice-presidente de Cultura, Acervo e Patrimônio da Fundação Macaé de Cultura, Ricardo Meirelles ressalta que Alexandre vem desenvolvendo um belo trabalho de memória jornalística junto ao Solar dos Mellos.
- Esta obra torna-se referência e fonte de informação para pesquisadores e estudantes sobre as ações desenvolvias e realizadas no Solar ,que é o Museu de Macaé, e sobre a história recente da cidade, comentou Meirelles.
Professor de História da Fafima, Marcelo Abreu Gomes lembra que o livro mostra também, mais do que o saudosismo, a perspectiva de que as ações positivas no presente podem conduzir a cidade a um futuro mais equilibrado, onde o passado será visto com o fonte de experiências e não só como depósito de memórias. “Em Laços de História, Alexandre transmite muito mais do que simples informações. Ele nos dá a certeza de que de boas notícias é que faz a vida”, comentou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário