sexta-feira, 31 de agosto de 2012


DEZENAS DE CARROS SÃO MULTADOS EM MACAÉ



Todos os dias, em Macaé, 20 motoristas são multados por estacionarem nas calçadas ou em locais proibidos. As infrações vão desde transitar na faixa de pedestres e nas calçadas até ameaçar a vida de quem anda a pé. Somente no primeiro semestre deste ano, 856 multas foram aplicadas em carros estacionados em calçadas nas ruas macaenses.


Ao todo, foram aplicadas 894 multas nesse período. Com mais de 93 mil carros circulando, o desrespeito dos motoristas com o pedestre é evidente. No entanto, o coordenador de trânsito Itacir Indicatti revela que a secretaria de Mobilidade Urbana tem realizado campanhas de educação no trânsito. “O problema da cidade de Macaé é que parte dos motoristas não reside no município, estão apenas de passagem. Então as campanhas que realizamos não surtem o efeito desejado, pois os condutores não dão continuidade ao que aprendem”.


Para a comerciante Fátima Monteiro, que foi multada no início do mês por estacionar o carro na calçada, não existe outra opção para descarregar as mercadorias da loja que gerencia. “Aqui em Macaé é muito complicado parar o carro. Preciso deixar as mercadorias no meu estabelecimento. Como faço se não parar em frente? Infelizmente, fui multada, sei que estou errada, mas não posso vir carregando tudo no braço”, contesta a comerciante.

Para a administradora Valdinea Neres o desrespeito dos motoristas é grave, pois acaba colocando a vida das pessoas em risco. “É um absurdo ter que andar na rua, pois temos que desviar dos carros parados no local que é destinado aos pedestres. Temos que disputar o espaço com os carros, não com gente, e, quando não é isso, quase somos atropelados por desviar”, desabafa.


Segundo dados da Mobilidade Urbana, algumas ruas na cidade possuem o índice mais elevado de multas por carros nas calçadas, como é o caso das ruas Conde de Araruama, Tiradentes e Geronimo Peixoto do Vale. De acordo com a assessoria, a infração mais cometida é o estacionamento irregular.

RADARES ELETRÔNICOS
Segundo relatório da Mobilidade Urbana, no mês de julho, o bairro Lagomar foi o campeão de multas referentes à ultrapassagem do sinal vermelho, com 777. Já em junho, foram aplicadas no bairro do Novo Cavaleiro, sentido Rio das Ostras, 734. No Bairro da Glória, no mês de maio, as multas chegaram a 808.



De acordo com a assessoria da secretaria de Mobilidade Urbana, todas as multas não têm intervenção humana, pois são aplicadas pelos radares. “É importante esclarecer à população que o órgão não é uma indústria de multas. As infrações são cometidas pelos motoristas e detectadas pelos radares”.


As maiores multas computadas e aplicadas pelo radar estão relacionadas ao avanço de sinal, velocidade superior a 20%, velocidade acima de 20% a 50% e a velocidade superior a 50%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário