Ferrovias e rodovias prometidos por Dilma Rousseff são vistos com bons olhos em Quissamã e Porto do Açu
O investimento em ferrovias e rodovias prometidos pela presidente
Dilma Rousseff são vistos com bons olhos pela empre-sa de Logística LLX,
do Grupo EBX, que o utilizará para escoamento da produção no
Super-porto do Açu, em São João da Barra. Além disso, a malha
ferroviária também foi comemorada por secretários de Desenvolvimento de
Campos e de Quissamã, municípios que irão tra-balhar ativamente com o
Com-plexo Logístico Farol/Barra do Furado.
De acordo com a assessoria da LLX, “o Superporto do Açu contará com
acesso ferroviário a partir de Campos. Inclusive, durante a visita da
presidenta Dilma Roussef ao Superporto do Açu, em abril deste ano, foi
assinado um memorando de en-tendimento sobre este tema. O documento
prevê a continuidade dos estudos de viabilidade para a obtenção das
licenças ambientais necessárias à construção e recapacitação da malha
ferroviária que ligará o Superporto do Açu à região de Ambaí (RJ). A
implantação deste corredor logístico integrará o Superporto do Açu com a
malha ferroviária nacional, per-mitindo o transporte de diversos
produtos como, por exemplo, minério de ferro, produtos siderúrgicos e
carvão, além de granéis sólidos e líquidos”.
Pela LLX, a questão da reativação da malha ferroviária já foi
conversada inclusive com o governo do estado, junto com a Ferrovia
Centro-Atlântica (FCA) e MRS. A solução seria implantar, no litoral
norte do Rio, linha férrea com 345 quilômetros de extensão e
investimentos estimados em R$ 1,2 bilhão. Na região existe trecho da
malha da FCA que está abandonado. Com o projeto, esse trecho poderá ser
recuperado para fazer o transporte de cargas de diversas empresas.
Em Quissamã, a visão do secretário de Desenvolvimento Haroldo Cunha Carneiro também é de boa expectativa.
— Logística é uma questão fundamental para qualquer cadeia produtiva,
em especial para a atividade de produção de petróleo. O anúncio de
investimentos em ferrovias e rodovias que beneficiarão a região do
Complexo Logístico e Industrial de Barra do Furado, só irá fortalecer
este projeto, que já possui a melhor localização geográfica em relação a
Bacia de Campos, com a menor distancia para as suas plataformas —
disse.
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