segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Ferrovias e rodovias prometidos por Dilma Rousseff são vistos com bons olhos em Quissamã e Porto do Açu


O investimento em ferrovias e rodovias prometidos pela presidente Dilma Rousseff são vistos com bons olhos pela empre-sa de Logística LLX, do Grupo EBX, que o utilizará para escoamento da produção no Super-porto do Açu, em São João da Barra. Além disso, a malha ferroviária também foi comemorada por secretários de Desenvolvimento de Campos e de Quissamã, municípios que irão tra-balhar ativamente com o Com-plexo Logístico Farol/Barra do Furado.

De acordo com a assessoria da LLX, “o Superporto do Açu contará com acesso ferroviário a partir de Campos. Inclusive, durante a visita da presidenta Dilma Roussef ao Superporto do Açu, em abril deste ano, foi assinado um memorando de en-tendimento sobre este tema. O documento prevê a continuidade dos estudos de viabilidade para a obtenção das licenças ambientais necessárias à construção e recapacitação da malha ferroviária que ligará o Superporto do Açu à região de Ambaí (RJ). A implantação deste corredor logístico integrará o Superporto do Açu com a malha ferroviária nacional, per-mitindo o transporte de diversos produtos como, por exemplo, minério de ferro, produtos siderúrgicos e carvão, além de granéis sólidos e líquidos”.

Pela LLX, a questão da reativação da malha ferroviária já foi conversada inclusive com o governo do estado, junto com a Ferrovia Centro-Atlântica (FCA) e MRS. A solução seria implantar, no litoral norte do Rio, linha férrea com 345 quilômetros de extensão e investimentos estimados em R$ 1,2 bilhão. Na região existe trecho da malha da FCA que está abandonado. Com o projeto, esse trecho poderá ser recuperado para fazer o transporte de cargas de diversas empresas.
 

Em Quissamã, a visão do secretário de Desenvolvimento  Haroldo Cunha Carneiro também é de boa expectativa.
 

— Logística é uma questão fundamental para qualquer cadeia produtiva, em especial para a atividade de produção de petróleo. O anúncio de investimentos em ferrovias e rodovias que beneficiarão a região do Complexo Logístico e Industrial de Barra do Furado, só irá fortalecer este projeto, que já possui a melhor localização geográfica em relação a Bacia de Campos, com a menor distancia para as suas plataformas — disse.

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