IBOPE revela:
DR. ALUÍZIO 63%
CHRISTINO ÁUREO 17%
na preferência dos eleitores macaenses
Um levantamento realizado na última semana, a pouco mais de 30 dias das eleições, feito pelo instituto de pesquisa mais tradicional do país, o IBOPE, revelou a maior diferença já registrada na história da cidade entre os dois candidatos mais bem colocados na disputa pela prefeitura de Macaé. Se a eleição fosse hoje, Dr. Aluízio (43), da Coligação Coragem para Mudar(PV, PT, PC do B, PPL, PHS e PSC), seria eleito com 63% dos votos.
Em segundo lugar, Christino Áureo (55), da Coligação Juntos Por Macaé - Mãos Dadas no Presente - Olhando Pra Frente, atinge 17% na preferência do eleitor. Com isso, o candidato que lidera as pesquisas teria mais de três vezes o número de votos do segundo colocado.
De acordo com o IBOPE, a vantagem do candidato da mudança na avaliação espontânea, que é quando se pergunta ao eleitor em quem ele votaria, sem que sejam apresentados nomes, Dr. Aluízio, passa dos 51%. Já Christino alcança 11%. O Pastor Nilson Mendonça aparece em terceiro lugar com 3% das intenções de voto.
A pesquisa está registrada no TRE-RJ sob o protocolo Nº RJ-00075/2012. O levantamento tem probabilidade de acerto de 95% e margem de erro de cinco pontos percentuais e foi realizada de 31 de agosto a 02 de setembro, com 406 eleitores de 16 anos em diante.
A força do nome do atual deputado Federal do Partido Verde nessa disputa pode ser avaliada numa comparação com a pesquisa anterior do IBOPE, feita em junho. Quando comparados os nomes da corrida eleitoral, Dr. Aluízio não só manteve a liderança como subiu 16 pontos nesses últimos três meses, passando de 47% para os 63% atuais. O crescimento foi maior ainda na avaliação espontânea. O candidato cresceu 29 pontos, saindo de 22% para 51%.
O IBOPE perguntou também o que o eleitor gostaria que o novo prefeito fizesse em relação a atual administração. 61% afirmaram que gostariam que o próximo gestor mudasse totalmente a forma de administrar o município. 24% disseram que alguns programas deveriam ser mantidos, mas que muita coisa deveria mudar. Somente 2%acham que o prefeito eleito deveria dar total continuidade a atual administração.
Para 27% dos entrevistados, o maior problema de Macaé hoje é a saúde. Em seguida, vem transporte público com 17% e a educação pública municipal é o pior problema para 10% das pessoas. Já abastecimento de água aparece com 9%. Para 5% dos eleitores, segurança pública é um dos piores problemas da cidade.
Se clima político continuar transcorrendo favorável a candidatura do ilustre deputado federal e filho de Macaé, vai confirmar o que a "Gazeta do Litoral" noticiou há tres meses, que o Dr. Aluízio "poderia repedir fatos políticos de 40 anos atraz, quando o carismático e ex-prefeito Eduardo Serrano, com a campanha do "tostão contra o milhão", derrotou nas urnas, 4 candidatos à prefeitura de Macaé". Este fato político teve grande repercussão no cenário da política fluminense, onde um dos candidatos era respaldado pela máquina governista do Estado.
Christino Aureo, respaldado pelo governo do Estado, tem 17% na preferência do eleitorado. |
Pastor Nilson, em terceiro lugar com 3% das intenções de voto |
Ontem na Imbetiba...
O deputado federal e candidato a prefeito de Macaé, Dr. Jr. Aluizio, reafirmou ontem a noite, na Associação de Moradores do bairro Imbetiba, que vai fazer uma gestão com a máquina adminsitrativa enxuta, pretende reduzir o número de nomeações em cargos de assessores, objetivando garantir a formação de um secretariado com um perfil altamente técnico.
O candidato Aluizio é um "imbetibiano" nato, morou por vários anos em tres diferentes ruas do bairro e desde de pequeno, ouvia de familiares e amigos, reclamações sobre a falta de água nas torneiras das residèncias, lamentou a crise de água ainda hoje é mesma de décadas passadas.
O ilustre candidato compareceu em um encontro com os moradores da Imbetiba a convite da Associação de Moradores, estava em companhia de assessores diretos, do candidato a vice Danilo Funk e do jovem candidato a vereança Igo Sardinha.
Aluizio e eleitoras, ontem a noite, com o presidente da Associação de Moradores de Imbetiba |
Nenhum comentário:
Postar um comentário