domingo, 2 de setembro de 2012

IBOPE: Mirinho cresce e se mantém na liderança de pela Prefeitura de Búzios

O IBOPE Inteligência realizou entre os dias 24 e 26 de agosto a segunda rodada de pesquisa sobre a disputa pela Prefeitura de Armação de Búzios. O atual prefeito Mirinho Braga (PDT) cresceu 8 pontos percentuais em relação ao último levantamento e agora alcança 35% das intenções de voto, liderando a disputa. Os demais candidatos oscilam dentro da margem de erro, que é de 6 pontos percentuais. O médico André Granado (PSC) aparece com 21% das intenções de voto, enquanto o vereador e policial civil Evandro Oliveira (PR) 12%, e o empresário João Carrilho (PSB) tem 10% das citações. Apesar de constar no disco com o nome dos candidatos entregue aos entrevistados, a radialista Beth Prata (PSOL) não foi citada nem uma vez. Votos brancos e nulos representam 6%, enquanto 15% do eleitorado ainda se declaram indecisos em relação ao seu voto. 
 

A pesquisa do IBOPE foi registrada no TRE-RJ sob o nº 00056/2012, e realizada entre os dias 24 e 26 de agosto, com um intervalo de confiança de 95% e com uma margem de erro máxima estimada de 6 pontos percentuais para mais ou para menos.


Entrando na segunda rodada de pesquisas, realizadas pelo IBOPE na Cidade, para as eleições de 7 de outubro, os números mostram que os segmentos em que o atual prefeito obteve maior crescimento está situado entre eleitores que têm entre 40 e 49 anos, assim como os de 50 anos e mais, segmentos nos quais o atual prefeito cresce 13 pontos, ou seja saindo significativamente do campo previsto pela margem de erro. Mirinho também apresenta um crescimento expressivo entre os eleitores menos escolarizados, aqueles que têm até 4ª série do ensino fundamental, e de menor renda, ou seja, aqueles que recebem até 2 salários mínimos por mês; neste segmento o atual prefeito também cresceu 13 pontos percentuais.


Pesquisa Espontânea

Quando a pergunta de intenção de voto é feita sem a apresentação do disco que contêm os nomes dos candidatos, Mirinho Braga obtém os mesmos 35% das intenções de voto alcançada na pesquisa estimulada, embora tenha 16 pontos percentuais, a mais, do que na rodada anterior, quando aparecia com 19% de intenção de votos, na pesquisa espontânea. Já o candidato Dr. André, que na pesquisa passada apresentava 9% de intenção de votos na pesquisa espontânea, alcança, nesta rodada 16%, uma oscilação positiva de 10 pontos percentuais. Os candidatos Evandro e João Carrilho alcançam, respectivamente, 10% e 9% das citações, quando antes estavam em 8 e 2% respectivamente. 
 

Ainda na pesquisa espontânea, os entrevistados que se declaram indecisos com relação ao seu voto representam 25% do eleitorado, enquanto 5% declaram a intenção de votar em branco ou anular o voto. 


Rejeição


Embora com pequena queda, o candidato Mirinho Braga segue apresentando o maior índice de rejeição de todos os candidatos; saiu de 37, para 35%, seguido por Beth Prata que mantém 20%. Evandro e João Carrilho, que tinham rejeição de 14 e 12% respectivamente, nesta rodada aparecem com maior rejeição e chegam a 17% cada. O candidato do PSC, André Granado, que na pesquisa anterior tinha apenas 9% de rejeição aparece com 11%. Em relação à rodada anterior, os índices de rejeição de todos os candidatos se mantém praticamente no mesmo patamar, lembrando que todas as oscilações estão dentro da margem de erro

prevista pela pesquisa.


Avaliação da administração municipal e Saúde

No quesito ‘Administração

Municipal’, o governo é avaliado positivamente (ótimo / bom) por 28% dos buzianos, como regular por 36%, e de maneira negativa (ruim/ péssima) por 36% dos eleitores.
Ainda neste quesito, 44% dos eleitores do município aprovam a atual gestão, enquanto 48% desaprovam. A avaliação e aprovação da administração municipal se mantêm estáveis, quando comparadas com a rodada anterior. 
 

Na percepção dos eleitores

buzianos, as áreas mais problemáticas do município são, nesta ordem: Saúde (71%), Saneamento básico (42%) e Educação (40%). Nesta pergunta, os entrevistados puderam citar até três áreas que consideram mais problemáticas no município.

Nenhum comentário:

Postar um comentário