domingo, 2 de setembro de 2012

Ninguém segura Rio das Ostras: 

Município deve receber 

20 novas empresas até 2015

 
O município de Rio das Ostras continua crescendo. A previsão do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) é que, até 2020, o município dobre sua população, chegando a 210 mil moradores. No Censo de 2010 foram contabilizados 105. 676 mil habitantes. 


A expectativa é que nos próximos oito anos sejam instalados no município 40 novas empresas. Dessa previsão, 20 já tiveram a aprovação do projeto e estão em fase de instalação de suas filiais na ZEN - Zona Especial de Negócios, que juntas vão gerar cerca de cinco mil empregos diretos e indiretamente até 2015. 


Todo este desenvolvimento está relacionando à cadeia de petróleo, que acabou alavancando o crescimento do município em áreas como comércio e serviços. De acordo com o secretário de Desenvolvimento, Negócio e Petróleo, John Wesley de Souza Silva, a cada dia cerca de 30 novas pessoas chegam ao município, em média. 


Para atender este desenvolvimento empresarial, a Prefeitura de Rio das Ostras autorizou a desapropriação de uma área de 623 mil metros quadrados na nova Zona Especial de Negócios (ZEN) que vão somar a um milhão de metros quadrados, atualmente existentes. A expectativa é, que nos três próximos anos, 21 novas empresas dos mais variados segmentos, como transportes, serviços, estrutura metálicas, tubos, offshore, venham a se instalar no município, gerando cerca de cinco mil empregos diretos e indiretos.


Atualmente, a ZEN reúne 39 empresas que geram aproximadamente 10 mil empregos diretos e indiretos. Estas empresas juntas são responsáveis por 90% da arrecadação do Imposto Sobre Serviços - ISS, do município, destacou o secretário. Para incentivar a instalação dessas empresas em Rio das Ostras, o Poder Público dá alguns incentivos fiscais como a redução da alíquota do ISS. Também é oferecida cessão da área por 15 anos, prorrogável por igual período ou a permissão de uso com encargos, que gera a possibilidade do empresário adquirir a propriedade do imóvel, com um valor financiado em até 10 anos. 


Para acompanhar o crescimento de toda a região, a política municipal é capacitar os moradores, oferecendo cursos profissionalizantes visando atender a demanda de emprego com a chegada dessas empresas. “ Uma das exigências para a instalação dessas empresas é o compromisso da sustentabilidade e geração de oportunidades para quem reside em Rio das Ostras. Para qualificar esta mão-de-obra, o município vem oferecendo cursos gratuitos de qualificação por meio de parcerias com instituições como Senai, Senac, Firjan e RioPetro. Mais de 12 mil pessoas já foram qualificadas e absorvidas no mercado”, comentou.


John Wesley destacou que, para atender a esta nova demanda, o município já vem fazendo um levantamento junto às novas empresas, para oferecer mais cursos de qualificação. Outro fator que vem contribuindo para o crescimento é o salário oferecido pela iniciativa privada aos profissionais de nível técnico que, segundo dados do Ministério do Trabalho, são os melhores de todas as cidades do país. 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário