quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Macaé:

depois dos quadrigêmeos, agora trigêmeos

Depois de 48 horas do nascimento de quadrigêmeos, o Hospital Público Municipal de Macaé (HPM) realizou mais um parto de sucesso nesta quarta-feira (9), entre 13h31 e 13h34. Desta vez nasceram os trigêmeos Kaio, Kauê e Kevin. A mãe, a dona de casa Viviane Nascimento Queiroz, 28 anos, moradora no município de Conceição de Macabu, esperava os bebês para o início de fevereiro.


Segundo informações da equipe médica, os trigêmeos nasceram com 1.290g, 1.245g e 1.395g, respectivamente. Após o parto os três foram levados para a unidade intermediaria de neonatal onde receberam os primeiros cuidados. Em seguida foram transferidos para a Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) da Clínica Nicola Albano, através da Central de Regulação do estado que prevê a disponibilização de vagas na rede credenciada à Secretaria Estadual de Saúde.


Mesmo sendo moradora do município de Conceição de Macabu, a mamãe dos trigêmeos fez todo pré-natal na rede pública municipal de saúde de Macaé. Por se tratar de uma gestação de alto risco, a gestante recebeu acompanhamento no Núcleo de Atendimento à Mulher e à Criança (Nuamc), no Bairro Aroeira. O caso da dona de casa comprova as estatísticas de que a rede municipal de saúde de Macaé atende pacientes dos municípios vizinhos.


“Fui surpreendida mais uma vez. A primeira foi quando recebi a notícia que seria mãe de gêmeos aos quatro meses de gestação; a segunda surpresa foi quando esta
va no quinto mês e o exame revelou que eram três meninos, e não dois, como na ultrassonografia anterior. Hoje saí de casa para consulta de rotina, mas, para minha surpresa, acabei sendo encaminhada para o hospital e os meus filhos nasceram”, falou emocionada.


De acordo com a tia dos trigêmeos, Jenaina Veiga, o pai dos bebês, o auxiliar administrativo Carlos Henrique Veiga, foi avisado por telefone da antecipação do nascimento dos seus filhos. “Ele foi a casa buscar as roupas, pois toda a família não esperava o nascimento esta semana”, contou. O casal já tem um filho de cinco anos.


Os trigêmeos univitelinos (gerados na mesma placenta) nasceram de parto cesária com 30 semanas de gestação. Uma equipe formada por mais de dez profissionais, entre obstetras, pediatras, enfermeiros, anestesista e técnicos de enfermagem, foi mobilizada para o nascimento dos bebês. Trigêmeos idênticos são raros: ocorre um caso a cada 6.400 nascimentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário