Prefeitura estimula a produtividade de leite do Município
19/12/2013 12h54 - Jornalista: Juliene Silveira
Foto: Maurício Porão
Objetivo é o desenvolvimento econômicodo pequeno produtor
A ação consiste na visita de um veterinário em cada unidade cadastrada na secretaria. O profissional realiza o diagnóstico mensalmente.
Dando continuidade a ação, os animais que estiverem “vazios”, ou seja, as fêmeas não gestantes, serão avaliadas por técnicos da prefeitura que definirão quais animais continuarão ou não no rebanho.
De acordo com secretário de Agroeconomia, Aurélio Vasconcellos, a venda é uma das alternativas para os animais vazios: “Com o recurso financeiro dos animais vendidos, auxiliamos o produtor a investir na atividade leiteira da propriedade, como, compra de novos animais, compra de adubos, além da ordenha mecânica. A aquisição será realizada de acordo com a necessidade e realidade de cada produtor”, orienta.
A ação faz parte do Programa Municipal de Desenvolvimento da Pecuária Leiteira, em parceria com o Programa Balde Cheio da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), e com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).
- É a primeira vez que recebo um veterinário da prefeitura oferecendo esta parceria. Estou muito feliz, hoje produzo 18 litros de leite por dia, com as orientações e os serviços prestados pelos técnicose veterinários, pretendo produzir 100 litros de leite diariamente-, relata o proprietário da unidade, Paulo Henrique Fernandes de Paula.
O projeto está sendo desenvolvido no município desde julho. Diversas ações estão sendo desenvolvidas para beneficiar o pequeno produtor, dentre elas estão, disponibilização de vacinas contra raiva e aftosa; aplicação da vacina contra brucelose; e inseminação artificial por tempo fixo (IATF), para o produtor que se propor a seguir o protocolo.
Os produtores interessados a realizar a parceria com a prefeitura deverão procurar a Secretaria de Agroeconomia, localizada no Parque de Exposições, à Rodovia Amaral Peixoto, Km 171 - s/nº - São José do Barreto, em horário comercial.
Nenhum comentário:
Postar um comentário