Escolas desfilam nos 30 anos da Sapucaí
Festa comemora os 30 anos do sambódromo do Rio de Janeiro
Da redação, com Agência Brasilentretenimento@band.com.br
Os 30 anos do Sambódromo da Marquês de Sapucaí, palco dos principais desfiles do carnaval carioca, serão comemorados com festaneste domingo, dia 23, a partir das 19h, com entrada gratuita. A programação, preparada pela prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Especial de Turismo e da Riotur, em parceria com a Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (Liesa), ocorrerá na noite do ensaio técnico da Unidos de Vila Isabel, campeã de 2013, para o desfile do grupo especial do carnaval deste ano.
Mini Miss Brasil estreia na Sapucaí
Mini Miss Brasil estreia na Sapucaí
O público que estiver presente na Passarela Professor Darcy Ribeiro, nome oficial do sambódromo, poderá ver um cortejo que reunirá integrantes de todas as escolas dos grupos especial e A. São as agremiações que há anos têm o privilégio de desfilar na Marquês de Sapucaí ao longo dos quatro dias de carnaval.
A abertura da festa será com a já tradicional lavagem da pista do sambódromo, que todos os anos ocorre antes do desfile da primeira escola no carnaval. Segundo a Riotur, a antecipação ocorre em razão da celebração dos 30 anos da passarela. A cerimônia ganhará um toque especial, com tambores e clarins anunciando a chegada das mães de santo.
Lideradas por Maria Moura, antiga integrante da ala das baianas da Imperatriz Leopoldinense, as mães de santo vão limpar a pista com água de cheiro – mistura de águas do mar, de cachoeira e de rio -, usando vassouras feitas de ervas. Em seguida, entrará o cortejo, tendo à frente a imagem de São Sebastião, padroeiro da cidade.
Susana Vieira entra carregada na Sapucaí
Susana Vieira entra carregada na Sapucaí
Ao som de sambas-enredos que marcaram o carnaval carioca e de uma bateria formada por 120 ritmistas de diferentes escolas, vão se apresentar todos os casais de mestre-sala e porta-bandeira das agremiações dos grupos especial e A. Na sequência, o desfile terá a participação de um grupo de crianças e de 35 casais representando as velhas-guardas. Depois será a vez de 30 baianas, carregando palmas brancas e vermelhas, que vão defumar a passarela com incenso.
Numa demonstração do sincretismo religioso brasileiro, Padre Jorjão abençoará a Sapucaí, rezando o Pai-Nosso com o público, e Tia Nilde, da Mocidade Independente de Padre Miguel, fará uma oração invocando Xangô e Iansã, os orixás que regem o ano de 2014.
Para o secretário especial de Turismo da prefeitura e presidente da Riotur, Antonio PedroFigueira de Mello, o aniversário merece ser comemorado. “É neste espaço sonhado por Darcy Ribeiro e transformado em realidade pelos traços mágicos de Oscar Niemeyer que o Rio mostra toda a sua beleza, criatividade e espontaneidade”, disse.
Em 2011, o sambódromo teve sua capacidade ampliada de 60 mil para 72.500 pessoas. Na época da construção, em 1983, durante o primeiro governo fluminense de Leonel Brizola, o projeto de Niemeyer precisou ser modificado por causa da existência da fábrica em um longo trecho no lado par da passarela.
Com a obra cunteada em R$ 30 milhões, o lado par ganhou quatro módulos de arquibancadas, além de frisas e camarotes. E o sambódromo também foi reconhecido como equipamento olímpico: em 2016 será o palco da chegada da maratona das competições olímpicas e paralímpicas de tiro com arco.
Nenhum comentário:
Postar um comentário