terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Prefeitura de Búzios e INEA analisam condição da água da Praia da Tartaruga

O Vice-Prefeito e Secretário de Meio Ambiente e Pesca, Carlos Alberto Muniz, representando o Prefeito André Granado, esteve na noite desta quinta-feira, dia 20, na Praia da Tartaruga, junto com técnicos do Instituto Estadual do Meio Ambiente (INEA), coletando amostras iniciais da água, logo após um grupo de banhistas ter demonstrado sintomas de contaminação decorrente docontato com a água do mar. As equipes da Prefeitura e do INEA iniciaram o trabalho de análiseantes que as manchas saíssem da superfície e afundassem, através do laboratório móvel da Concessionária Prolagos. Ao longo da manhã dessa sexta-feira, dia 21 de fevereiro, os técnicos estiveram na Praia da Tartaruga, para avaliar, com detalhes, a situação do local.
Na manhã dessa sexta-feira, dia 21 de fevereiro, o INEA colheu mais amostras da água, que serão analisadas em caráter de urgência e que tem previsão de laudo técnico conclusivo para a próxima quarta-feira, dia 26 de fevereiro. Das possíveis causas do incidente, foi descartado o vazamento de esgoto por não haver mudança na coloração do mar e nem odor anormal.
Apenas a Praia da Tartaruga, por precaução, está com seu acesso interditado, as outras 22 praias da cidade, estão liberadas para banho. Nesse sábado, técnicos da Secretaria de Meio Ambiente irão novamente ao local para avaliar a situação, já que nesse caso, a substância química em questão se decompõe rapidamente e é muito volátil. É importante identificar a origem da mancha para os causadores para que as medidas judiciais sejam tomadas e para que os responsáveis paguem pela irresponsabilidade.
Fonte: Ascom

Nenhum comentário:

Postar um comentário