Chafariz da Praça Veríssimo de Melo retorna ao local
28/03/2014 11h45 - Jornalista: Marilene Carvalho
Revitalizado aproximadamente a uma década, este monumento sob efeito do vandalismo foi destruído, descaracterizado e mesmo assim não caiu em esquecimento. Localizado no lado sul da Praça Veríssimo de Melo, hoje o monumento passa por uma intervenção, por ter sido vandalizado e não permitir mais restauração. A instalação começou na manhã desta quinta-feira (27).
– Procuramos nos aproximar o máximo possível do modelo original da peça, que é composta de duas bases, duas bacias e o peixe que dá o toque final ao adorno. A bacia superior foi confeccionada em ferro fundido obedecendo aos mesmos motivos ornamentais da inferior, que serviu de modelo. A réplica artística do peixe obedeceu às características do anterior, comprovado por meio de fotografias. No entanto, nenhuma criação, através do tempo, mantém cem por cento os traços originais após as revitalizações ou reformas, principalmente as esculturas. – explica o autor da recomposição do chafariz, o escultor José Carlos Liboredo. Ele lembra que em 2002 fez a revitalização da peça, mas que agora precisou realizar uma obra de recomposição, porque algumas partes estavam totalmente danificadas.
O chafariz foi construído em 1913 na cidade escocesa de Glasgow. As revitalizações, restaurações e recomposições de monumentos históricos e placas comemorativas começaram em julho, nesta praça. O Relógio de Sol, a escultura comemorativa dos 190 anos de Louis Braille, os bustos do ex-prefeito Dr. Ivair Nogueira Itagiba e do ex-presidente Washington Luiz já foram revitalizados e entregues à cidade, recebendo muitos aplausos da população.
Nenhum comentário:
Postar um comentário