quinta-feira, 6 de março de 2014

Fenômeno natural provoca incêndios na área rural

Foto: Gabriel Sales
A turfa queima de forma espontânea e produz fumaça com cheiro de lixo incinerado
Foto: Divulgação
Secretário do Ambiente Nivaldo Talon, acompanha de perto os trabalhos em Cantagalo.
A falta de chuva que não cai no município a mais de 60 dias acelerou o processo das Turfas, ocasionando um foco de queimada. O município de Rio das Ostras está enfrentando um fenômeno natural, que vem causando um mau cheiro na área rural da cidade, com reflexos nas localidades do Recanto, Nova Cidade, Centro , Costazul e Terra Firme. Devido a incêndios espontâneos, que começaram a cerca de 15 dias em uma propriedade de Cantagalo. 

Esse fogo brota do subsolo de uma área denominado de turfa, que é formado por material de origem vegetal, em decomposição, encontrado em regiões brejosas ou pantanosas, com as que existe em Cantagalo. Após receber várias denuncias, o secretário de Ambiente, Nivaldo Talon, foi ao local e após identificar o problema deslocou uma equipe técnica e uma retroescavadeira para isolar a área onde o fogo brota. 

A falta de chuva que vem atingindo o município, já que a mais de 60 dias não chove forte, dificulta a eliminação desses gases. A turfa é um solo rico em matéria orgânica que pega fogo muito fácil, mas de difícil de ser combatido, porque ele brota na pastagem. 

O mau cheiro acaba sendo percebido pela manhã e durante a noite, quando os ventos diminuem deixando a fumaça mais concentrada. Este fenômeno apresenta cheiro muito parecido ao da queima de lixo, o que que não é caso, já que o município possui aterro sanitário localizado em Vila Verde. 

Visando amenizar a situação, a Secretaria de Ambiente, Agricultura, Sustentabilidade e Pesca com apoio do Corpo de Bombeiro vem tentando conter o fogo com caminhões-pipa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário