quinta-feira, 6 de março de 2014




Inscrições para Residência Médica terminam sexta-feira

06/03/2014 10h30 - Jornalista: Andréa Lisboa

Foto: Erica Ferreira
Os médicos residentes aprovados vão atuar durante dois anos, sob supervisão, em várias unidades de saúde, incluindo o Hospital Público Municipal
As inscrições para o processo seletivo para vagas do 1° semestre deste ano do Programa de Residência Médica de Macaé terminam às 16 horas desta sexta-feira (7). Estão sendo oferecidas seis vagas para Clínica Médica e cinco para Pediatria. Os médicos residentes aprovados vão atuar durante dois anos, sob supervisão, nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), na Estratégia de Saúde da Família (ESF), nos Centros de Especialidades, no Hospital Público Municipal (HPM) e no Hospital São João Batista. Clique aqui para acessar o edital. 

A Residência Médica é uma modalidade de ensino de pós-graduação, sob a forma de cursos de especialização, caracterizada por treinamento em serviço. Devido à escassez de médicos com formação em Pediatria, essa é uma das especialidades mais requisitadas em Macaé e na região. Por isso, foi uma das contempladas pelo Programa. O objetivo desse projeto é proporcionar o aperfeiçoamento profissional dos médicos e também mais qualidade à assistência à comunidade. Os cursos, que começam já no final deste mês, têm duração de 24 meses.

O edital, o manual do candidato, o decreto de regulamentação do programa e o modelo de procuração que poderá ser utilizado para a inscrição estão disponíveis no Portal da Prefeitura (www.macae.rj.gov.br). As inscrições devem ser feitas na secretaria de Administração (Semad), localizada na av. Rui Barbosa, 275, Galeria Macaé Fashion, das 10 às 16 horas. Os telefones do setor são (22) 2772-0350 / 2772-5213. O valor da inscrição é de R$ 160,00.

Podem concorrer candidatos brasileiros natos ou naturalizados e candidatos estrangeiros. O candidato estrangeiro deverá ter visto permanente ou visto temporário de estudante obtido perante o Consulado do Brasil em seu País.

A ficha de inscrição deve ser protocolada e preenchida na sede da Semad. Esse documento poderá ser obtido no local ou ainda pela internet. Será necessária a apresentação de: fotocópia (frente e verso) do diploma de graduação (registrado ou revalidado) ou certidão original atualizada (dentro dos últimos seis meses) de conclusão de curso de graduação; comprovante de revalidação de diploma ou processo de revalidação em andamento em instituição pública, de acordo com a legislação vigente, para o médico estrangeiro ou brasileiro que fez a graduação em medicina no exterior; Histórico Escolar do Curso de Graduação em Medicina, com a data de

conclusão do curso e fotocópia legível da cédula de Identidade (com naturalidade) e do CPF (para brasileiros ou estrangeiros com visto de permanência no país).

Também será preciso anexar Curriculum vitae com os documentos que comprovem a experiência profissional, diplomas de cursos de nível superior e de pós-graduação, publicação de livros ou trabalhos científicos e premiações. Além disso, devem ser entregues duas fotos 3 por 4 recentes; cópia e original do comprovante do pagamento da taxa de inscrição através de transferência ou depósito bancário em conta.

A seleção será feita por meio de prova escrita, análise curricular e entrevista. Desta forma, serão considerados os títulos e a condição de conclusão do curso de graduação em Medicina. A prova escrita, que será de caráter eliminatório aos que não obtiverem conceito maior que cinco pontos, será realizada no domingo (9), das 9 às 13 horas, na Fundação Educacional de Macaé (Funemac), na Cidade Universitária, no bairro Granja dos Cavaleiros.

O médico residente receberá bolsa de estudos com valor a ser definido pelo Ministério da Educação (MEC). O programa respeitará o limite de 60 horas semanais, incluídas num máximo de 24 horas de plantão. A Comissão de Residência Médica (Coreme) de Macaé informa que, para 2015, existe a previsão de ampliar a oferta de especialidades médicas para Saúde de Família, Cirurgia Geral e Obstetrícia, a depender da liberação do MEC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário