Macaé terá vacina contra HPV para meninas de 11 a 13 anos
06/03/2014 18h06 - Jornalista: Genimarta Oliveira
De acordo com a coordenadora de Imunização, Cláudia Campanati, a meta é a redução da incidência do câncer de colo de útero no país. Em 2015, a vacina passa a ser oferecida para meninas de 9 a 11 anos.
A vacina é aplicada em três doses, sendo a segunda seis meses após a primeira dose e a terceira cinco anos depois. Cláudia acrescenta que foi adotado o "esquema vacinal estendido", o mesmo usado no Canadá e a vacina protege contra quatro vírus HPV 6, 11, 16 e 18. “É importante lembrar que a vacina não protege contra outras doenças sexualmente transmissíveis, e por isso, a importância do uso do preservativo”, frisou.
Não há contra indicação, a única recomendação é de que a jovem não esteja em período gestacional. Para receber a vacina, que estará disponível durante todo ano, é necessário que a adolescente leve um documento de identificação.
Câncer – Segundo dados do Ministério da Saúde, no Brasil, o câncer de colo do útero é a segundaprincipal causa de morte por câncer entre as mulheres. Os subtipos HPV 16 e 18 são os responsáveis por cerca de 70% dos casos de câncer do colo do útero em todo mundo.
A vacina contra HPV é segura e os efeitos colaterais após a vacinação são leves, como dor e vermelhidão no local da injeção e febre baixa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário