P-58 vai produzir simultaneamente no pré e pós-sal
Publicado em 18/03/2014
|
A plataforma de produção da Petrobras P-58 entrou em operação na segunda-feira (17/3), como previsto no Plano de Negócios e Gestão 2014-2018 da empresa. A unidade está no complexo denominado "Parque das Baleias", na parte capixaba da Bacia de Campos. A produção iniciou com o poço 7-BFR-7-ESS, produtor de reservatório pré-sal, que apresentou excelente produtividade, como já era esperado.
A P-58 é parte do projeto Norte de Parque das Baleias, que compreende a produção dos campos de Baleia Franca, Cachalote, Jubarte, Baleia Azul e Baleia Anã.
A plataforma está a 85 km da costa do Espírito Santo, em águas com profundidade de 1.400 metros. A ela serão interligados nos próximos meses 15 poços produtores, dos quais oito do pré-sal e sete do pós-sal, e 9 poços injetores, por meio de 250 km de dutos flexíveis e dois manifolds submarinos (equipamentos que transferem óleo dos poços para a plataforma).
Capacidade - Do tipo FPSO (unidade que produz, armazena e transfere petróleo, na sigla em inglês), ela tem capacidade para processar por dia até 180 mil barris de petróleo e 6 milhões de metros cúbicos de gás. A exportação de óleo da plataforma será realizada por navios aliviadores e o escoamento de gás natural por gasoduto até a Unidade de Tratamento de Gás de Cacimbas, em Linhares (ES).
A construção da plataforma gerou 4.500 empregos diretos, 13.500 indiretos e teve 64% de índice de conteúdo nacional. Os módulos de processamento de óleo e compressão de gás da plataforma foram construídos no Rio de Janeiro. Eles foram transportados ao estaleiro de Rio Grande (RS), onde foram construídos os módulos de paineis elétricos e de geração principal de energia, bem como a integração de todos os módulos no casco da plataforma.
Nenhum comentário:
Postar um comentário