quinta-feira, 27 de março de 2014

Pedra de Itaocaia é a trilha de sábado do Circuito Ecológico
Texto: Rafael Zarôr | Fotos: Clarildo Menezes
Trilha da Pedra de Itaocaia (foto) é feita em duas horas e grande parte do trecho com subidas
Sábado (29/03) é dia de Circuito Ecológico de Maricá. A trilha escolhida pela Secretaria Municipal de Turismo é a Pedra de Itaocaia, em Itaipuaçu – caminhada de média a pesada com duas horas de duração e grande parte do percurso com subidas. O passeio, com guias da secretaria e apoio do Grupamento de Defesa Ambiental e de agentes daDefesa Civil, é gratuito e destinado a todas as idades.
As inscrições são feitas somente na Secretaria de Turismo (Praça Conselheiro Macedo Soares, Centro) até sexta-feira (28/03), das 9h às 17h. É necessário apenas preencher um formulário com um documento de identificação e endereço. As vagas para transporte gratuito são limitadas (até 25 pessoas), mas os participantes também podem utilizar transporte público ou veículos próprios para chegar até o local de início da caminhada. O horário de saída da secretaria é às 8h. Mais informações pelo telefone 3731-5094.
O local é um dos pontos turísticos da cidade, com 389 metros de altitude. No topo da Pedra de Itaocaia, os participantes terão uma visão privilegiada das praias, lagoas e da Pedra do Elefante, que também fica em Itaipuaçu. A secretaria orienta os aventureiros a usarem roupas leves e calçados apropriados, chapéu, além de levar água, frutas e outros alimentos leves. O circuito não é recomendado para quem possui problemas cardíacos.
O projeto é realizado desde setembro de 2013 em trilhas ecológicas da cidade, com visitas guiadas por equipes da Prefeitura. No último sábado (22), a Secretaria e Turismo levou, mais uma vez, um grupo de 25 pessoas para conhecer a Serra do Camburi, local onde são praticados voos de parapentes. Já foram feitas caminhadas em Itaipuaçu (Pedra do Elefante, "Caminho de Darwin" e Pedra de Itaocaia), Espraiado (Tomascar), Silvado, Retiro (Serra do Camburi), Mirante do Caju, na região central, entre outros pontos turísticos.


Um grupo de 25 pessoas participou da caminhada na Serra do Camburi

Nenhum comentário:

Postar um comentário