quarta-feira, 26 de março de 2014

Professor Investigador apresentou palestra de Paulo Knauss

26/03/2014 16h51 - Jornalista: Marilene Carvalho

Foto: Rogério Peccioli
O “Professor Investigador” tem a meta de promover debates com os profissionais de ensino
O patrimônio cultural é vivo porque todos nós estamos reunidos em torno dele. – Com esta conceituação, o professor do departamento de História e do Laboratório de História Oral e de Imagem da UFF/RJ, Paulo Knauss, iniciou a palestra no Solar dos Mellos – Museu da Cidade de Macaé, na última quarta-feira (25), sobre a importância da Criação de Arquivo Público Permanente. Durante cerca de uma hora e meia de sua fala o mestre e doutor em Pesquisas Históricas buscou desconstruir a imagem de patrimônio cultural apenas como algo do passado, ressaltando que sua relevância só se mostra realmente quando valorizamos os acontecimentos do passado a partir dos valores atuais.


Antigo parceiro da cultura macaense, Paulo Knauss é o atual diretor geral do Arquivo Público do Estado do Rio de Janeiro e é autor de vários trabalhos, entre os quais o livro em coautoria “Brasil: uma cartografia (Casa das Palavras, 2010). Para ouvir a sua palestra, estiveram presentes reconhecidos professores e estudiosos macaenses, artistas e autoridades como a gestora da Vice-Presidência de Acervo e Patrimônio Histórico Cultural do Solar dos Mellos, Gisele Muniz, e o presidente da Fundação Macaé de Cultura (FMC), Juliano Tannus da Fonseca.

Para Gisele Muniz, o objetivo do evento – inserido na agenda do projeto Professor Investigador –, bem como os esforços dos trabalhos desenvolvidos no Solar dos Mellos é de "fazer com que os patrimônios culturais locais façam parte de nossas vidas hoje”. Essa mesma linha de ação foi sustentada pelo presidente da FMC, para quem, "conhecer os patrimônios culturais do município hoje é uma forma de entender os valores do passado, além de reforçar e construir novos valores que serão transmitidos para as futuras gerações".

Ao fim da palestra, a anfitriã da casa, Gisele Muniz, convidou os presentes a participar de outras ações e projetos desenvolvidos pela equipe do Solar do Mellos, entre eles Visita Guiada e Cultura de Quintal. O “Professor Investigador” tem a meta de promover debates com os profissionais de ensino, objetivando fomentar a pesquisa como atividade da prática em sala de aula. O público alvo são osprofissionais da rede pública e privada de ensino de Macaé. Os encontros se desenvolvem três vezes ao ano. A palestra de Knauss veio também brindar as celebrações do décimo aniversário de criação do Solar dos Mellos, que se localiza na Rua Conde de Araruama, 248, Centro.



FOTOS RELACIONADAS
   

Nenhum comentário:

Postar um comentário