terça-feira, 27 de maio de 2014

Aluna da FeMASS é selecionada para o Programa Ciência Sem Fronteiras

27/05/2014 14h08 - Jornalista: Bertha Muniz - Assessoria Funemac

Foto: Divulgação
A aluna da FeMASS irá estudar na Universidade de Evans Ville, ficando pouco maisde um ano nos Estados Unidos
Certa vez disse o escritor Mário Quintana: "Sonhar é acordar-se para dentro”. Mas qual o limite de um sonho? Para a Ana Luíza Arantes, aluna do 8º período do curso de Engenharia de Produção da Faculdade Miguel Ângelo da Silva Santos (FeMASS), o limite, por enquanto, fica em Indiana, nos Estados Unidos.


Ana foi selecionada para participar do Programa “Ciência Sem Fronteiras”, do governo federal e viaja no dia 21 de junho para os Estados Unidos. O resultado da seleção foi divulgado no início deste ano. Esta é a primeira vez que uma estudante de uma instituição pública de ensino superior de Macaé participa do programa.

Até 2015 a aluna da FeMASS irá estudar na Universidade de Evans Ville, ficando pouco mais de um ano nos Estados Unidos. Nos primeiros dois meses estudará apenas inglês, o que é denominado como imersão, para então frequentar o curso de Engenharia Mecânica na universidade americana. “Para mim será uma espécie de extensão do que estudo aqui, pois em Evans Ville não há o curso de Engenharia de Produção. Mas como Engenharia Mecânica era a minha primeira opção quando prestei vestibular, vou tentar estudar as matérias que eu posso abonar da minha grade curricular aqui, além de adquirir conhecimento em outra área dentro da engenharia”, ressalta Ana.

Além da bolsa de estudos, Ana Luíza terá todas as despesas com alimentação e hospedagem pagas pelo governo federal, e contará com uma ajuda de custo mensal.

Para conquistar as vagas do programa são avaliados o índice de rendimento acadêmico, aprovação nas disciplinas, pontuação no Enem, currículo lattes, premiações em olimpíadas, títulos, entre outros. Além disso, o aluno deve ter no mínimo 20% e no máximo 90% do curso, ser aluno de excelência curricular e ser aprovado no exame de língua estrangeira. No campus da Cidade Universitária, a aluna é reconhecida como exemplo de sucesso e bom desempenho acadêmico.

"Ficamos felizes em ter uma aluna da nossa instituição estudando em outro país por meio deste programa! A FeMASS estará muito bem representada pela Ana Luiza. Esperamos que ela possa aprender muito e compartilhe, na volta, suas experiências e conhecimento. Todos da FeMASS estamos orgulhosos", declarou a diretora da FeMASS, Larissa Frossard.



Oportunidade

A inscrição no “Ciência Sem Fronteiras” aconteceu após Ana Luíza assistir a uma reportagem que falava sobre o programa do governo federal. “Assisti a um programa em junho do ano passado e fiquei bastante interessada, mas não havia mais tempo para me inscrever. Esse ano quando abriram as inscrições eu estava atenta e corri atrás. Foi de primeira. Eu não acreditei quando vi que havia sido selecionada. Ainda estou processando a informação. Essa era minha última chance, pois já estava quase completando 90% de carga horária”, comemora.

Ana Luíza Arantes atribui sua conquista ao conhecimento adquirido no curso de Engenharia de Produção pela FeMASS. ”Gosto muito de estudar aqui e avalio com excelência meus professores. O fato de a faculdade ter me proporcionado uma boa base fez toda a diferença para que eu fosse selecionada no programa”, ressalta a estudante.

Dentre as 110 faculdades públicas e privadas do Estado do Rio de Janeiro, a FeMASS, criada em 1992, alcança a 62ª colocação no Índice Geral de Cursos (ISG) do MEC, com média 3. O índice é calculado por meio de uma média ponderada das notas de avaliação dos cursos de graduação e pós-graduação. Assim, sintetiza num único indicador a qualidade de todos os cursos de graduação, mestrado e doutorado da mesma instituição de ensino. Ou seja, a nota que uma instituição recebe do MEC mede o nível de excelência que a escola oferece na prestação dos serviços educacionais. 

A escala do IGC vai de 1 a 5 – sendo que menos de 3 é considerado insatisfatório pelo MEC.

Já no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), que integra o Sistema Nacional deAvaliação da Educação Superior (Sinaes), sendo o principal medidor da qualidade das instituições de ensino superior do país, a FeMASS comemora a média 4 do curso de Administração e Sistema de Informação. Na última relação divulgada pelo MEC, das 38 instituições no Estado do Rio de Janeiro que oferecem o curso, apenas dez receberam conceito quatro.



FeMASS

A Faculdade Miguel Ângelo da Silva Santos (FeMASS), é uma instituição de ensino superior mantida pelaFundação Educacional de Macaé (Funemac).

A instituição conta atualmente com os cursos superiores de Sistemas da Informação, Administração e Engenharia de Produção, que fazem parte de um projeto integrado de graduação, onde os mesmos foram pensados em conjunto para atender às demandas do mercado de trabalho na cidade de Macaé.

Mais dois cursos estão previstos, aumentando para cinco o número de cadeiras oferecidas pela faculdade: Ciências Sociais e Matemática. A instituição está instalada na Cidade Universitária, à Rua Aloísio da Silva Gomes, 50, Granja dos Cavaleiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário