Conselheiras Municipais tomam posse no dia Nacional da Mulher
30/04/2014 19h03 - Jornalista: Juliene Silveira
Foto: Flávio Sardou
Conselheiras darão continuidade ao plano municipal de políticas para mulheres
As conselheiras darão continuidade ao plano municipal de políticas para mulheres como assegurar, com absoluta prioridade ao público feminino, a efetivação dos direitos à profissionalização, educação, livreacesso ao mercado de trabalho e às fontes de geração de renda.
Aos 50 anos, Francisca Maria Teixeira decidiu dar uma chance para si mesma: “Eu achava que não podia nada, não tinha entusiasmo. Hoje, eu tenho amigos, aprendi, e, só o fato de aprender, já mudou a minha vida”, conta a cabeleireira, informando que o espaço é, acima de tudo, um local de convivência, aprendizado e mudança.
Além disso, o evento contou com palestra sobre a Lei Maria da Penha e sobre o ciclo de violência contra a mulher, pelas profissionais Ilanna da Silva Pacheco (advogada e coordenadora do Centro de Referência da Mulher) e Sandra Caldeira de Oliveira (assistente social). Na abertura da solenidade, o Grupo Teatral Grutas da secretaria de Saúde, apresentou o Cordel das DSTs e uma exposição dos produtos elaborados pelas alunas do curso de Artes Manuais do Espaço Mulher Cidadã .
Estiveram presentes no evento a secretaria de Desenvolvimento Social, Andrea Vasconcellos Meirelles, a subsecretaria de Políticas para Mulheres, Jane Estanislau Roriz, além da presidente do Comdim, Zoraia Braz.
De acordo com Jane Estanislau, o principal objetivo do evento é homenagear as mulheres no Dia Nacional da Mulher. Andrea Meirelles aproveitou a ocasião para dar boas vindas às novas conselheiras e agradecer todas as que passaram pelo conselho.
Dia Nacional da Mulher
O Dia Nacional da Mulher foi uma homenagem à líder feminista brasileira Jerônima Mesquita, que nasceu no dia 30 de abril de 1880 e faleceu no ano de 1972. Em 1980, o Dia Nacional da Mulher foi instituído. Jerôma esteve à frente do movimento feminista no Brasil, e fundou o Movimento Bandeirante, que tinha como objetivo principal promover a inserção da mulher em todas as áreas da sociedade. Ela esteve também envolvida na criação do Conselho Nacional das Mulheres.
Em Macaé
Em Macaé, atendimentos às mulheres vítimas de violência doméstica, em termos psicológicos, sociais e jurídicos, são oferecidos no Centro de Referência da Mulher (CRM) Pérola Bichara Benjamin, que fica na Rua São João 33, Centro, telefone (22) 2796–1045, email:centrodereferenciadamulher@macae.rj.gov.br.
Os cursos são oferecidos no Espaço Mulher Cidadã, localizado na Rua da Igualdade 890, telefone: (22) 2796-1149.
Nenhum comentário:
Postar um comentário