quinta-feira, 4 de setembro de 2014

QUISSAMÃ PARTICIPA DA 4ª EDIÇÃO DA OLIMPÍADA NACIONAL DE LÍNGUA PORTUGUESA

ESCRITO POR COORDENADORIA DE COMUNICAÇÃO EM . PUBLICADO EM EDUCAÇÃO

TEMA DOS TRABALHOS SELECIONADOS É “O LUGAR ONDE VIVO”

Foto: Andréa TrindadeSeletivas da Olimpíada de Língua Portuguesa - foto: Andréa TrindadeA Secretaria de Educação de Quissamã, por meio da coordenação de Língua Portuguesa, inscreveu quatro escolas da Rede Municipal de Ensino na 4ª edição da Olimpíada Nacional de Língua Portuguesa “Escrevendo o Futuro”, que tem como tema central este ano, 'O lugar onde vivo'. São elas: E. M. Professora Maria Ilka de Queiroz e Almeida, Délfica de Carvalho Wagner, Professora Nelita Barcelos dos Santos e CIEP Municipalizado 465 – Dr. Amilcar Pereira da Silva.
Já foram realizadas as etapas escolares em cada unidade. Agora está sendo realizada a seletiva municipal quando uma comissão avalia os textos produzidos e escolhe os que serão encaminhados até o próximo dia 12, para a etapa estadual. Daí em diante, o texto passará por sucessivas etapas de seleção regional até chegar à nacional, encerrando-se no dia 1º de dezembro.
Os professores da disciplina inscritos no projeto mobilizaram e orientaram as escolas participantes para a realização das oficinas propostas que culminaram na seleção de textos produzidos pelos alunos do 5º ao 9º anos de escolaridade, em três categorias: Poema, Memórias Literárias e Crônica. Com as atividades os participantes tiveram a oportunidade de expressar, por meio da escrita, o sentimento que possuem pelo local que residem, já que o tema central da redação é: 'O lugar onde vivo'.
“Esse projeto é muito significativo, pois as Olimpíadas são uma importante ferramenta para os professores trabalharem os gêneros textuais nasescolas com iniciativas como cafés literários e entrevistas, por exemplo. Os trabalhos são dinâmicos e vivos, além de estarem associados à realidade local e visa envolver os professores em um processo de formação para o ensino da língua, despertando nos estudantes o interesse e o prazer pela leitura e escrita”, destacou a coordenadora de Ensino da SEMED, Amanda Fragoso.
O professor Valmir Chagas, da escola Professora Maria Ilka de Queiroz e Almeida, situada no bairro Santa Catarina, atua há 20 anos em Quissamã e foi um dos responsáveis pelo conceito trabalhado pela escola, que promoveu uma entrevista com o também professor, músico e antigo maestro da Banda Musical União Quissamaense, Gilmar Gonzaga, disse que a experiência serviu como subsídio para escrita do texto das categorias memórias literárias e crônica.
“Foi uma atividade fantástica, que teve um resultado bastante positivo, pois possibilitou descobrir muitas coisas que desconhecíamos sobre a banda, viabilizando reconhecer a importância desse patrimônio centenário da cidade, e também , valorizar o trabalho do Gilmar como músico e professor. Foi uma escolha feliz, creio”, definiu Valmir.
A Comissão Julgadora Municipal para seleção dos textos que seguirão para a Olimpíada Nacional de Língua Portuguesa 2014, tem como membros: a Coordenadora de Ensino, Amanda Fragoso; a Chefe de Divisão do Segundo Segmento, Andréa Pessanha; o Coordenador de Área, Sandro Ataliba; o jornalista, Francisco Perrout; a Professora de Leitura do Sobradinho, Elisângela Lamóglia.
Vale ressaltar que a Olimpíada de Língua Portuguesa “Escrevendo o Futuro”, reeditada a cada biênio, desde 2008, é uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC), em parceria com a Fundação Itaú Social, Centro Profissional de Comércio Exterior (Cenpec), União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed).

Nenhum comentário:

Postar um comentário